420 likes | 506 Views
Amor: O Dom Supremo!. Argumento e Formatação: Mirtzi Lima Ribeiro João Pessoa/Paraíba/Brasil mirtzi@gmail.com http://expandindo-a-consciencia.webs.com/ http://expandindo-a-consciencia.br.gd/. Clicar para passar slides.
E N D
Amor: O Dom Supremo! Argumento e Formatação: Mirtzi Lima Ribeiro João Pessoa/Paraíba/Brasil mirtzi@gmail.com http://expandindo-a-consciencia.webs.com/ http://expandindo-a-consciencia.br.gd/ Clicar para passar slides
“Acima de tudo, porém, revistam-se do AMOR, que é o perfeito vínculo de UNIÃO”. (Bíblia, Colossenses 3:14)
O que é o AMOR? O que é o AMOR? Cada pessoa terá seu conceito, de acordo com a experiência de vida. Mas, qual é a verdadeira ESSÊNCIA do AMOR ?
OAMORcomo DOM SUPREMO, é o mandamento ensinado por CRISTO: “Tens de AMAR a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a TI MESMO.” (Bíblia,Mateus 22: 37/40)
Ressalva: não podemos daraos outrosaquilo que não possuímos. Portanto, primeiro, precisamos aprendera amar a si mesmo de forma adequada e equilibrada.
Quando aprender a se AMAR, AME ao semelhante! “Faze como DEUS age conosco, ele nos AMA para que o amemos mediante o amor que nos dedica.” (São João da Cruz)
“Todo relacionamentoDEPENDE de dar e receber... O que sai tem de voltar”. “Toda semente traz em si a promessa de muitas flores. Mas a semente não pode ser GUARDADA”. “Assim quanto mais você dá, mais recebe, porque mantém a abundância do universo circulando em sua vida”. Deepak Chopra, médico e filósofo.
Todos falam em ‘Amor’: Poetas, escritores, terapeutas, enamorados, pais, filhos e santos... mas, nem todos vivenciam o verdadeiro significado do Amor Em ‘Canção de Protesto’, Caetano Veloso diz que não pode viver sem amor e música, mas protesta contra o ‘ciúme’, as ‘queixas’, as ‘dores’ do ‘Amor’, dizendo: “É o abusar de um santo nome em vão ou a santificação de uma banalidade”.
Você tem amado e aceitado a si mesmo? Reavalie seus CONCEITOS
Considerações sobre os conceitos de AMOR
PLATÃO e a essência do Amor No diálogo ‘O banquete’, junto com outros filósofos, Platão busca evidenciar a essência do AMOR. Um deles diz que o AMOR é o mais bondoso dos deuses, pois sacrifica-se pelo amado e só deseja fazer o bem, assim, amar é se doar.
Outro fala da diferença que existe entre o amor sexual e passageiro daquele amor espiritual e eterno entre as almas. Um terceiro afirma que o AMOR é a energia que organiza e orienta o mundo. Desse modo, o AMOR é uma força que traz ordem e harmonia a todo o universo.
Já outro narra um mito, de seres perfeitos que moravam no Olimpo e que, por isso, despertaram os ciúmes do deus Zeus. Enlouquecido de ciúmes, em ato extremo, Zeus os corta ao meio e os joga na Terra, lançando-os a uma jornada em busca de sua metade. Zeus continuaria a ser o maior e o mais perfeito no panteão dos deuses. Assim, amar verdadeiramente, seria ter capacidade para encontrar a outra metade perdida de si mesmo (alma gêmea).
Outro filósofo narra mais um mito, que retrata a concepção de Eros o deus do amor. Esse mito indica um outro tipo de amor, que é caracterizado pela carência e astúcia, e pelo desejo de saciar a fome e a sede.
Depois de trocarem muitas idéias e histórias mitológicas, concluem que o verdadeiro AMOR é plenitude, ou seja, é o desejo de externar a perfeição da essência ou espírito, que é eterno.
