240 likes | 311 Views
RESUMO DA REUNIÃO DA ANASTRA E DO COMITÊ OLIMPÍCO EM ARACAJU/SE 29 A 31/05/2009.
E N D
RESUMO DA REUNIÃO DA ANASTRA E DO COMITÊ OLIMPÍCO EM ARACAJU/SE 29 A 31/05/2009
A Diretoria da Anastra, o Comitê Olímpico, membros de associações regionais de TRTs e líderes sindicais do judiciário reuniram-se nos dias 29 a 31 de maio, em Aracaju (SE) - sede da VIII Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho.
No encontro foi discutido o regulamento dos jogos, foram visitados os possíveis locais de realização das provas e a estrutura hoteleira da cidade. • Na mesma ocasião, em assembléia geral, foi analisado e aprovado o relatório do Conselho Fiscal.
APRESENTAÇÃO DO REGULAMENTO DA PRÓXIMA OLIMPIADA. • Registramos a presença de representantes dos estados do Amazonas, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Brasília. • Desde o princípio fomos informados que o regulamento não traria grandes alterações em relação ao anterior; as principais mudanças seriam em relação a sua forma, onde seria excluído o detalhamento excessivo constante em algumas modalidades, passando-se a informar que as disputas ocorrerão de acordo com as regras oficiais. Outras mudanças, também de pequeno porte, foram relativas à redação dos artigos. • As principais mudanças que merecem registro específico e análise mais apurada são as que seguem:
BASQUETE: o placar, em caso de W x 0, passa a ser de 2 x 0; anteriormente era de 1 x 0 (essa mudança pode ter influência em casos de apuração para desempate). • FUTEVÔLEI e VÔLEI DE PRAIA: As disputas dessas duas modalidades passarão a ocorrer sobre o sistema de eliminação dupla, o mesmo adotado nas disputas do Circuito Nacional; nessa forma de disputa uma equipe que venha a perder o seu jogo passará para um grupo de repescagem, portanto com condições de recuperar-se e de até chegar à disputa do 1º lugar. • COMPETIÇÃO DE TIRO: Nesta modalidade foi acatado o pleito conjunto do Maranhão/Ceará, solicitando que a disputa fosse separada entre masculino e feminino; portanto já a partir da próxima olimpíada a modalidade TIRO será disputada separadamente entre atletas do sexo masculino e atletas do sexo feminino. • COMPETIÇÃO DE XADREZ: Atualmente essa modalidade premia por equipe; os representantes GRUDE6 e do Estado de Amazonas apresentaram proposta para que a premiação passe a ser individual, contemplando efetivamente o desempenho do atleta.
A principal alteração ocorreu em relação às faixas etárias em algumas competições das modalidades do atletismo e da natação; baseando-se na estatística da última olimpíada, o Comitê Olímpico da Anastra, decidiu implantar, de forma provisória, para a próxima olimpíada, novas faixas etárias: • FAIXA 01 – até 35 anos. • FAIXA 02 – 36 até 46 anos. • FAIXA 03 – 47 anos acima. • Segundo informação do Comitê, este ano não foram contempladas outras faixas porque, conforme levantamento estatístico da olimpíada de Fortaleza, a implantação de outras faixas poderia provocar esvaziamento em algumas provas. Visando a elaboração de um estudo mais detalhado e ao aperfeiçoamento das faixas etárias para a olimpíada do próximo ano, será obrigatória a informação da idade na ficha de inscrição.
FAIXAS ETÁRIAS - ATLETISMO • Parágrafo Primeiro - As provas de 1500m e 3000m, masculino e feminino, será dividida por faixa etária da seguinte forma: • I. Até 35 (trinta e cinco) anos, completos no ano da competição; • II. De 36 (trinta e seis) a 46 (quarenta e seis) anos, completos no ano da competição, denominada MASTER; • III. De 47 (quarenta e sete) anos acima, completos no ano da competição, denominada SENIOR; • Parágrafo Segundo – Fica facultado ao integrante das categorias superiores participarem das categorias inferiores;
FAIXAS ETÁRIAS - NATAÇÃO • Parágrafo Segundo - A prova de 50m livre e 50m peito, masculina e feminina, será dividida por faixa etária da seguinte forma: • I. Até 35 (trinta e cinco) anos, completos no ano da competição; • II. De 36 (trinta e seis) a 46 (quarenta e seis) anos, completos no ano da competição, denominada MASTER; • III. De 47 (quarenta e sete) anos acima, completos no ano da competição, denominada SENIOR; • Parágrafo Terceiro – Fica facultado ao integrante das categorias superiores participarem das categorias inferiores;
Em relação a essas modalidades questionamos a implantação do BALIZAMENTO PRÉVIO; a alegação para sua não implantação seria a possibilidade de inscrição na hora e no próprio local da prova. • Argumentamos que o balizamento prévio não seria impedimento para inscrições e/ou substituições in loco, porém, certamente, reduziriam esse processo a situações pontuais e, portanto, seria atingido o objetivo de tornar mais ágil a organização/realização dessas competições.
