820 likes | 984 Views
Oração do Terço. Ano C - XX Domingo do tempo Comum. Silêncio. SENHOR, QUEM ENTRARÁ NO SANTUÁRIO PRA TE LOUVAR SENHOR, QUEM ENTRARÁ NO SANTUÁRIO PRA TE LOUVAR QUEM TEM AS MÃOS LIMPAS, E O CORAÇÃO PURO, QUEM NÃO É VAIDOSO, E SABE AMAR
E N D
Ano C - XX Domingo do tempo Comum Silêncio
SENHOR, QUEM ENTRARÁ • NO SANTUÁRIO PRA TE LOUVAR • SENHOR, QUEM ENTRARÁ • NO SANTUÁRIO PRA TE LOUVAR • QUEM TEM AS MÃOS LIMPAS, E O CORAÇÃO PURO, QUEM NÃO É VAIDOSO, E SABE AMAR • QUEM TEM AS MÃOS LIMPAS, E O CORAÇÃO PURO, QUEM NÃO É VAIDOSO, E SABE AMAR
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.R. Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai e a comunhão do espírito santo estejam convosco. R:Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os santos mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)
Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém!
SENHOR TEM PIEDADE DE NÓS, SOMOS O TEU POVO PECADOR, TOMA A NOSSA VIDA DE PECADO E DOR, ENCHE O NOSSO ESPÍRITO DE AMOR CRISTO TEM PIEDADE DE NÓS… SENHOR TEM PIEDADE DE NÓS…
Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor;
Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
ORAÇÃO COLECTA Deus de bondade infinita, que preparastes bens invisíveis para aqueles que Vos amam, infundi em nós o vosso amor, para que, amando-Vos em tudo e acima de tudo, alcancemos as vossas promessas, que excedem todo o desejo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.
1ª Leitura «Conduzirei os filhos dos estrangeiros ao meu santo monte» Is 56, 1.6-7
LEITURA I Is 56, 1.6-7 Leitura do Livro de Isaías Eis o que diz o Senhor: «Respeitai o direito, praticai a justiça, porque a minha salvação está perto e a minha justiça não tardará a manifestar-se. Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor para O servirem, para amarem o seu nome e serem seus servos, se guardarem o sábado, sem o profanarem, se forem fiéis à minha aliança, hei-de conduzi-los ao meu santo monte, hei-de enchê-los de alegria na minha casa de oração. Os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceites no meu altar, porque a minha casa será chamada 'casa de oração para todos os povos'». Palavra do Senhor.
LEITURA I Is 56, 1.6-7 hei-de conduzi-los ao meu santo monte, hei-de enchê-los de alegria na minha casa de oração. Os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceites no meu altar, porque a minha casa será chamada 'casa de oração para todos os povos'». Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Salmo Salmo 66 (67), 2-3.5.6.8 (R. 4) REFRÃO: LOUVADO SEJAIS, SENHOR, PELOS POVOS DE TODA A TERRA.
2ª Leitura «Os dons e o chamamento de Deus para com Israel são irrevogáveis» Rom 11, 13-15.29-32
LEITURA II Rom 11, 13-15.29-32 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Irmãos: É a vós, os gentios, que eu falo: Enquanto eu for Apóstolo dos gentios, procurarei prestigiar o meu ministério a ver se provoco o ciúme dos homens da minha raça e salvo alguns deles. Porque, se da sua rejeição resultou a reconciliação do mundo, o que será a sua reintegração senão uma ressurreição de entre os mortos? Porque os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis. Vós fostes outrora desobedientes a Deus e agora alcançastes misericórdia, devido à desobediência dos judeus. Assim também eles desobedecem agora, de modo que, devido à misericórdia obtida por vós, também eles agora alcancem misericórdia. Efetivamente, Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos. Palavra do Senhor.
LEITURA II Rom 11, 13-15.29-32 reconciliação do mundo, o que será a sua reintegração senão uma ressurreição de entre os mortos? Porque os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis. Vós fostes outrora desobedientes a Deus e agora alcançastes misericórdia, devido à desobediência dos judeus. Assim também eles desobedecem agora, de modo que, devido à misericórdia obtida por vós, também eles agora alcancem misericórdia. Efetivamente, Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos. Palavra do Senhor.
LEITURA II Rom 11, 13-15.29-32 também eles agora alcancem misericórdia. Efetivamente, Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos. Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Aclamação ALELUIA, A PALAVRA É DEUS EM NÓS (BIS) ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA Jesus proclamava o evangelho do reino e curava todas as doenças entre o povo.
Evangelho «Mulher, é grande a tua fé» Mt 15, 21-28
EVANGELHO Mt 15, 21-28 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho se nosso Senhor Jesus Cristo Segundo S. Mateus Gloria a Vós, Senhor
EVANGELHO Mt 15, 21-28 Naquele tempo, Jesus retirou-Se para os lados de Tiro e Sidónia. Então, uma mulher cananeia, vinda daqueles arredores, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim. Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio». Mas Jesus não lhe respondeu uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-Lhe: «Atende-a, porque ela vem a gritar atrás de nós». Jesus respondeu: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: «Socorre-me, Senhor». Ele respondeu: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Mas ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos». Então Jesus respondeu-lhe: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas». E, a partir daquele momento, a sua filha ficou curada. Palavra da salvação.
EVANGELHO Mt 15, 21-28 Jesus respondeu: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: «Socorre-me, Senhor». Ele respondeu: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Mas ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos». Então Jesus respondeu-lhe: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas». E, a partir daquele momento, a sua filha ficou curada. Palavra da salvação.
EVANGELHO Mt 15, 21-28 Então Jesus respondeu-lhe: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas». E, a partir daquele momento, a sua filha ficou curada. Palavra da salvação. Gloria a Vós Senhor!