O AMOR que é plenitude, como desenvolvê-lo? – eliminando idéias preconcebidas; – resgatando a essência do AMOR; – dando rumos saudáveis à vida (dia-a-dia); – ficando atento e percebendo os milagres que o AMOR é capaz de realizar; - aprendendo a compartilhar e perdoar.
O que é o Amor? Uma CHAVE universal que nos permite abrir a própria visão, eliminando bloqueios emocionais e expandindo a consciência.
Atenção!!! O quê esse AMOR não é? – nem permissivo e nem ciumento – nem submisso e nem prepotente – nem desatencioso e nem precipitado – nem indiferente e nem absorvedor – nem pretensioso e nem simplista – nem covarde e nem intransigente – nem injusto e nem inconveniente – nem preguiçoso e nem agitado - não tira proveito do outro e nem é egoísta - não desnorteia e nem é tábua de salvação
O AMOR que é plenitude traz em si a semente do equilíbrio, da lucidez, da ética, da responsabilidade, da dimensão correta das situações e da nobreza de propósitos.
O Apóstolo PAULO diz: OAMORé benigno; paciente; decente; humilde mas que conhece seu real valor; conveniente; altruísta; nobre; positivo; equilibrado; justo; sincero; verdadeiro e íntegro. (Bíblia, 1ª Coríntios, 13)
Aspectos deste Amor • Uma Ética da Virtude • É Deus em manifestação • É Uma Meditação • É Um aprendizado • Uma energia que liberta, cura e conduz o ser humano à sua essência
Amor: ética da virtudecitação do Dalai Lama “Para que nos TRANSFORMEMOS, modificando nossos hábitos e nossa índole para que nossas ações expressem compaixão, é necessário desenvolver... uma Ética da Virtude:” “Como princípio básico, é essencial evitar os extremos.” Em ‘Uma Ética para o Novo Milênio’ ele sugere: A disciplina do comportamento, do amor, o autocontrole, a estabilidade emocional, a compaixão, tolerância, calma, perdão e a perspectiva adequada da situação.
Amor: Deus em manifestação “Deus é Amor.” (Bíblia, 1ª João 4:8) Pelo Amor, DEUS sempre nos acolhe e nos guia.
Amor: Uma Meditaçãocitação de Osho “Se amas, simplesmenteexistes sob uma forma mais amorosa– tem amor ...por tudo quanto existe em torno de ti.Pelas árvores e pelas pedras, pelo céu e pela terra. Tu,o teu ser, a tua própria qualidade de sertornam-se um fenômeno de AMOR”
Amor: um aprendizadocitação: Tobias Brocher, no livro ‘Da dificuldade de Amar’ “O fato de o amor ser umprocesso de aprendizadoque tem anos de duração, fica claro e visível...” “A mudança requer uma decisão e uma tomada de posição de nossa parte.” “O amor é atentativa de mudar a própria pessoa, e não o outro.” “O amor não é possível sem fé e esperança...”
Amor: energia que liberta e cura O AMOR tem o poder de libertardo medo, da mágoa, da insegurança, do ressentimento, da depressão ou de quaisquer emoções negativas guardadas, é só permitir que eleflua através de nós. Agir desprendidamente em AMOR, traz aCURAque nos abrirá à realidade interior. Na seqüência, estando livres e curados, viabilizamos oauto-conhecimento, que nos conduz à nossa essência, que é divina. Como resultado, experimentamos a verdadeira felicidade que vem de dentro de nós e nos faz enxergar tudo à nossa volta com novos olhos. Enfim, entenderemos que todo acontecimento é oportunidade para crescimento. Mirtzi
Amor: Uma luz para o mundo Um lugar pode passar anos na escuridão, mas quando uma luz é acendida sobre ele,no mesmo instante, tudo se ilumina. Na vida,compreender e viver a essência do Amor, se assemelha à luz que ilumina imediatamente abrindo nosso horizonte e mostrando o todo. Mirtzi
Amor: uma iniciação citação de Lourenço Prado “ Assim disse oCristo: ’Um novo mandamento vos dou: quevos ameis uns aos outros.’ “... o amor é um fenômeno cósmico que abre ao ser humano o mundo da quarta dimensão,o Mundo das Maravilhas.”