RESPOSTA DO COMITÊ OLÍMPICO A SUGESTÕES APRESENTADAS PELO GRUDE6: • Prezados Senhores, Após analisar as sugestões oferecidas, apresentamos as nossas considerações.ATLETISMO E NATAÇÃOTemos que o balizamento prévio é uma boa ideia. No entanto, não precisa, necessariamente, constar no regulamento. Certamente, num momento mais próximo da competição, solicitaremos das delegações as informações para o caso, que positivamente facilitará nas chamadas para as provas. Ressaltamos, apenas, que essa inscrição prévia não impedirá a substituição dos atletas no momento oportuno.XADREZNo momento, o Comitê Olímpico prefere manter o atual disciplinamento de apenas premiar a equipe campeã. Acreditamos que a premiação individual pode, de alguma forma, esvaziar a competição por equipe, onde uma delegação poderá inscrever apenas um atleta com o caráter estritamente individualista.Atenciosamente,Comitê Olímpico
VISITAS AOS PROVÁVEIS LOCAIS DAS COMPETIÇÕES Foram visitados os locais que já estão definidos para as disputas das competições de: • CICLISMO – Kartódromo de Aracaju (Orla de Atalaia). • FUTSAL e HANDEBOL – Quadra do SESI, tamanho oficial 22 x 42. • NATAÇÃO – Complexo Batistão (Parque Aquático Zé Peixe). • TÊNIS DE QUADRA – Federação de Tênis de Sergipe (Orla de Atalaia) • TÊNIS DE MESA – Federação de Tênis de Mesa de Sergipe. Estão praticamente definidos, com remotíssimas possibilidades de alteração, os locais onde serão disputadas as competições de: • ATLETISMO - UNIT (Universidade Tiradentes), pista de asfalto; existe uma remota possibilidade de ocorrer na Universidade Federal de Sergipe, pista de saibro (atualmente em péssimas condições, não existe mais saibro, só areia, porém o governo estadual compromete-se em recuperá-la até a época da Olimpíada; têm o inconveniente de ser muito distante dos prováveis locais de hospedagem e das demais competições). • BASQUETE e VOLEIBOL – Complexo Batistão (Centro Constâncio Oliveira), quadra de taco, tamanho oficial; existe a possibilidade de ser agregada a Quadra do SESC como forma de possibilitar disputas simultâneas. • FUTVÔLEI e VÔLEI DE PRAIA – Clube da Caixa. • TIRO – Praticamente definido o local de competição nas instalações da Petrobrás; é o local utilizado para exames e treinos do pessoal da Polícia Federal.
Encontra-se indefinido o local de disputa do FUTEBOL SOÇAITE; a primeira intenção é conseguir um campo oficial e utilizar as suas duas partes, semelhante ao que ocorreu em Fortaleza. Caso não seja possível, serão utilizados os campos do Clube da Caixa e da AABB; sendo que, em qualquer caso, as disputas dos 1º, 2º e 3º colocados ocorrerão em um campo de society na Orla de Atalaia, localizado bem em frente aos hotéis. • Em relação às demais competições (DAMAS, DOMINÓ, XADREZ, PESCA, FUTEBOL DE MESA, ...), não visitamos os prováveis locais onde serão disputados, nem foram divulgadas maiores informações sobre os mesmos.
FUTSAL e HANDEBOL: Quadra do SESIFUTVÔLEI e VÔLEI DE PRAIA:Clube da Caixa
TÊNIS DE CAMPO: Fed.Tênis de SergipeTÊNIS DE MESA: Fed.Tênis de Mesa
ASSEMBLÉIA GERAL DA ANASTRA. • A Assembléia Geral da Anastra ocorreu sem maiores novidades; foi conduzida pelos membros do Conselho Fiscal que discorreram sobre a forma de funcionamento da Anastra, sobre a regularidade das operações fiscalizadas sob a forma de amostragem e um elenco de sugestões relativo à forma e procedimentos que devem ser adotados pela diretoria visando dar maior segurança e transparência a execução das operações. COMENTÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA OLIMPÍADA DE FORTALEZA. • Os membros do Conselho Fiscal fizeram uma rápida abordagem sobre a prestação de contas relativa à olimpíada de Fortaleza; opinaram sobre a regularidade das contas e informaram que os maiores custos foram os relativos à arbitragem e alimentação, esta última contribuindo decisivamente para o déficit de R$7.000,00 resultante na apuração do resultado financeiro. • Nesse aspecto a olimpíada de Aracaju deverá apresentar um custo bem inferior a todas as anteriores; em primeiro lugar porque o Comitê local vem buscando ao máximo parcerias visando evitar custo com a locação de locais para realização das competições, grande parte das disputas ocorrerá em locais cedidos pelo poder público e através de parcerias com clubes e associações; o elevado custo com as arbitragens, provavelmente será pago pelo Ministério dos Esportes e, por fim, está sendo estudada a possibilidade de ser abolida das olimpíadas o fornecimento de refeições; para tanto está sendo estudada à possibilidade de formalização de convênios com alguns restaurantes que concederiam descontos aos atletas participantes.
