1 / 22

O QUE É O MCCE

O QUE É O MCCE.

jerrod
Download Presentation

O QUE É O MCCE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O QUE É O MCCE O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas que tem como objetivo garantir a aplicação da Lei 9840/99, de combate à corrupção eleitoral e da Lei 135/2010 popularmente conhecida como a “Lei da Ficha Limpa”.

  2. QUANDO FOI CRIADO O MCCE O MCCE foi instituído durante o período eleitoral de 2002. Em 2006 é criada a secretaria executiva do comitê nacional do MCCE. Em abril de 2007, é oficializada legalmente a Secretaria Executiva do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (SE-MCCE), Organização não governamental (ONG) e sem fins lucrativos.

  3. COMO O MCCE ESTÁ ORGANIZADO O Comitê Nacional do MCCE, sediado em Brasília, é composto por 51 entidades nacionais. Integram o MCCE, também os comitês 9840 (referencia à lei da “compra de votos”) ou Comitês do MCCE, estaduais, municipais e locais difundidos por todas as regiões do país.

  4. EIXOS DE ATUAÇÃO FISCALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO - MONITORAMENTO

  5. EIXOS DE ATUAÇÃO Fiscalização: o objetivo deste eixo é assegurar o cumprimento da Lei 9840/1999 e da LC 135/2010 (Ficha Limpa), por meio do recebimento de denúncias, acompanhamento de processos e encaminhamentos de representações aos órgãos competentes.

  6. EIXOS DE ATUAÇÃO Educação: Visa contribuir com a consolidação de uma consciência dos eleitores de que “voto não tem preço, tem conseqüências”. Para isso, são realizadas ações nos municípios como encontros, palestras e seminários, em parceria com os Comitês 9840 (Comitês MCCE). Material impresso, como: cartilhas, folderes e cartazes são distribuídos durante os eventos.  

  7. EIXOS DE ATUAÇÃO Monitoramento: Com este eixo, o MCCE realiza tanto o acompanhamento das ações do parlamento brasileiro em relação à Lei 9840 e à LC 135/2010, como o controle social do orçamento público e da máquina administrativa. Objetiva evitar desvio de recursos com finalidades eleitorais e acompanhar as ações de seus candidatos. 

  8. PROJETOS DE INICIATIVA POPULAR LEI 9840/1999 – “Lei da Compra de Votos”LEI COMPLEMENTAR 135/2010 – “Lei da Ficha Limpa”

  9. Lei nº9840/99 - “Lei da Compra de Votos” A lei de iniciativa popular introduziu na Lei das Eleições o art. 41-A e o § 3º do art. 73. O primeiro considera captação ilícita de sufrágio o candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem de qualquer natureza. O segundo relaciona hipóteses de uso eleitoral da máquina administrativa. Esses dispositivos impõem aos infratores multa e cassação do registro ou do diploma eleitoral.

  10. Lei nº9840/99 - “Lei da Compra de Votos” Promulgada em 1999, a lei foi criada com a força da população brasileira, que coletou as 1.039.175 assinaturas, dando origem à primeira lei de iniciativa popular anticorrupção do Brasil. A Lei 9840 possui um papel fundamental para a conquista de um sistema político mais democrático ao combater a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa. A lei autoriza a cassação do registro da candidatura ou do diploma de políticos que praticarem as irregularidades previstas, além do pagamento de multa.

  11. LC nº135/10 – “Lei da Ficha Limpa” Lei Complementar 135/2010: Altera a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o § 9º do art. 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.

  12. LC nº135/10 – “Lei da Ficha Limpa” Sancionada em 04 de junho de 2010 pelo presidente Lula, passou a vigorar no dia 07 de junho, a partir da publicação no Diário Oficial da União (Lei Complementar 135/2010). É conhecida popularmente como “Lei da Ficha Limpa”. A segunda mobilização do MCCE contou com apoio da sociedade brasileira e foram coletadas 1.604.815 assinaturas.

  13. NO QUADRO ABAIXO AS INOVAÇÕES PRESENTES NA LEI DA FICHA LIMPA.

More Related