Amar é ter Fé citação de Osho “Fé não é crença, é amor. Fé não é crença, porque não é a metade, É TOTAL.” “não é contra, nem a favor disto ou daquilo.” “TER CONFIANÇA, UMA CONFIANÇA PROFUNDA, AMOR.” “Não cries crenças contra a fé. Sê indiferente a ambas, crença e dúvida, e leva tuas energias em direção AO AMOR: ama mais, AMA INCONDICIONALMENTE.”
Como desenvolver este AMOR? APRENDENDO a AMAR e ADOTANDO este PROCESSO DE CRESCIMENTO. Isso requer um desejo sincero de mudar, além de uma vontade firme para se manter neste aprendizado diário.
Como se pratica o AMOR? • Aprendendo a Amar a si mesmo e ao semelhante • Abrindo espaço para o Amor se expressar, curar e fluir • Mudando padrões de pensamento, emoção e conduta • Eliminando, passo a passo, bloqueios interiores • Erradicando repressão, dúvidas, emoções negativas (fazendo triagem diária e contínua em si mesmo) • Rompendo com condicionamentos • Perdoando a si mesmo e aos outros • Sendo altruísta (jamais egoísta)
Exercícios que ajudam • Uso de AFIRMAÇÕES para programação mental, visando uma mudança de atitude • Uso de SÍMBOLOS espirituais, visando trabalhar os corpos interiores • Diariamente DISCIPLINAR-SE, com o fim de agir construtivamente
Exemplos de AFIRMAÇÕES Citação de Jasmuheen “Estou livre de limitações passadas. Crio minha própria realidade.” “É minha intenção que eu receba AMOR e coloque AMOR em tudo quanto faço.” “AMOR e LUZ é o que sou. Aceitação é a chave de minha felicidade.”
Exemplos de AFIRMAÇÕES Citações de Paul Brunton, Ph D “No meu ser real sou forte, feliz e sereno.” “Amor infinito, enobrece-me.” “EU SOU um ser radiante e revivificado. Expresso no mundo o que sinto no meu ser.”
Uso de símbolos “É mais fácil meditar sobre a Realidade através de um símbolo do que diretamente.”Paul Brunton (Ph D) Durante cerca desete minutos: Visualize umacruz azul-clara, para obter uma mudança psicológica Visualize umtriângulo de cor dourada, para obter equilíbrio intelectual e harmonia Visualize umaEstrela de cinco pontas de cor prateada, como um símbolo do homem perfeito
Acompanhamento diário Richard Carlson, Ph D “COMECE O DIA COM AMOR” “... ao se erguer da cama você abre seu coração e se lembra de sua intenção de amar em todos os sentidos de sua vida.” “VIVA O DIA COM AMOR” “... suas escolhas e ações derivam de sua decisão de ser amoroso ... que manterá as coisas na perspectiva correta...que aceitará as imperfeições dos outros e as suas... que fará esforço para ser generoso, cooperativo, humilde e sincero...” “TERMINE O DIA COM AMOR” “... reservará um momento no final do seu dia para refletir e agradecer.”
AMOR: O Dom Supremo • O verdadeiro Amor, o Dom Supremo, nos traz: • Profunda transformação • Visão e Compreensão amplas • Empatia e Solidariedade sinceras • Compaixão (amor puro à criatura) • Comportamento Ético • Refinamento nas atitudes (civilidade como hábito) • Paz e Felicidade interiores • Serviço altruísta (desapegado aos resultados) • Vida harmoniosa e alegre
!!!!!! ATENÇÃO !!!!!! AMARrequer CORAGEM e AÇÃO!!! Vejam alguns exemplos em JESUS: • “Coragem, eu venci o mundo” (Bíblia, João 16:33); • “Ninguém tem maior AMOR do que quem dá sua vida pelos amigos” (Bíblia, João 15:13); • - Na Páscoa, vendo o TEMPLO de DEUS virar comércio, Jesus foi firme expulsando mercadores, dizendo: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu PAI um mercado!” (Bíblia, João 2: 13/17)
Então, que fazer? AMA! “Ama, e tudo virá a ti.” Ramakrishna
Argumento e Formatação: Mirtzi Lima Ribeiro João Pessoa/Paraíba/Brasil mirtzi@gmail.com http://expandindo-a-consciencia.webs.com/ http://expandindo-a-consciencia.br.gd/ Esse tema foi apresentado em workshops, clínicas de tratamento e terapias alternativas, seminários e fóruns de estudo.
