1 / 117

Promoting Justice and Equality: CF-2019 Theme Reflections

Reflect on the CF-2019 theme "Fraternity and Public Policies" through inspirational text and prayers. Explore the concept of public policies, governance, and societal involvement in building a just community.

krystalc
Download Presentation

Promoting Justice and Equality: CF-2019 Theme Reflections

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Diocese de Piracicaba Sejam todos bem-vindos!

  2. Hino da CF-2019Letra: João EdebrandoRoath Machado 1. “Eis que o Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações”. Que, neste tempo quaresmal, nossa oração Transforme a vida, nossos atos e ações. PELO DIREITO E A JUSTIÇA LIBERTADOS, POVOS, NAÇÕES DE TANTAS RAÇAS E CULTURAS. POR TUA GRAÇA, Ó SENHOR, RESSUSCITADOS, SOMOS EM CRISTO, HOJE, NOVAS CRIATURAS.

  3. 2. Foi no deserto que Jesus nos ensinou a superar toda ganância e tentação. Arrependei-vos, eis que o tempo já chegou, tempo de Paz, Justiça e reconciliação. PELO DIREITO E A JUSTIÇA LIBERTADOS, POVOS, NAÇÕES DE TANTAS RAÇAS E CULTURAS. POR TUA GRAÇA, Ó SENHOR, RESSUSCITADOS, SOMOS EM CRISTO, HOJE, NOVAS CRIATURAS.

  4. 3. Em Jesus Cristo uma Nova Aliança quis o Senhor com o seu povo instaurar. Um novo reino de justiça e esperança fraternidade, onde todos têm lugar. PELO DIREITO E A JUSTIÇA LIBERTADOS, POVOS, NAÇÕES DE TANTAS RAÇAS E CULTURAS. POR TUA GRAÇA, Ó SENHOR, RESSUSCITADOS, SOMOS EM CRISTO, HOJE, NOVAS CRIATURAS.

  5. 4. Ser um profeta na atual sociedade da ação política, com fé, participar é o dom de Deus que faz do amor, fraternidade É bem comum faz bem de todos se tornar! PELO DIREITO E A JUSTIÇA LIBERTADOS, POVOS, NAÇÕES DE TANTAS RAÇAS E CULTURAS. POR TUA GRAÇA, Ó SENHOR, RESSUSCITADOS, SOMOS EM CRISTO, HOJE, NOVAS CRIATURAS.

  6. CF-2019 Tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27)

  7. CF-2019 Objetivo Geral: “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”

  8. Oração inicial eleitura da Palavra de Deus:Mt 20,1-16

  9. & “Um pouco de misericórdia faz o mundo menos frio e mais justo” Papa Francisco

  10. & “Um pouco de misericórdia faz o mundo menos frio e mais justo” Papa Francisco

  11. “...as obras de misericórdia corporais e as obras de misericórdia espirituais nunca devem ser separadas.Com efeito, é precisamente tocando no miserável, a carne de Jesus crucificado, que o pecador pode receber, em dom, a consciência de ser ele próprio um pobre mendigo...

  12. “...Por esta estrada, também os ‘soberbos’, os ‘poderosos’ e os ‘ricos’, de que fala o Magnificat,têm a possibilidade de se aperceberem que são, imerecidamente,amados pelo Crucificado,Morto e Ressuscitadotambém por eles”(Papa Francisco,Mensagem da Quaresma - 2015)

  13. “Como cristãos,discípulos missionários de Jesus Cristo, poderíamos perceber as Políticas Públicas como ações misericordiosas.Participar das discussões e execução das políticas é ajudar a construir uma verdadeira fraternidade e resgatar a dignidade de irmãos e de irmãs”(cf. Texto-Base da CF-2019, nº 9)

  14. VER

  15. A semelhança entre os termos Política e Políticas Públicas

  16. POLÍTICA: ORIGEM DA PALAVRA POLITIKÓS: Originado de Pólis (do grego): Cidade, Urbano, Público e Civil POLÍTICA: Campo dedicado ao estudo da esfera de atividades humanas articuladas às coisas do estado POLÍTICA: Atividade humana relacionada a pólis