Tiro e Sídon ficam ao norte da Galileia, no actual Líbano, uma terra estrangeira onde a maior parte das pessoas eram Gregos. O encontro com a mulher de Canaã foi a única ocasião na sua vida pública em que Jesus esteve fora do território de Israel. No Novo Testamento só existem dois milagres realizados por Jesus aos gentios: a cura da filha desta mulher e do servo do centurião. Jesus desloca-se àquela região não para pregar, nem para fazer milagres,
mas para estar sozinho com os apóstolos. Os cananeus eram desde sempre inimigos de Israel, e eram considerados pagãos e idólatras - ritualmente impuros, que tentavam muitas vezes desviar Israelitas da sua fé, induzindo-os a adorar Baal e Astarte. Jezabel, rainha poderosa e esposa do Rei Acab, que construiu um templo a Baal e Astarte na Terra Prometida, tentou matar o profeta Elias, capturou a propriedade de Nabot,
era conterrânea da mulher cananeia. Embora sendo pagã, a mulher Cananeia saudou Jesus como “Filho de David”. Mas Jesus não respondeu nada. A súplica dela foi tão forte até que os apóstolos intercederam. Ela prostrou-se então e pediu: “Socorre-me, Senhor”. A resposta de Jesus foi dura: “Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos”. Para os Israelitas os cães eram impuros.
Mas ela não se ofendeu com as palavras duras, e respondeu com certo humor: “Até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.Ela conhecia Jesus de nome e sabia que era muito bom e tinha poder para mandar embora os demônios. É bom notar que o pedido desta mulher foi negado três vezes por Jesus, e que ainda assim ela persistiu. Porque negou Jesus tantas vezes o pedido?
Como entender esta atitude rude e insensível do mestre galileu, sempre preocupado em traduzir em gestos concretos o amor e a misericórdia de Deus pelos homens? É possível que Mateus esteja, nesta catequese, a responder a uma situação concreta da sua comunidade. Nos finais do século primeiro, alguns judeo-cristãos ainda tinham dificuldade em aceitar a entrada dos pagãos na Igreja de Jesus.
Israel é primogénito de Deus mas não é unigénito. Jesus queria que os seus discípulos modificassem radicalmente o modo de se relacionarem com os estrangeiros. Ela mostrou um grande respeito, três vezes chamou O “Senhor.” Então Jesus respondeu: “Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas”. O elogio que Jesus deu a ela nunca foi dirigido a um israelita.
Jesus apreciou a grandeza da fé dos que Lhe pediam um milagre em duas ocasiões apenas, e de ambas se tratou de pagãos – esta mulher e o centurião. O milagre que a mulher pedia ao Senhor necessitou também de uma oração persistente acompanhada de muita fé e de muita humildade. Perseverar é a primeira condição de toda a petição: “É preciso orar sempre, sem nunca desistir” (Lc.18,1).
Algumas vezes as nossas súplicas também não são atendidas imediatamente. Mas Ele sabe o que é melhor para nós. Ensinou-nos a rezar com a forma “Seja feita a vossa vontade”. Imitemos a persistência da mulher cananeia. Assim Seja!
A tua Fé te salvou Meditação
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação
desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.
De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.
Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Amén.
Irmãs e irmãos em Cristo: Deus quer conduzir ao seu monte santo todos os habitantes da terra. Peçamos pelas intenções do mundo inteiro, dizendo com fé e humildade: Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo. Pelo Bispo Manuel que o Senhor nos concedeu, pelos presbíteros, diáconos e catequistas, e por todos os servidores da nossa Diocese, oremos, irmãos. Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo.
Pelos povos da terra e seu desenvolvimento, pelos estrangeiros que vivem entre nós e pelos homens desprezados e infelizes, oremos, irmãos. Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo. Pelos que não têm casa, nem família, nem carinho, pelos que procuram trabalho e não o encontram e pelas vítimas das injustiças e maldades, oremos, irmãos. Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo.
Pelas mães que pedem a Deus que as socorra, • por aquelas que perderam toda a esperança, • pelos pobres, pelos órfãos e pelas viúvas, • oremos, irmãos. • Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo. • Por nós próprios que celebramos a nossa fé, • por aqueles que a perderam ou a abandonaram • e pelos que louvam a Deus com suas obras, • oremos, irmãos. • Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo.
Senhor, nosso Deus, que escutastes as súplicas da mulher cananeia, atendei a oração do vosso povo e concedei a todos aqueles por quem pedimos a graça de Vos conhecerem e amarem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.
A TI, MEU DEUS, ELEVO MEU CORAÇÃO, • ELEVO AS MINHAS MÃOS, MEU OLHAR, MINHA VOZ • A TI, MEU DEUS, EU QUERO OFERECER • MEUS PASSOS E MEU VIVER, MEUS CAMINHOS MEU SOFRER • A TUA TERNURA, SENHOR, • VEM ABRAÇAR-ME, E A TUA BONDADE INFINITA, VEM PERDOAR-ME • VOU SER O TEU SEGUIDOR, E DAR-TE O MEU CORAÇÃO, EU QUERO SENTIR O CALOR DAS TUAS MÃOS • A TI MEU DEUS, QUE ÉS BOM E QUE TENS AMOR, • AO POBRE, AO SOFREDOR, VOU SERVIR, ESPERAR • EM TI SENHOR, HUMILDES SE ALEGRARÃO • CANTANDO A NOVA CANÇÃO, DE ESPERANÇA E DE PAZ
Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja
(Todos a pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Aceitai, Senhor, o que trazemos ao vosso altar, nesta admirável permuta de dons, de modo que, oferecendo-Vos o que nos destes, mereçamos receber-Vos a Vós mesmo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém!
V. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.