1 / 11

Actividade Laboratorial AL 1.2

Actividade Laboratorial AL 1.2. Síntese do sulfato de tetraminocobre II mono-hidratado. Objectivo. Material e equipamento. Reagentes e segurança. Procedimento e segurança. Diluir 8,0 cm 3 de amon í aco em 5,0 cm 3 de á gua num copo de precipita ç ão de 100 mL ou numa cápsula.

lee-alston
Download Presentation

Actividade Laboratorial AL 1.2

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Actividade Laboratorial AL 1.2 Síntese do sulfato de tetraminocobre II mono-hidratado

  2. Objectivo

  3. Material e equipamento

  4. Reagentes e segurança

  5. Procedimento e segurança • Diluir 8,0 cm3 de amoníaco em 5,0 cm3 de água num copo de precipitação de 100 mL ou numa cápsula . • 2. Pese uma amostra de massa (m1) correspondente a 0,020 mol de sulfato de cobre (II) penta-hidratado. Reduza a pó, num almofariz, a quantidade de sal pesado.

  6. Procedimento 3. Adicione os cristais pulverizados à solução de amoníaco que se encontra no copo de precipitação ou cápsula e agite com a vareta até que todo o sal se dissolva. 4. Meça 8,0 cm3 de álcool etílico e adicione-os com o auxílio da vareta, sem agitar, ao conteúdo do copo. 5. Tape o copo com um vidro de relógio e deixe-o repousar até à aula seguinte. 6. Agite o copo, de modo que a precipitação do sal formado seja total; deixe sedimentar os cristais.

  7. Procedimento 7. Faça a filtração dos cristais, usando um kitasato com funil de buchner e um papel de filtro previamente pesado e lave-os, a pressão reduzida, sucessivamente com 2 cm3 e 5 cm3 de uma mistura 1:1 de amoníaco e álcool etílico e despreze a fase líquida. • 8.Lave novamente os cristais com 5 cm3 de álcool etílico e seque-os a pressão reduzida. • 9.Seque os cristais com papel de filtro e pese-os.

  8. Síntese do Sulfato de tetraminocobre (II)

  9. Notas

  10. Notas

  11. Questões • “Os cristais de sulfato de cobre (II) pentahidratado devem ser reduzidos a pó”. - Apresentar uma explicação para este procedimento. • “Os cristais obtidos por síntese são muito finos”.- Indicar o tipo de filtração mais adequado. • “Sabe-se que os cristais obtidos se decompõem facilmente a temperaturas baixas”. - Sugerir um processo de os secar sem correr o risco da sua decomposição. • Indicar a operação que falta concretizar no diagrama com vista à obtenção do rendimento. • Verificação se as quantidades de reagentes utilizados estão nas proporções estequiométricas ou se existe um reagente em excesso, procedendo à respectiva identificação. • Explicar porque se utiliza álcool a 96% se esta substância não intervém na reacção • Cálculo do rendimento da síntese efectuada. • Comentário dos valores obtidos.

More Related