Bibliografia: - Bíblia Sagrada, versões: Edições Paulinas usada pela Igreja Católica Apostólica Romana; e, Nova versão Internacional da Igreja Batista de João Pessoa; - BROCHER, Tobias. Da Dificuldade de Amar. S. Paulo: Pensamento, 1998, 149 páginas; - BRUNTON, Paul. Idéias em Perspectiva.S. Paulo: Pensamento, 1990, 372 páginas; - CARLSON, Richard. Não faça tempestade em copo d’água com a família. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2000, 310 páginas; - CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. S. Paulo: Ed. Ática, 2001, 440 páginas; - CHOPRA, Deepak. As sete leis espirituais do sucesso – um guia prático para a realização de seus sonhos. S. Paulo: Ed. Best Seller, 2000, 103 páginas; - CHOPRA, Deepak. Como conhecer DEUS – a jornada da alma ao mistério dos mistérios. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2001, 383 páginas; - DALAI LAMA. Uma Ética para o Novo Milênio. Rio de Janeiro: Sextante, 2000, 256 páginas; - DRUMOND, Henry. O DOM SUPREMO. Tradução de Paulo Coelho. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1992, 78 páginas; - FRANÇA, Núbia Maciel; RAHM, Padre Hardold J. Relaxe ... e Viva Feliz. S. Paulo: Ed. Loyola, 1992, 163 páginas; - HAY, Louise L. Meditações para a Manhã e para a Noite. Rio de Janeiro: Sextante, 1999, 76 páginas;
Continuação da Bibliografia: - HAY, Louise L. Meditações para Saúde do Corpo e da Mente. Rio de Janeiro: Sextante, 2000, 80 páginas; - HAY, Louise L. Você Pode Curar sua Vida – como despertar idéias positivas, superar doenças e viver plenamente. S. Paulo: Ed. Cultural Ltda, 2002, 251 páginas; - JASMUHEEN. Em sintonia: a arte da ressonância. S. Paulo: Ed. Aquariana, 2001, 378 páginas; - LINN, Mathew. LINN, Sheila Fabricant. LINN, Dennis. Não Perdoe cedo demais – estendendo as duas mãos que curam. Tradução de Sabino F. Affonso. Campinas-SP: 1996, 138 páginas; - MCNALLY, David. Até as águias precisam de um empurrão – aprendendo a voar num mundo em mudança.S. Paulo: PRONET, 1990, 181 páginas; - OSHO. Tantra: a Suprema Compreensão. S. Paulo: Ed. Cultrix, 1992, 243 páginas; - PRADO, Lourenço. Alegria e Triunfo. S. Paulo: Pensamento, 2000, 149 páginas; - PRADO, Lourenço. Equilíbrio e Recompensa. S. Paulo: Pensamento, 1995, 149 páginas; - RIBEIRO, Lair. Pés no Chão e Cabeça nas Estrelas. Rio de Janeiro, Objetiva, 1993, 111 páginas; - SHINYASSHIKI, Roberto. A Carícia Essencial – uma psicologia do afeto. S. Paulo: Ed. Gente, 1991, 132 páginas; - SHINYASSHIKI, Roberto. O Poder da Solução. S. Paulo: Ed. Gente, 2003, 198 páginas; - SHINYASSHIKI, Roberto. Sem Medo de Vencer/Ser. S. Paulo: Ed. Gente, 1993, 138 páginas;