60 likes | 247 Views
Dom de línguas. Definição: Falar em línguas é oração ou louvor expresso a Deus em palavras não compreendidas e não formuladas pelo locutor. O dom de línguas é também um símbolo de que a mensagem do evangelho chegaria a todas as nações (At 2. 5-13). Palavras de oração ou louvor dirigidas a Deus.
E N D
Definição: Falar em línguas é oração ou louvor expresso a Deus em palavras não compreendidas e não formuladas pelo locutor. O dom de línguas é também um símbolo de que a mensagem do evangelho chegaria a todas as nações (At 2. 5-13).
Palavras de oração ou louvor dirigidas a Deus. O falar em línguas é uma comunicação de seres humanos para Deus. O falar em línguas é diferente da profecia, pois a profecia é uma mensagem de Deus para o homem (1 Co 14.2-4). Oração com o espírito e não com a mente. Quando Paulo usa esse dom, seu espírito fala diretamente a Deus, ainda que sua mente não precise formular palavras e frases, nem decidir por que assunto orar. Ao falar em línguas o espírito fala diretamente a Deus, mas a mente é de algum modo desviada, não compreendendo a oração (1 Co 14.14-19).
Não extático, mas autocontrolado. Os que falavam em línguas estavam cientes do que acontecia à sua volta e eram capazes de se controlar, só falando quando chegava sua vez . A pessoa ao orar em línguas não perde a consciência ou o autocontrole (1 Co 14.27-28). Línguas sem interpretação. Se não estiver presente na reunião alguém que possua o dom da interpretação, o falar em línguas deve ocorrer em particular (1 Co 14. 27-28).
Línguas com interpretação edifica a igreja. Se houver interpretação a igreja é edificada (1 Co 14.5). Nem todos falam em línguas. O dom de línguas assim como todos os outros dons não é dado pelo Espírito Santo a todos os que o buscam. O Espírito Santo distribui conforme sua vontade (1 Co 12.11, 29-30).
Falar em línguas como sinal do batismo do Espírito Santo. A posição pentecostal sustenta que o batismo do Espírito Santo ocorre depois da conversão. Porém, o batismo com o Espírito Santo ocorre no momento em que a pessoa nasce de novo. A palavra batizar significa “lavar com água” e representa a purificação que o Espírito Santo opera em nossos corações (Ez 36.25-27; Tt 3.5; 2 Co 1.22; Ef 1.13). Aqueles que já são cristãos não precisam buscar o batismo do Espírito Santo, mas sim ser “cheio do Espírito Santo” (Ef 5.18). O que é ser cheio do Espírito Santo? A resposta está em Gálatas 5.22-23.