  17. Políticas públicas: Ações e programas que são desenvolvidas pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal de 1988. Envolve os diferentes atores sociais, ou seja, o Estado, a Sociedade Civil e os Movimentos Sociais. Política Governamental PolíticaPública

  18. Nisto aparecem os seguintes pensadores: • “O bom governo deve ser pautado pelos interesses comuns” (Aristóteles); • “O bom governo deve ser pautado pelas leis”(Platão); • “O bom governo deve ser pautado pela justiça”(Santo Tomás de Aquino).

  19. Definição de Poder, segundo Max Weber: O poder é definido, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira.

  20. Então, o que acontece? R: Estamos envolvidos pelo: - Estado e sua estrutura, pelos 3 poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário; • Governo, autoridade governante de uma nação ou unidade política que regra e organiza a sociedade; • Agente Político, aquele que necessitou de votos (representação) ou aquele que ocupa cargo de confiança; • Agente Público, funcionário do setor público concursado.

  21. Os atores devem honrar o Artigo 37 da Constituição Federal de 1988 que se refere a: • Legalidade; • Impessoalidade; • Moralidade; • Publicidade; • Eficiência.

  22. E, mesmo assim, Thomas Dye(2009) apresenta “política pública” como “toda ação do governo independente se ele decide ou não fazer”.

  23. Na Contabilidade Públicadizemos que: Referente ao BemPúblico, todo mundo é dono porque é de todo mundo. Ninguém é dono por ser de todos, então, não pertence a ninguém individualmente.

  24. Ciclo das Políticas Públicas

  25. PARTICIPAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS A Constituição Federal de 1988 possibilitou a participação direta da sociedade civil na elaboração e implementação de Políticas Públicas através dos conselhos deliberativos em quatro áreas: 1. Criança e Adolescente; 2. Saúde; 3. Assistência Social; 4. Educação

  26. OUTRAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO • Audiências Públicas; • Conferências; • Fóruns e reuniões; • Organizações da Sociedade Civil • Movimentos Sociais

  27. “A democracia é uma boa formado governo de muitos” (Platão)

  28. JULGAR

  29. CF-2019 - JULGAR

  30. CF-2019 - JULGAR “Mishpat” – ordem justa da sociedade “Sedáqâ” – justiça, fundamento do direito, obrigação moral do direito ... Preocupação com os mais pobres do povo. Justiça libertadora, que visa melhorar as condições do necessitado

  31. CF-2019 - JULGAR Pentateuco: as leis favorecem o direito como instrumento útil para a construção de convivências igualitárias, “em cujo meio não deve haver nenhum pobre” (Dt15,4). Ideia de subjugar o governante à lei. A justiça seria a maior autoridade no Estado.

  32. CF-2019 - JULGAR Os profetas e o anúncio da justiça: “Aprendei a fazer o bem! Buscai o direito! Corrigi o opressor! Fazei justiça ao órfão! Brigai pela viúva!” (Is1,17). Em vista das dimensões sociais da fé, os profetas lutam contra a idolatria e a favor de um culto comprometido com a justiça social.

  33. CF-2019 - JULGAR

  34. CF-2019 - JULGAR Jesus e o Evangelho do Reino de Deus Diante das esperanças religiosas do povo, incluindo as dimensões sociais e políticas, Jesus anunciou o Reino de Deus num determinado contexto histórico, onde o povo era explorado por tributos e taxas pagos ao invasor. As lideranças encontravam-se subjugadas à situação política

  35. CF-2019 - JULGAR - Multiplicação dos pães (Mc 6, 30-44) Jesus teve compaixão da multidão, porque eram eles como ovelhas sem pastor, e começou a ensinar-lhes (Mc 6,34). A solução para fome deles não era a compra, mas a partilha (Mc 6, 37-40) “Não podemos dormir sossegados enquanto houver pessoas com fome no mundo” (Papa Francisco)