COLEPRECOR O Comitê Olímpico comunicou, ainda, que na reunião do COLEPRECOR (Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs) – que estava acontecendo naquele momento em Brasília, a Desembargadora Presidente do TRT6 Drª Eneida Melo apresentou sugestão do GRUDE6 referente à inclusão da Olimpíada Nacional no calendário da Justiça do Trabalho, com grande receptividade por parte dos presentes. O Comitê teceu elogios à iniciativa, interesse e desenvoltura do Grupo.
RESENHA DO REQUERIMENTO GRUDE6 Na visita do GRUDE6 à Presidência em 04 de maio de 2009 foi apresentado documento à Desembargadora Presidente Dra.Eneida Melo (Prot-TRT-6971/2009), que conteve, dentre outros, a seguinte solicitação: [...] “II – solicitar, junto ao COLEPRECOR, a inclusão do período da Olimpíada Nacional no calendário oficial da Justiça do Trabalho.” Bastante solícita às propostas do GRUDE6, Drª Eneida Melo prontificou-se a levar a sugestão à reunião do COLEPRECOR que aconteceria no final daquele mês, e, para tanto, solicitou ao Grupo a elaboração de justificativas para serem apresentadas no referido encontro. Durante reunião do COLEPRECOR, obtivemos informação do Secretário-Geral da Presidência que foi unânime a aceitação pelos Presidentes da sugestão de inclusão da Olimpíada Nacional no calendário da Justiça do Trabalho. Concordaram com as justificativas apresentadas por Drª Eneida, demonstraram bastante motivados quanto à aprovação da questãoe decidiram que, perante os Regionais, iriam baixar Resolução Administrativa incentivando a prática dos esportes e para que não sejam designadas correições regionais para o período das Olimpíadas. Irão, conjuntamente, submeter a questão ao crivo do TST a fim de incluir uma semana do mês de novembro para a realização das Olimpíadas e solicitar, também, que não sejam realizadas as correições nacionais no período. Segundo Dra. Eneida, todos ficaram bastante entusiasmados com a proposta sugerida e que a encampariam.
HOSPEDAGEM • Em relação à hospedagem não ocorreu um maior detalhamento da proposta; a informação que foi repassada é de que foram mantidos contatos com 14 (quatorze) hotéis que são adequados em termos de padrão/localização; porém o pessoal da ANASTRA considerou os preços elevados, o que foi referendado pelos representantes de Sergipe (realmente o preço das diárias nos hotéis em Aracaju são caros). • Diante do exposto, no dia 01/06, transmitimos mensagem a um dos integrantes do Comitê local, solicitando-lhe o fornecimento da relação dos 14 (quatorze) hotéis, preferencialmente ordenados pelo valor da tarifa. • Ainda em Aracaju efetuamos visita a 03 (três) hotéis, deparando-nos com diárias acima da nossa expectativa e, surpreendendo-nos com a os representantes do Maranhão e Minas Gerais que já haviam efetuado bloqueio em 02 (dois) dos hotéis visitados; apesar dessa situação encaminhamos e-mail para diversos hotéis e agências de turismos solicitando-lhes a apresentação de proposta para acomodação dos integrantes da nossa delegação em apartamentos triplos. • No momento oportuno, quando dispusermos das informações necessárias, trataremos o assunto com maiores detalhes.
ALIMENTAÇÃO Um outro ponto abordado pelo Comitê consistiu na alimentação oferecida às delegações. Considerando a baixa adesão dos atletas à refeição oferecida pelos Organizadores – que representou significativo dispêndio na última olimpíada, e considerando, ainda, que durante a semana dos Jogos os servidores permanecem percebendo o auxílio alimentação junto a seus Regionais, o Comitê Olímpico comunica que será firmada parceria com restaurantes e lanchonetes próximos aos locais de competições a fim de concederem descontos aos atletas e demais participantes da VIII ONJT.