1 / 79

Percepção e Fund. Das Artes Visuais

Percepção e Fund. Das Artes Visuais. Revisão - Aula 003 A arte e imagem como linguagem. Percepção e Fund. das Artes Visuais. Descrição

lilike
Download Presentation

Percepção e Fund. Das Artes Visuais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Percepção e Fund.Das Artes Visuais Revisão - Aula 003 A arte e imagem como linguagem

  2. Percepção e Fund. das Artes Visuais Descrição O ensino pela imagem facilita a quem interpreta recursos e mecanismos de representação que permitam obter a maior quantidade de informação acerca da imagem analisada ou “lida”. Mas ler uma imagem não é fácil, pois a nossa visão seleciona só o que nos chama a atenção, sendo assim uma leitura parcial. Mas para não correr riscos de más interpretações das imagens é necessário um “alfabetismo visual”.

  3. Percepção e Fund. das Artes Visuais Descrição O ensino pela imagem assume cada vez mais importância no nosso dia-a-dia, pois ela começa a aparecer como um meio de transmissão de informação, e não como um meio meramente ilustrativo. No entanto, para ser utilizada corretamente como um meio de transmissão de informação é necessário que se saiba “ler” a imagem. O que se verifica é que a maioria das pessoas observa a imagem, e ao olhá-la como um todo, não conseguem dali retirar a mensagem pretendida.

  4. Percepção e Fund. das Artes Visuais Nosso sentido é composto de camadas sucessivas de sentidos e para existir uma leitura correta de imagens devemos ter sempre em conta dois tipos de leitura: a denotativa, onde descrevemos os objetos e a localização espacial dele e a conotativa, onde interpretamos a imagem.

  5. Percepção e Fund. das Artes Visuais

  6. Percepção e Fund. das Artes Visuais • O segundo sentido apoia-se sobre o primeiro, mas os dois não coexistem pacificamente. Focar um implica desfocar o outro. • Toda a linguagem icônica ou visual é resultado de uma estratégia significativa e como tal persuasiva. Cada imagem, seja publicitária, institucional ou educativa, esforça-se por convencer à sua maneira. Ao usarmos determinadas imagens revelamos orientações subjetivas e únicas.

  7. Percepção e Fund. das Artes Visuais A comunicação existe basicamente para satisfazer a três necessidades primárias: • para que alguém saiba algo; • para que alguém faça algo; • para que alguém aceite algo.

  8. Percepção e Fund. das Artes Visuais Linguagem Visual A linguagem visualfunciona como a ordenadora dos símbolos da comunicação num contexto de espaço e tempo, através de acordos (convenções) estabelecidos por grupos humanos para transmitir determinados significados, organizando suas percepções, classificando e relacionando acontecimentos para que os símbolos guardem um mesmo sentido para todos que o empregam.

  9. Percepção e Fund. das Artes Visuais Linguagem Visual A linguagem visual é simbólica e funciona através de analogias e metáforas, ela é uma linguagem talvez mais limitada do que a falada, porém mais direta. Isto nos mostra que a transmissão de informações no modo visual tem um maior impacto e efeito no observador, já que utilizamos maneiras mais objetivas através das mensagens visuais em seus diversos exemplos.

  10. Percepção e Fund. das Artes Visuais Linguagem • Versignifica essencialmente conhecer, perceber pela visão, alcançar com a vista os seres, as coisas e as formas do mundo ao redor. Ver é também um exercício de construção perceptiva onde os elementos selecionados e o percurso visual podem ser educados.

  11. Percepção e Fund. das Artes Visuais Linguagem • Observaré olhar, pesquisar, detalhar, estar atento de diferentes maneiras às particularidades visuais relacionando-as entre si. O saber ver e observar podem ser trabalhados de maneira que a pessoa possa analisar, refletir, interferir e produzir visualmente através do entendimento da linguagem visual.

  12. Percepção e Fund.Das Artes Visuais Revisão - Aula 004 Compreensão estética e cultural dos meios visuais - Anatomia da Mensagem Visual -

  13. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual Perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler, olhar. São processos e funções com inúmeras conotações: da identificação de objetos simples ao uso de símbolos e da linguagem para conceituar, do pensamento indutivo ao dedutivo. O número de possibilidades desta pergunta mostra a própria complexidade do caráter e do conteúdo da inteligência visual.

