1.17k likes | 1.18k Views
Reflect on the CF-2019 theme "Fraternity and Public Policies" through inspirational text and prayers. Explore the concept of public policies, governance, and societal involvement in building a just community.
E N D
Diocese de Piracicaba Sejam todos bem-vindos!
Hino da CF-2019Letra: João EdebrandoRoath Machado 1. “Eis que o Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações”. Que, neste tempo quaresmal, nossa oração Transforme a vida, nossos atos e ações. PELO DIREITO E A JUSTIÇA LIBERTADOS, POVOS, NAÇÕES DE TANTAS RAÇAS E CULTURAS. POR TUA GRAÇA, Ó SENHOR, RESSUSCITADOS, SOMOS EM CRISTO, HOJE, NOVAS CRIATURAS.
2. Foi no deserto que Jesus nos ensinou a superar toda ganância e tentação. Arrependei-vos, eis que o tempo já chegou, tempo de Paz, Justiça e reconciliação. PELO DIREITO E A JUSTIÇA LIBERTADOS, POVOS, NAÇÕES DE TANTAS RAÇAS E CULTURAS. POR TUA GRAÇA, Ó SENHOR, RESSUSCITADOS, SOMOS EM CRISTO, HOJE, NOVAS CRIATURAS.
3. Em Jesus Cristo uma Nova Aliança quis o Senhor com o seu povo instaurar. Um novo reino de justiça e esperança fraternidade, onde todos têm lugar. PELO DIREITO E A JUSTIÇA LIBERTADOS, POVOS, NAÇÕES DE TANTAS RAÇAS E CULTURAS. POR TUA GRAÇA, Ó SENHOR, RESSUSCITADOS, SOMOS EM CRISTO, HOJE, NOVAS CRIATURAS.
4. Ser um profeta na atual sociedade da ação política, com fé, participar é o dom de Deus que faz do amor, fraternidade É bem comum faz bem de todos se tornar! PELO DIREITO E A JUSTIÇA LIBERTADOS, POVOS, NAÇÕES DE TANTAS RAÇAS E CULTURAS. POR TUA GRAÇA, Ó SENHOR, RESSUSCITADOS, SOMOS EM CRISTO, HOJE, NOVAS CRIATURAS.
CF-2019 Tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27)
CF-2019 Objetivo Geral: “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”
& “Um pouco de misericórdia faz o mundo menos frio e mais justo” Papa Francisco
& “Um pouco de misericórdia faz o mundo menos frio e mais justo” Papa Francisco
“...as obras de misericórdia corporais e as obras de misericórdia espirituais nunca devem ser separadas.Com efeito, é precisamente tocando no miserável, a carne de Jesus crucificado, que o pecador pode receber, em dom, a consciência de ser ele próprio um pobre mendigo...
“...Por esta estrada, também os ‘soberbos’, os ‘poderosos’ e os ‘ricos’, de que fala o Magnificat,têm a possibilidade de se aperceberem que são, imerecidamente,amados pelo Crucificado,Morto e Ressuscitadotambém por eles”(Papa Francisco,Mensagem da Quaresma - 2015)
“Como cristãos,discípulos missionários de Jesus Cristo, poderíamos perceber as Políticas Públicas como ações misericordiosas.Participar das discussões e execução das políticas é ajudar a construir uma verdadeira fraternidade e resgatar a dignidade de irmãos e de irmãs”(cf. Texto-Base da CF-2019, nº 9)
POLÍTICA: ORIGEM DA PALAVRA POLITIKÓS: Originado de Pólis (do grego): Cidade, Urbano, Público e Civil POLÍTICA: Campo dedicado ao estudo da esfera de atividades humanas articuladas às coisas do estado POLÍTICA: Atividade humana relacionada a pólis
Políticas públicas: Ações e programas que são desenvolvidas pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal de 1988. Envolve os diferentes atores sociais, ou seja, o Estado, a Sociedade Civil e os Movimentos Sociais. Política Governamental PolíticaPública
Nisto aparecem os seguintes pensadores: • “O bom governo deve ser pautado pelos interesses comuns” (Aristóteles); • “O bom governo deve ser pautado pelas leis”(Platão); • “O bom governo deve ser pautado pela justiça”(Santo Tomás de Aquino).
Definição de Poder, segundo Max Weber: O poder é definido, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira.
Então, o que acontece? R: Estamos envolvidos pelo: - Estado e sua estrutura, pelos 3 poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário; • Governo, autoridade governante de uma nação ou unidade política que regra e organiza a sociedade; • Agente Político, aquele que necessitou de votos (representação) ou aquele que ocupa cargo de confiança; • Agente Público, funcionário do setor público concursado.
Os atores devem honrar o Artigo 37 da Constituição Federal de 1988 que se refere a: • Legalidade; • Impessoalidade; • Moralidade; • Publicidade; • Eficiência.
E, mesmo assim, Thomas Dye(2009) apresenta “política pública” como “toda ação do governo independente se ele decide ou não fazer”.
Na Contabilidade Públicadizemos que: Referente ao BemPúblico, todo mundo é dono porque é de todo mundo. Ninguém é dono por ser de todos, então, não pertence a ninguém individualmente.
PARTICIPAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS A Constituição Federal de 1988 possibilitou a participação direta da sociedade civil na elaboração e implementação de Políticas Públicas através dos conselhos deliberativos em quatro áreas: 1. Criança e Adolescente; 2. Saúde; 3. Assistência Social; 4. Educação
OUTRAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO • Audiências Públicas; • Conferências; • Fóruns e reuniões; • Organizações da Sociedade Civil • Movimentos Sociais
CF-2019 - JULGAR “Mishpat” – ordem justa da sociedade “Sedáqâ” – justiça, fundamento do direito, obrigação moral do direito ... Preocupação com os mais pobres do povo. Justiça libertadora, que visa melhorar as condições do necessitado
CF-2019 - JULGAR Pentateuco: as leis favorecem o direito como instrumento útil para a construção de convivências igualitárias, “em cujo meio não deve haver nenhum pobre” (Dt15,4). Ideia de subjugar o governante à lei. A justiça seria a maior autoridade no Estado.
CF-2019 - JULGAR Os profetas e o anúncio da justiça: “Aprendei a fazer o bem! Buscai o direito! Corrigi o opressor! Fazei justiça ao órfão! Brigai pela viúva!” (Is1,17). Em vista das dimensões sociais da fé, os profetas lutam contra a idolatria e a favor de um culto comprometido com a justiça social.
CF-2019 - JULGAR Jesus e o Evangelho do Reino de Deus Diante das esperanças religiosas do povo, incluindo as dimensões sociais e políticas, Jesus anunciou o Reino de Deus num determinado contexto histórico, onde o povo era explorado por tributos e taxas pagos ao invasor. As lideranças encontravam-se subjugadas à situação política
CF-2019 - JULGAR - Multiplicação dos pães (Mc 6, 30-44) Jesus teve compaixão da multidão, porque eram eles como ovelhas sem pastor, e começou a ensinar-lhes (Mc 6,34). A solução para fome deles não era a compra, mas a partilha (Mc 6, 37-40) “Não podemos dormir sossegados enquanto houver pessoas com fome no mundo” (Papa Francisco)
CF-2019 - JULGAR – Jesus curava os doentes e expulsava demônios (Mc 1, 34) – Jesus acolhia as crianças, e dizia que quem as acolhesse em seu nome, estava acolhendo a Ele próprio (Mc 9, 37) – Jesus reconheceu a igualdade das mulheres na ordem prevista por Deus na criação (Mc 10, 6). Segundo os 4 evangelhos, as mulheres foram as primeiras testemunhas da ressurreição (Mt28,1-10; Mc 16,1-10; Lc24,11-18; Jo20,11-18)
CF-2019 - JULGAR – Jesus e o trabalho: - Ele era filho de um carpinteiro (Mc 6,3) – Jesus chamou alguns para serem discípulos: pescadores (Mc 1,6) e cobradores de impostos (Mc2,14) – Jesus falou em salários igualitários, quando contou a parábola dos trabalhadores da vinha(Mt 20, 1-6) – Muitas parábolas contadas por Jesus têm imagens do trabalho na roça (Mt 13, 1-9)
CF-2019 - JULGAR PADRES DA IGREJA e o cuidado com os vulneráveis “Deus constituiu os reinos terrenos para o bem dos povos” (Santo Irineu de Lion) “Eis, sobretudo, o que o homem tem de divino: a possibilidade de praticar o bem. Nada te impulsione ao que é indigno de teu cargo” (São Gregório de Nazianzeno)
CF-2019 - JULGAR São João Crisóstomo dizia: “cada um deve empregar o que tem para o bem comum” “Em meio à crise atual as comunidades cristãs deveriam se deixar interpelar por essa realidade” “Escândalo do Corpo de Cristo no altar e gente morrendo de fome nas portas da Igreja”
DSI – Doutrina Social da Igreja O que é? DSI é um conjunto de princípios de reflexão, critérios de juízo e diretivas para a ação. (PAULO VI, OctogesimaAdveniens, n. 4; CONGR. PARA A DOUTRINA DA FÉ, Instrução sobre a Liberdade cristã e a Libertação Libertatis Conscientia, n. 72; JOÃO PAULO II, Sollicitudo rei socialis, n. 41; CONGR. PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA, Orientações para o ensino da DSI nos Seminários, n. 2).
CF-2019 - JULGAR A DSI nasce das Sagradas Escrituras e da fé viva da Igreja. De modo especial, se volta para a dignidade da pessoa humana, com especial atenção aos sofrimentos dos mais pobres, que são a presença de Cristo, e evidencia a necessidade de uma participação ativa e consciente de todos.
CF-2019 - JULGAR A DSI pede que os cidadãos intervenham nas tarefas governativas, exercendo sua cidadania para o bem comum; tomem consciência da necessária participação na política enquanto cidadãos responsáveis pelo bem comum. “A política é uma forma exigente de se viver a caridade cristã, embora não seja a única” (São Paulo VI)
CF-2019 - JULGAR Papa Francisco nos lembra que desenvolvemos a dimensão social de nossa vida quando nos configuramos como “cidadãos responsáveis de um povo, não como uma massa arrastada pelas forças dominantes" “Ser cidadão fiel é uma virtude, e a participação na vida política é uma obrigação” (EG nº 183)
CF-2019 - JULGAR “Seria bom que cada um procurasse examinar-se, para ver o que já fez até agora e o que deveria fazer. Não basta recordar os princípios, afirmar as intenções, fazer notar as injustiças gritantes e proferir denúncias proféticas; estas ficarão sem efeito real, se elas não forem acompanhadas, para cada um em particular, de uma tomada de consciência mais viva da sua própria responsabilidade e de uma ação efetiva” (São Paulo VI)
Direito e Justiça são Condições para a LIBERDADE