1 / 24

O Fruto do Esp rito Santo

kyne
Download Presentation

O Fruto do Esp rito Santo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. O Fruto do Espírito Santo Lição 12

    2. Objetivos Explicar o significado do termo “fruto do Espírito” baseado em Gálatas 5.22. Definir as virtudes do fruto do Espírito. Descrever a natureza do fruto do Espírito. Selecionar textos bíblicos que evidenciam a necessidade do fruto do espírito na vida do crente.

    3. Introdução Possibilita ao cristão autêntico viver de modo íntegro diante de Deus e dos homens. O Homem não consegue obter essa condição por esforço próprio. Conceituado como “expressões do caráter cristão”. É através do fruto do Espírito que o cristão participa da natureza divina.

    4. I. A Natureza do Fruto do Espírito O fruto do Espírito consiste em nove virtudes ou qualidades da personalidade de Deus implantadas no interior do crente com a finalidade de levá-lo a perfeição.

    5. I. A Natureza do Fruto do Espírito O fruto do Espírito representa os atributos de Deus, os traços do seu caráter; O fruto tem sua manifestação na vida anterior, vem de dentro para fora,é o desenvolvimento da semente que caiu em boa terra e produz para a glória de Deus.

    6. I-1. O fruto do Espírito representa “expressões do caráter cristão” O caráter cristão verdadeiro expressa-se no fruto do Espírito que é resumido no amor. Do amor surgem todos os demais atributos de Deus;

    7. I-2. O fruto do Espírito representa a maturidade cristã As línguas, as profecias e até mesmo o conhecimento são úteis, e são dons maravilhosos, mas sua presença em nossa vida nem sempre é uma indicação de nossa maturidade cristã. A medida de nossa maturidade em Deus depende de quão bem temos permitido que o Espírito Santo produza os traços do caráter de Jesus em nossas vidas.

    8. I-2. O fruto do Espírito representa a maturidade cristã “O fruto do Espírito é resultado na vida dos que participam da natureza divina, ou seja, dos que estão ligados a Cristo, ou seja, dos que estão ligados a Cristo a ‘videira verdadeira’” (João 15.1-5). Envolve a união com ele; a limpeza ou a poda pelo pai e a frutificação.

    9. II. Virtudes ou Qualidades do Fruto do Espírito

    10. II-1. Qualidades Universais Amor, alegria e paz. São virtudes relacionadas ao nosso relacionamento com Deus.

    11. II-1-A. Amor Amor Ágape é o amor que flui diretamente de Deus. É o amor de tamanha profundidade que levou Deus a dar seu único filho pelos nossos pecados. É muito fácil amar quem te faz bem, somente pelo Espírito Santo, você é capaz de dedicar amor aos seus inimigos.

    12. II-1-B. Gozo ou Alegria Resultado de um senso de bem-estar, sobretudo de bem-estar espiritual, por causa de um correta relação com Deus. Apesar das dificuldades financeiras, das enfermidades, das calúnias, o crente está cheio de gozo em sua alma. Exemplo: Paulo e Silas (Atos 16.25)

    13. II-1-C. PAZ Trata-se de uma qualidade espiritual produzida pela conciliação, pelo perdão dos pecados e pela conversão da alma transformada segundo a imagem de Cristo. O crente vive no meio da violência que gera insegurança e medo nas pessoas, mas esta virtude do Espírito lhe concede tranquilidade e confiança.

    14. II-2. Qualidades Sociais Longaminidade, benignidade e bondade. São virtudes direcionada ao relacionamento entre os cristãos.

    15. II-2-A. Longanimidade É uma qualidade atribuída a Deus. Ele tem tolerado pacientemente todos as iniquidades do homem. De nós os crentes é esperado que nossas relações com os outros homens se caracterizem pela longanimidade.

    16. II-2-B. Benignidade Significa bondade ou honestidade. O crente que possui essa qualidade é afável e gentil com seus semelhantes, não se mostrando inflexível e amargo. Deus é a fonte dessa qualidade e Cristo o melhor exemplo. Esta virtude torna o crente benigno, desejoso do bem a todos, principalmente para seus inimigos

    17. II-2-C. Bondade Representa a generosidade que flui de uma santa retidão dada por Deus. Se antes você praticava o mal, agora é bom para todos, sem acepção de pessoas.

    18. II-3. Demais Qualidades Fidelidade, Mansidão e Temperança ou domínio próprio.

    19. II-3-A. Fé ou Fidelidade A fé aqui indica confiança em Jesus. Mediante esta qualidade do fruto, podemos alcançar a medida total da plenitude de Cristo. Não é produto humano e consiste em confiança plena de alma em Cristo, resultante de uma experiência com ele. É a certeza que deus existe e está sempre conosco para nos dá a vitória.

    20. II-3-B. Mansidão É o resultado da verdadeira humildade, que nos leva ao reconhecimento alheio e a recusa de nos considerarmos superiores. Esta virtude torna você manso e calmo, quando antes, era agressivo e se irava por qualquer coisa que o contrariava.

    21. II-3-C. Temperança ou Domínio Próprio Nas Palavras “Não devemos falar o que sabemos, mas sim, sabermos o que falamos ”. Vários exemplos na bíblia mostram pessoas mal sucedidas porque falaram de mais. Exemplo: Miriã e Arão

    22. II-3-C. Temperança ou Domínio Próprio Nas Ações Exemplo de quatro jovens judeus referente a alimentação.

    23. II-3-C. Temperança ou Domínio Próprio Nos Pensamentos Exemplo de Davi O crente deve sempre ocupar-se com coisas boas. Devemos fugir da aparência do mal.

    24. Discipulado O fruto do Espírito não é produzido na vida de alguém que vive a vida de qualquer maneira. O cristão precisa dedicar-se a oração, ao estudo da palavra de Deus e passar por várias provas, para alcançar o seu crescimento espiritual. Para alcançar as virtudes do fruto do Espírito há um preço a ser pago, mas a alegria é imensurável e lhe sustenta até a sua partida, ao encontro de Cristo.

More Related