  36. CF-2019 - JULGAR – Jesus curava os doentes e expulsava demônios (Mc 1, 34) – Jesus acolhia as crianças, e dizia que quem as acolhesse em seu nome, estava acolhendo a Ele próprio (Mc 9, 37) – Jesus reconheceu a igualdade das mulheres na ordem prevista por Deus na criação (Mc 10, 6). Segundo os 4 evangelhos, as mulheres foram as primeiras testemunhas da ressurreição (Mt28,1-10; Mc 16,1-10; Lc24,11-18; Jo20,11-18)

  37. CF-2019 - JULGAR – Jesus e o trabalho: - Ele era filho de um carpinteiro (Mc 6,3) – Jesus chamou alguns para serem discípulos: pescadores (Mc 1,6) e cobradores de impostos (Mc2,14) – Jesus falou em salários igualitários, quando contou a parábola dos trabalhadores da vinha(Mt 20, 1-6) – Muitas parábolas contadas por Jesus têm imagens do trabalho na roça (Mt 13, 1-9)

  38. CF-2019 - JULGAR PADRES DA IGREJA e o cuidado com os vulneráveis “Deus constituiu os reinos terrenos para o bem dos povos” (Santo Irineu de Lion) “Eis, sobretudo, o que o homem tem de divino: a possibilidade de praticar o bem. Nada te impulsione ao que é indigno de teu cargo” (São Gregório de Nazianzeno)

  39. CF-2019 - JULGAR São João Crisóstomo dizia: “cada um deve empregar o que tem para o bem comum” “Em meio à crise atual as comunidades cristãs deveriam se deixar interpelar por essa realidade” “Escândalo do Corpo de Cristo no altar e gente morrendo de fome nas portas da Igreja”

  40. DSI – Doutrina Social da Igreja O que é? DSI é um conjunto de princípios de reflexão, critérios de juízo e diretivas para a ação. (PAULO VI, OctogesimaAdveniens, n. 4; CONGR. PARA A DOUTRINA DA FÉ, Instrução sobre a Liberdade cristã e a Libertação Libertatis Conscientia, n. 72; JOÃO PAULO II, Sollicitudo rei socialis, n. 41; CONGR. PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA, Orientações para o ensino da DSI nos Seminários, n. 2).

  41. CF-2019 - JULGAR A DSI nasce das Sagradas Escrituras e da fé viva da Igreja. De modo especial, se volta para a dignidade da pessoa humana, com especial atenção aos sofrimentos dos mais pobres, que são a presença de Cristo, e evidencia a necessidade de uma participação ativa e consciente de todos.

  42. CF-2019 - JULGAR A DSI pede que os cidadãos intervenham nas tarefas governativas, exercendo sua cidadania para o bem comum; tomem consciência da necessária participação na política enquanto cidadãos responsáveis pelo bem comum. “A política é uma forma exigente de se viver a caridade cristã, embora não seja a única” (São Paulo VI)

  43. CF-2019 - JULGAR Papa Francisco nos lembra que desenvolvemos a dimensão social de nossa vida quando nos configuramos como “cidadãos responsáveis de um povo, não como uma massa arrastada pelas forças dominantes" “Ser cidadão fiel é uma virtude, e a participação na vida política é uma obrigação” (EG nº 183)

  44. SÃO PAULO VI

  45. CF-2019 - JULGAR “Seria bom que cada um procurasse examinar-se, para ver o que já fez até agora e o que deveria fazer. Não basta recordar os princípios, afirmar as intenções, fazer notar as injustiças gritantes e proferir denúncias proféticas; estas ficarão sem efeito real, se elas não forem acompanhadas, para cada um em particular, de uma tomada de consciência mais viva da sua própria responsabilidade e de uma ação efetiva” (São Paulo VI)

  46. “Tivefome e me destes de comer”(Mt 25)

  47. AGIR

  48. DUALIDADE X

  49. Direito e Justiça são Condições para a LIBERDADE

More Related