231 likes | 388 Views
A FAMÍLIA “Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora que lhe corresponda... Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.” Gênesis 2:18,24.
E N D
A FAMÍLIA “Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora que lhe corresponda... Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.”Gênesis 2:18,24
O primeiro casamento e o primeiro lar foram preparados pelo próprio Deus, de maneira que o casamento e a família têm sua origem em Deus, o Criador do universo. Afirma o Espírito de Profecia: “...Foi esta uma das primeiras dádivas de Deus ao Homem, e é uma das duas instituições que, depois da queda, Adão trouxe consigo aquém das portas do Paraíso. Quando os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesta relação, o casamento é uma bênção; preserva a pureza e felicidade do gênero humano, promove as necessidades sociais do homem, eleva a natureza física, intelectual e moral.” O Lar Adventista, p. 26
Quando homem e mulher se unem pelos laços sagrados do matrimônio, o fazem, movidos pelo amor, querendo viver a plenitude da felicidade. E Deus formou a família, exatamente porque viu a necessidade de amor, afeto, companheirismo e interdependência no ser humano. Este pequeno núcleo da sociedade, chamado família, quando guiado e dirigido por Deus, é uma bênção, é um refúgio, é um lugar de paz. Esposo e esposa, movidos pelo amor de Deus, refletem e transferem este amor aos filhos, preparando-os para o céu.
A família é o coração de toda sociedade. O êxito da sociedade depende das influências domésticas. • Foi o próprio Deus quem assim o determinou, pois ali está a primeira escola, e é ali que as lições aprendidas devem guiar a vida da criança por toda a existência. • Quer queiramos ou não, as influências educativas do lar são uma força para o bem ou para o mal.
AS FAMÍLIAS DE HOJE Vemos a sociedade, de forma geral, com lares destroçados, famílias desintegradas e filhos sem rumo, tragados pelos poderes do mal, levando principalmente jovens e adolescentes ao abismo. E tudo isto é resultado de casamentos, ou aventuras, motivados pelo impulso, pela paixão cega e sobretudo, sem a bênção ou orientação de Deus. Mesmo entre o povo de Deus, muitas vezes se vê em conflitos familiares os mais diversos, lares sendo desfeitos, divórcios, etc.
Estudos feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que o número de divórcios no Brasil cresceu 200% em vinte e três anos, entre os anos de 1984 e 2007. Estes dados falam apenas de separações legais, sem contar uma infinidade de casais separados, porém sem a oficialização do divórcio. Muitos casais, apesar de viverem sob o mesmo teto, não desfrutam da alegria, da felicidade matrimonial e familiar, pois vivem de aparência. Muitos, mesmo juntos, vivem uma vida de sofrimento e amargura. Estes mesmos sentimentos são transmitidos para os filhos.
Ainda existe uma outra realidade: o fato de que a sociedade tem desprezado os valores familiares, e as famílias têm desprezado as orientações de Deus, resultando naquilo que se vê atualmente.
Deus ordenou que a mulher se unisse ao homem em santo matrimônio, a fim de criar famílias que fossem coroadas de honra, que fossem símbolo da família do Céu. ...O casamento, quando feito com pureza e santidade, verdade e justiça, é uma das maiores bênçãos jamais dadas à família humana... Jesus quer ver casamentos e lares felizes. O calor da verdadeira amizade e do amor que une o coração de marido e mulher é uma antecipação do Céu.
“Deus, do homem fez a mulher, para ser sua companheira e ajudadora, ser uma com ele, a fim de o animar, encorajar e abençoar, sendo ele, por sua vez, seu forte ajudador. Todos os que participam das relações matrimoniais com um propósito santo - o marido para obter as puras afeições do coração de uma mulher, a esposa para abrandar e melhorar o caráter do marido, aperfeiçoando-o, esses cumprem o propósito divino para com eles...
