1 / 36

O Shofar

O Shofar. O Shofar O Shofar é um chifre animal, preparado para o uso como um instrumento musical. Contudo, é mais para fazer ruído do que música propriamente. Seu som é descrito como: "áspero, agudo e ruidoso.“

joyce
Download Presentation

O Shofar

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Shofar

  2. O Shofar O Shofar é um chifre animal, preparado para o uso como um instrumento musical. Contudo, é mais para fazer ruído do que música propriamente. Seu som é descrito como: "áspero, agudo e ruidoso.“ É feito de chifre de CORDEIRO, CABRA SELVAGEM, ANTÍLOPE, KUDU AFRICANO, ou GAZELLE - Nunca de uma vaca ou de um boi porque as vacas não eram referência sacrificial dos animais. O chifre preferido é o curvado. Isto retrata a necessidade do homem se dobrar diante de Deus.

  3. O melhores chifres para o fabrico de shofar são os do "Kudu africano", que podem ter até 36 polegadas de comprimento com uma torção tripla. Estes são chifres muito bonitos e mais longos. Os sons criados por estes chifres mais longos são profundos, ricos e bonitos. Você chamá-lo-ia música e não ruído. Também os do Antílope.

  4. O toque do Shofar é como um louvor sem palavras. O Shofar é mencionado na Bíblia aproximadamente 70 vezes. É traduzido como: Trombeta e Corneta. Do original hebraico, a palavra shofar também é traduzida para o português como  "trombeta", e indica as trombetas de prata. (Números 10:2-3;9).

  5. COMO É FEITO: O Shofar é feito em etapas:  O calor e a pressão são usados para fazê-lo mais atrativo.  Uma lixa é usada para remover o exterior áspero e melhorar a textura e a coloração, a fim de  torná-lo mais bonito.  Uma broca é usada para abrir um trajeto para  que o ar possa correr através do chifre.  A última etapa é o lustro para torná-lo numa bonita obra de arte. O Lustro alisa por  fora e produz um brilho lustroso elevado no  Shofar.  Alguns JUDEUS MESSIÂNICOS vêm algumas  qualidades espirituais neste processo...

  6. PARA OS HEBREUS, O CHIFRE ERA SÍMBOLO DE PODER. Não somente poder físico Deut. 33:17, mas também do poder santo. O altar de bronze era decorado com 04 chifres: Êxodo 27:1; 30:2. O Senhor Ele mesmo é o "chifre" (=força) da nossa salvação“ 2 Samuel 22:3, Salmos 18:2. Por ordem divina, o Shofar era carregado de óleo para ungir reis 1 Samuel 16:1. Tocar o Shofar é também uma maneira de envolver a natureza em adoração ao Criador! O Salmo 150:3 diz: "Louvai-O com o som da trombeta (shofar)".

  7. HÁ CINCO OCASIÕES DIFERENTES ONDE O SHOFAR É USADO: 1) Em ocasião ALEGRE 2) Para confundir O INIMIGO (veja Juízes 7:1,16-22) 3) No começo de cada mês 4) Convocação para um Ato Sagrado, solene, santo 5) Para anunciar guerra!

  8. O Profeta Jeremias ao ouvir o som profético do shofar ficou com medo... Jeremias 4:19-21. De acordo com a tradição judaica, o Shofar, é tocado na Festa das Trombetas, além das Trombetas de Prata (Veja Números 10:1-10). As trombetas de prata poderiam produzir uma variedade das notas, mas o Shofar produz somente um som que é a explosão da perfuração. A Festa das Trombetas é um dia de alegria e de grande regozijo, mas tem também uma nota de solenidade, isso por causa dos eventos de agitação da terra que ocorrerão imediatamente antes do retorno de Cristo.

  9. A Festa das Trombetas

  10. Deus tem um plano redentivo que se revela nas Festas do Senhor. Ou seja, as Festas têm para Israel um sentido histórico, e para a Igreja, um sentido profético. As festas do senhor "Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do senhor, que proclamareis, serão santas convocações: são estas as minhas festas.

  11. “ Festa das trombetas - Levítico 23:23-25 "Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação. Nenhuma obra servil fareis, mas trareis oferta queimada ao Senhor."

  12. Sete é o número especial de Deus - indica integralidade e a perfeição. Há sete festas do senhor: 1) PÁSCOA; 2) ASMOS; 3) PRIMÍCIAS; 4) PENTECOSTES; 5) TROMBETAS; 6) EXPIAÇÃO; 7) TABERNÁCULOS.

  13. A festa das trombetas ocorre no sétimo mês, e neste estudo nós verificaremos na Palavra de Deus, que há sete selos, sete trombetas e as sete últimas pragas envolvidas nesta profecia que começa com esta festa especial das trombetas.A festa das trombetas ocorre no sétimo mês, e neste estudo nós verificaremos na Palavra de Deus, que há sete selos, sete trombetas e as sete últimas pragas envolvidas nesta profecia que começa com esta festa especial das trombetas.

