1 / 16

Chanakya Pandita 275 a.C India

jennis
Download Presentation

Chanakya Pandita 275 a.C India

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tens razão. - Do alto do cume - escreves-me - em tudo o que se divisa (e é um raio de muitos quilómetros), não se vê uma só planície; por detrás de cada montanha, outra ainda. Se nalgum sítio a paisagem parece suavizar-se, ao levantar-se o nevoeiro aparece uma serra que estava oculta.Assim é, assim tem de ser o horizonte do teu apostolado; é preciso atravessar o mundo - Mas não há caminhos feitos para vós... Fá-los-eis, através das montanhas, à força das vossas passadas Pontos de “CAMINHO” (São Josemaria Escrivá)

  2. Que a tua vida não seja uma vida estéril. - Sê útil. - Deixa rasto. - Ilumina, com o resplendor da tua fé e do teu amor.Apaga, com a tua vida de apóstolo, o rasto viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio. - E incendeia todos os caminhos da Terra com o fogo de Cristo que levas no coração Serenidade. - Por que te zangas, se zangando-te ofendes a Deus, incomodas os outros, passas tu mesmo um mau bocado... e por fim tens de te acalmar?

  3. Isso mesmo que disseste, di-lo noutro tom, sem ira, e ganhará força o teu raciocínio e, sobretudo não ofenderás a Deus Não repreendas quando sentes a indignação pela falta cometida. - Espera pelo dia seguinte, ou mais tempo ainda. - E depois, tranquilo e com a intenção purificada, não deixes de repreender. - Conseguirás mais com uma palavra afectuosa, do que ralhando três horas. - Modera o teu génio

  4. Pretextos. - Nunca te faltarão para deixares de cumprir os teus deveres. Que abundância de razões... sem razão! Não pares a considerá-las. - Repele-as e cumpre a tua obrigação Que modo tão transcendente de viver patetices vazias, e que maneira de chegar a ser alguém na vida - subindo, subindo à força de "pesar pouco", de não ter nada, nem no cérebro nem no coração!

  5. Não sejas tão... susceptível. - Magoas-te por qualquer coisa. - É preciso medir as palavras para falar contigo do assunto mais insignificante.Não te ofendas se te digo que és... insuportável. - Enquanto não te corrigires, nunca serás útil. Por que te doem esses erróneos comentários que de ti fazem? - A mais baixo chegarias, se Deus te abandonasse. - Encolhe os ombros e persevera no bem.

  6. Pouco firme é o teu carácter: que ânsia de te meteres em tudo! - Obstinas-te em ser o sal de todos os pratos... e - não te aborreças se te falo claro - tens pouca graça para ser sal; não és capaz de te desfazeres e passares inadvertido à vista, como esse condimento.Falta-te espírito de sacrifício. E sobeja-te espírito de curiosidade e de exibição. És curioso e coscuvilheiro, bisbilhoteiro e intrometido. Não tens vergonha de ser, até nos defeitos, tão pouco masculino? Sê homem. - E esses desejos de saber da vida dos outros, troca-os por desejos e realidades de conhecimento próprio. Chanakya Pandita 275 a.C India

  7. Contemporizar? É palavra que só se encontra ("há que contemporizar!") no léxico dos que não têm vontade de lutar - comodistas, manhosos ou cobardes - porque de antemão se sabem vencidos Dás-me a impressão de que levas o coração na mão, como quem oferece uma mercadoria: Quem o quer? - Se não agradar a nenhuma criatura, virás entregá-lo a Deus Achas que assim fizeram os Santos?

  8. Porquê debruçares-te a beber nos charcos dos gozos mundanos, se podes saciar a tua sede em águas que brotam para a vida eterna? Jesus não se satisfaz "compartilhando; quer tudo

  9. O coração, de lado. Primeiro, o dever. - Mas, ao cumprires o dever, põe nesse cumprimento o coração, que é suavidade. Se o teu olho direito te escandaliza..., arranca-o e atira-o para longe! - Pobre coração, que é ele que te escandaliza!Aperta-o, amarfanha-o entre as mãos; não Ihe dês consolações. - E, cheio de uma nobre compaixão, quando tas pedir, segreda-lhe como em confidência: - "Coração: coração na Cruz, coração na Cruz!".

  10. Tu..., que por um pobre amor da terra passaste por tantas baixezas, crês a sério que amas a Cristo, e não passas - por Ele! - essa humilhação? Não digas: essa pessoa aborrece-me. - Pensa: essa pessoa santifica-me.

  11. Procura mortificações que não mortifiquem os outros. Onde não há mortificação, não há virtude.

  12. O mundo só admira o sacrifício com espectáculo, porque ignora o valor do sacrifício escondido e silencioso. Paradoxo: para Viver é preciso morrer.

  13. Vence-te em cada dia desde o primeiro momento, levantando-te pontualmente a uma hora fixa, sem conceder um só minuto à preguiça.Se, com a ajuda de Deus, te venceres, muito terás adiantado para o resto do dia.Desmoraliza tanto sentir-se vencido na primeira escaramuça! Não sejas frouxo, mole. - Já é tempo de repelires essa estranha compaixão que sentes por ti mesmo.

  14. Acertou quem disse que a alma e o corpo são dois inimigos que não se podem separar, e dois amigos que não se podem ver Ao corpo, é preciso dar-lhe um pouco menos que o necessário. Se não, atraiçoa.

  15. Estes são os saborosos frutos da alma mortificada: compreensão e transigência para as misérias alheias; intransigência para as próprias. Quantos, que se deixariam cravar numa Cruz, perante o olhar atónito de milhares de espectadores, não sabem sofrer cristãmente as alfinetadas de cada dia! - Pensa então no que será mais heróico.

  16. Enterra com a penitência, no fosso profundo que a tua humildade abrir, as tuas negligências, ofensas e pecados. - Assim enterra o lavrador, ao pé da árvore que os produziu, frutos apodrecidos, ramos secos e folhas caducas. - E o que era estéril, melhor, o que era prejudicial, contribui eficazmente para uma nova fecundidade. Aprende a tirar das quedas, impulso; da morte, Vida. Que belo é perder a vida pela Vida!

More Related