1 / 13

A santidade (felicidade) é o nosso caminno e a nossa meta.

A santidade (felicidade) é o nosso caminno e a nossa meta. Mateus 5, 1-12a Solenidade de Tod@s @s Sant@s. 1 novembro 2009. É A NOSSA FESTA !!.

kagami
Download Presentation

A santidade (felicidade) é o nosso caminno e a nossa meta.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A santidade (felicidade)é o nosso caminnoe a nossa meta. Mateus 5, 1-12aSolenidade de Tod@s @s Sant@s. 1 novembro 2009

  2. É A NOSSA FESTA !! Celebramos o amor de Deus, que já acolheu em casa os que nos precederam e nos espera com os braços abertos a@s que ainda estamos a caminho.Hoje celebramos tod@s, não só @s que constam nas listas oficiais, mas @s que estão na lista de Deus, que são muitíssim@s mais. Entre eles estão os nossos familiares e amig@s. É uma festa universal.

  3. Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-n’O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo: Jesus vai assinalar as pistas que conduzem à verdadeira felicidade.O caminho para uma vida plena e cheia de sentido.Não é lei nem código nem norma moral, é Evangelho, Boa Notícia, anúncio feliz. Cada bem-aventurança é um grito de alegria de Jesus pela chegada do Reino de Deus e pela libertação que vem com Ele.As bem-aventuranças de Mateus revelam como é o coração de Jesus e, por isso, como tem de ser o coração dos seus seguidores e seguidoras.

  4. Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos dos Céus. É a atitude da liberdade e da independência interior. É estar abert@ e agradecid@ ao que @s outr@s e Deus me oferecem cada dia. Em cada bem-aventurança se dá uma tensão entre o “já” e o “ainda não”. As pessoas que mudam o projecto de possuir pelo de partilhar o que são e o que têm, são felizes. Jesus intervém nas suas vidas enchendo-as de sua abundância,

  5. Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Quando não se impõe o próprio bem-estar, mas o desejo sincero e eficaz de partilhar, consolar e ajudar os outros, elimina-se a causa de tantos sofrimentos originados pelo egoísmo pessoal e social.Trabalhar para que a vida seja mais humana, mais suportável, mais tolerável,mais feliz, para converter a terra num bem comum para tod@s, é fonte da autêntica felicidade.

  6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Esta bem-aventurança é um convitea uma vida feliz. Quem pratica ajustiça não se saciará só no “mais além”, mas viverá feliz e estará satisfeit@ na sua luta de cada dia.Quem e quê é a causa da minha Sede?Como alivio a Sede d@s outr@s?

  7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. A pessoa misericordiosa tem uma atitude maternal para si mesm@ e para @s outr@s. A misericórdia brota do amor a si mesm@ e ao próximo. Quem é misericordios@, consigo mesm@ e com @s outr@s, sente paz interior, bondade, ternura, amabilidade. A misericórdia é o caminho para a felicidade interior. Jesus mostra-nos com a sua vida que significa a misericórdia e o lugar que ocupa para Ele nas suas palavras e nas suas obras.

  8. Jesus assegura-nos que há pessoas que têm um coração puro, simples, limpo, claro, sem segundas intenções, que não julgam os outros... As pessoas de coração limpo vêem a Deus. Que contemplam? A pureza, a felicidade, a santidade, a beleza, a simplicidade... todos os reflexos através dos quais se pode contemplar a Deus. Com esta bem-aventurança Jesus quer despertar em nós o sentido da limpeza interior que nos cura e nos torna felizes. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

  9. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. As pessoas que semeiam reconciliação, não marginalizam nem julgam nem condenam a ninguém, utilizam uma linguagem pacificadora, não necessitam destacar-se... criam a paz no seu interior e no ambiente que as rodeia. Só quem está em paz e harmonia consigo mesm@ pode construir a paz para @s outros. O amor, a si msm@ e a@s outros, é a força que cria a paz verdadeira.

  10. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Ignacio Ellacuria Jon Sobrino Óscar Romero Jesus felicita os que são perseguid@s por causa da justiça.Quem luta pela justiça, por um mundo justo, torna-se incómod@.A pessoa valente não é a temerária, mas a que se mantém fiel às suas convicções,é interiormente livre e não depende da opinião dos outros. A perseguição é a consequência inevitável da opção pelo reino de Deus. O ver-se perseguido é sinal claro de ter entrado no projecto de Jesus, no reino de Deus. As pessoas que suportam a perseguição são os que verdadeiramente têm a Deus por rei. E são felizes.

  11. Quem vive pacificamente em harmonia com o sistema establecido tem que se perguntar seriamente se entrou ou não entrou no Reino de Deus.A persequição é promessa de felicidade. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa.

  12. Não tem lugar dizer que o programa das Bem-aventuranças é uma utopia, irreal e impossível, antes de nos termos posto a praticá-lo, ainda que seja de forma incipiente, imperfeita. O importante é pôr-se em marcha para experimentar que esse modo de organizar a vida leva consigo uma felicidade que não é comparável a nenhuma outra Alegria.

  13. CREIO Creio em Jesus, o Mestre,o que conhece o caminho da vida.Creio nas suas palavras, tão simples,que despertam o melhor de mim mesmo,que me fazem ser mais pessoa e mais irmão. Creio que é melhor dar que receber,é melhor perdoar que vingar-se,é melhor partilhar que entesourar,é melhor viver com pouco,é melhor semear que colher,é melhor semear-se que conservar-se,é melhor caminhar que instalar-se,é melhor confiar que julgar.Creio que são felizes, sobretudo,os que escutam a Palavra de Deuse a põem em prática.José E. Ruiz de Galarreta, SJ

More Related