  14. As Trombetas De Prata! Observe que esta festa é um "memorial com os sonidos de trombetas" (Lev. 23:24). Deus mandou Moisés fazer duas  trombetas de prata e deviam ser  usadas: "para convocar a congregação e para a partida dos arraiais“ 

  15. Também deveriam ser tocadas quando fossem sair para pelejar contra inimigos, então Deus se lembraria deles e os livraria dos inimigos (Números 10:2-3;9). Também deveriam ser tocadas em dias de celebração, de alegria, nas solenidades, e no início de cada mês, e ainda quando houvesse sacrifício no holocausto. (Números 10:10)Também deveriam ser tocadas quando fossem sair para pelejar contra inimigos, então Deus se lembraria deles e os livraria dos inimigos (Números 10:2-3;9). Também deveriam ser tocadas em dias de celebração, de alegria, nas solenidades, e no início de cada mês, e ainda quando houvesse sacrifício no holocausto. (Números 10:10)

  16. O Shofar Havia também uma outra trombeta que deveria sonir na festa das trombetas, e deveria ser uma trombeta especial feita de chifre chamada um "Shofar". Conforme dissemos no início, o shofar é mencionado na Bíblia aproximadamente 70 vezes e traduzido para o português como "trombeta" ou "corneta".

  17. O shofar é usado também como um alarme de guerra: "Tocai a trombeta (shofar) em Sião, e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está próximo." Joel 2:1

  18. Como Jeremias reagiu quando ouviu o som do shofar? Ah! meu coração! meu coração! Eu Me contorço em dores. Oh! as paredes do meu coração! Meu coração se agita!  Não posso Calar-me, porque ouves,  ó minha alma, o som da trombeta  (shofar), o alarido de guerra."  Jeremias 4:19

  19. Jeremias ficou cheio de medo com o som do shofar retinido como alarme para guerra, significando que a morte e a destruição estavam próximas. É este aviso da guerra que dá à festa das trombetas um toque de seriedade e de solenidade!Jeremias ficou cheio de medo com o som do shofar retinido como alarme para guerra, significando que a morte e a destruição estavam próximas. É este aviso da guerra que dá à festa das trombetas um toque de seriedade e de solenidade!

  20. Por quê Guerra? Por causa da desobediência e do pecado do povo. O Livro de Jeremias está repleto de citações a respeito das razões do juízo e de palavras proféticas conclamando o povo ao arrependimento.

  21. Por quê Profecias? Para que haja arrependimento e "então" possamos receber novamente as bênçãos de Deus (Ler Deuteronômio 28). As profecias bíblicas sobre a Casa de Judá se cumpriram. Temos na história do profeta Jonas um exemplo de o que acontece quando há arrependimento. (Jonas 3:10).

  22. O fim dos tempos! A Festa das Trombetas é também profética, e tem a ver com a segunda vinda de Jesus e com o final dos tempos! Em Mateus 24:3 os discípulos perguntaram a Jesus quando aquelas coisas profetizadas haveriam de acontecer, e que sinal haveria da vinda do Senhor, e da consumação do século... O primeiro sinal que Jesus deu foi o de falsos profetas que tentariam iludir o povo. Os sinais seguintes que Jesus revelou são: guerras, fomes, pestilências, e terremotos: (Mateus 24:6-8 ).

  23. Jesus continua com o sinal da Grande Tribulação: "porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, e nem haverá jamais." E depois Ele fala da sua volta afirmando: "Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.

  24. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." - Mateus 24:29-31 

  25. Jesus voltará em um tempo de guerra mundial! O toque do shofar (trombeta) também se faz em tempo de guerra! Este é o tempo em que o Senhor está levantando o Tabernáculo de David (Atos 15:16) - É o tempo em que o Senhor está estendendo a Mão para resgatar o restante do seu povo (Isa. 11:11) É o tempo de se buscar a ovelha perdida (Ezeq. 34:1-14).

  26. Quando este tempo se completar "Naquele dia se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que forem desterrados para a terra do Egito tornarão a vir, e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém." (Isaías 27:13)

  27. Israel será resgatado ao som da TROMBETA (shofar) na segunda vinda de Cristo. Por quê as igrejas esqueceram da Festa das Trombetas? Quando Cristo retornará? Ninguém sabe o Dia ou a Hora! Só Deus que o Pai conhece: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai“ (Mateus 24:36).

  28. Nós sabemos que Cristo voltará ao toque da Sétima Trombeta (shofar). O sétimo selo é aberto em Apoc 8:1. Quando o sétimo selo for aberto, aparecerão sete Anjos, cada um com uma trombeta, as quais serão tocadas, uma a uma...  As sete trombetas compõem o sétimo selo. O toque da sétima trombeta anuncia a volta do Senhor!

  29. Jesus voltará durante a Festa das Trombetas. A Festa das Trombetas, como a de Pentecostes, é de Alegria... Foi no Pentecostes que o Espírito Santo veio!

  30. Nota: O "primeiro dia do sétimo mês" é o Dia da Festa das Trombetas (veja Lev. 23:24 Neemias 8:2) Este dia é para o povo de Deus se alegrar (Neemias 8:8-12), mas para o povo de fora é dia de trevas!

  31. Nos dias de Esdras e Neemias as pessoas se alegraram grandemente na Festa das Trombetas. Note que esta passagem diz três vezes que "este Dia é santo ao Senhor."

  32. Conclusão: A Festa das Trombetas é um dia de  solenidade. Começa com guerra mas  termina com o retorno de Jesus Cristo em triunfo.  A Festa das Trombetas é um Dia de se ALEGRAR e, como o Sábado sagrado semanal, é Dia Santo para Deus  (Neemias 8:2, 9-12).

More Related