... Cristo não veio para destruir esta instituição, mas para restaurá-la a sua santidade e elevação original. Veio para restaurar a imagem moral de Deus no homem, e começou Sua obra aprovando o matrimônio. Aquele que fez o primeiro santo par e para eles criou um paraíso, pôs Seu selo à instituição do matrimônio, primeiramente celebrando no Éden, quando as estrelas da manhã juntas cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam.” Manuscrito 16, 1899. Nos Lugares Celestiais, MM 1968, 14 de julho, p. 202.
Deixemos Cristo entrar em nosso lar. Ele diz: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apoc. 3:20
Um casal estava celebrando suas bodas de ouro. O jornal local enviou seu repórter para entrevistá-los. O marido estava em casa. “Qual é sua receita para um casamento duradouro e feliz?” – pergunta o repórter.
“Bem, eu lhe direi meu jovem”, falou vagarosamente o idoso esposo. “Sara foi minha primeira e única namorada. Quando ela pensou que devíamos casar, eu temi. Mas, depois do casamento o pai dela me chamou à parte, deu-me um pacote e me disse: ‘Aqui está tudo que você realmente precisa saber’ e isto era o que estava no pacotinho”. Tirou do bolso um relógio grande de ouro, abriu-o e mostrou ao repórter. Lá dentro, no vidro que ele deveria olhar dezenas de vezes ao dia, estava escrito: “Diga alguma coisa bonita à Sara”! Muito simples, mas deu resultado – Happiness Wall to Wall, pág. 16.
ALGUNS CONSELHOS PARA MELHORAR SEU CASAMENTO Eis alguns conselhos que podem melhorar a vida matrimonial e do lar, enfim, tendo-se em vista que não há casamento perfeitos ou ideais, e nem casamentos modelos. Cada casal é diferente.
1 - Não compare o seu casamento com outros.Trate-o como sendo um relacionamento todo singular; todos têm problemas. Alguns conseguem esconder mais do que outros. O modelo é Jesus. • “Que todos procurem descobrir as virtudes e não os defeitos. Muitas vezes é a nossa própria atitude, a atmosfera que no rodeia, o que determina aquilo que o outro nos revelará” (E.G.White, O Lar Adventista, pág. 105)
“Por mais cuidadosa e sabiamente que se tenha entrado no matrimônio, poucos casais se encontram completamente unidos ao realizar-se a cerimônia matrimonial. A real união dos dois em matrimônio é obra dos anos subsequentes.”(E.G.White, Idem, pág. 105) • 2 - Analise o seu casamento periodicamente. Deve fazê-lo pelo menos uma vez ao ano: o que necessita ser melhorado? • Quais as áreas de atrito? • Quanto tempo passam juntos?
3 - Converse com o outro; não basta estarem juntos. • Alguém disse que se não houvesse comerciais na TV, ninguém falaria com ninguém! Uma esposa chegou a queixar-se ao pastor de que em casa não havia tempo para diálogo e que os problemas eram discutidos apuradamente nos intervalos dos programas de TV... • “Desvia de ti falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios”(Provérbios 4:24).
4 - Controlem juntos o dinheiro. • Dizem que as maiores preocupações dos casais são: sexo, dinheiro e a convivência com os sogros. • O dinheiro do casal deve ser administrado pelos dois, de acordo com o que planejaram. • O dinheiro é uma área de atrito muito sensível.
5 - Procure repetir as palavras bonitas e os agrados do tempo do namoro e noivado. Admire o penteado dela, a gravata dele, a comida, o trabalho... Se há conversão, há amor, atenção e felicidade. • A repetição dos galanteios mantém o romance. • Digam que se amam e façam prova disto com um beijo sincero e amoroso!
6 - Coloquem Deus em primeiro lugar. • Sejam fiéis ao Senhor, em todas as coisas. Orem juntos. Nunca deixem de fazer o culto familiar. Restaurem o altar do Senhor em seu lar.
“Faça do seu lar uma Betel, um lugar santo e consagrado. Mantenha fofo o solo do coração pela manifestação de amor e afeição” (E.G.White, Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 114) “Amai-vos de coração... ardentemente!”