  14. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual Expressamos e recebemos mensagens visuais em três níveis: • Representacional • Simbólico • Abstrato

  15. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual

  16. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual

  17. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual Esses níveis são interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles. Eles permitem análises, a grosso modo, da criação de mensagens, bem como em termos de qualidade no processo de visão.

  18. Percepção e Fund. das Artes Visuais Anatomia da Mensagem Visual Grande parte do processo de aprendizagem é visual, e nos permite: • Aprender e identificar todo material visual elementar de nossas vidas; • Aprender e compreender instintivamente; • Aprender intelectualmente a conviver e operar os objetos do mundo complexo.

  19. Percepção e Fund. das Artes Visuais • Representacional • É aquilo que vemos e identificamos com base no meio ambiente e experiência própria. • Quanto mais representacional, mais especifica é, ou seja, é uma comunicação forte e direta dos detalhes.

  20. Percepção e Fund. das Artes Visuais Representacional • A fotografia é o que mais se assemelha ao modelo natural representacional:

  21. Percepção e Fund. das Artes Visuais Representacional • A ilustração fiel ao real também pode ser caracterizada como representacional.

  22. Percepção e Fund. das Artes Visuais Representacional Já o processo de abstração da imagem caracterizada como represantacional, ignora os detalhes irrelevantes e enfatiza os traços mais marcantes. Ao eliminar os detalhes, até se atingir abstração total em 2 caminhos: Simbolismo (significado arbitrariamente atribuído); Abstração pura (sem as referências do meio ambiente).

  23. Percepção e Fund. das Artes Visuais Simbólico • O vasto universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou arbitrariamente e ao qual atribuiu significados. • Para ser eficaz, um símbolo não deve apenas ser visto e reconhecido, deve também ser lembrado, e mesmo reproduzido. Não pode, por definição, conter grande quantidade de informações.

  24. Percepção e Fund. das Artes Visuais Simbólico

  25. Percepção e Fund. das Artes Visuais Abstrato • A abstração não precisa ter nenhuma relação direta com a criação de símbolos. • A redução de tudo aquilo que vemos aos elementos visuais básicos também é um processo de abstração, que na verdade, é muito mais importante para o entendimento e a estruturação das mensagens visuais.

  26. Percepção e Fund. das Artes Visuais Abstrato Em termos visuais, a abstração é uma simplificação que busca um significado mais intenso e condensado. Quanto mais abstrata, mais geral e abrangente. Dando ênfase nos meios mais diretos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens.

  27. Percepção e Fund. das Artes Visuais Abstrato

  28. Percepção e Fund. das Artes Visuais Abstrato

  29. Percepção e Fund. das Artes Visuais Resumindo - Interação entre os 3 O Representacional é o nível mais eficaz a ser utilizado na comunicação forte e direta dos detalhes visuais do meio ambiente.

  30. Percepção e Fund. das Artes Visuais Resumindo - Interação entre os 3 O Simbolismo pode ser qualquer coisa, de uma imagem simplificada a um sistema extremamente complexo de significados atribuídos, a exemplo da linguagem ou dos números. Em todas as suas formulações, pode reforçar, de muitas maneiras, a mensagem e o significado na comunicação visual.

  31. Percepção e Fund. das Artes Visuais Resumindo - Interação entre os 3 A Abstração tem sido o instrumento fundamental para o desenvolvimento de um projeto visual. É um processo dinâmico, cheio de começos e falsos começos, mas livre e fácil por natureza.

  32. Percepção e Fund.Das Artes Visuais Revisão - Aula 005 Compreensão estética e cultural dos meios visuais - Comunicação Visual e componentes estéticos -

  33. Percepção e Fund. das Artes Visuais COMUNICAÇÃO VISUAL DEFINIÇÃO: é toda forma de comunicação que utiliza de elementos visuais, tais como imagens, signos, gráficos, vídeos ou desenhos para expressar uma ou mais ideias. Ela é muito usada na propaganda, pois exige menos tempo para veicular uma ideia do que um texto necessitaria, e como a propaganda precisa atingir rápido o público, nada mais eficaz que recursos imagéticos.

  34. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos Sempre que alguma coisa é projetada (pintada, desenhada, esboçada ou esculpida), a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. Não se devem confundir os elementos visuais com as matérias-primas ou o meio de expressão, a madeira, a argila, a tinta ou o papel.

  35. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos • - ponto, • - linha, • - forma, • - direção, • - tom, • - cor, • - textura, • - dimensão, • - escala, • - movimento. Os elementos visuais constituem o básico do que vemos:

  36. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (ponto) é a unidade de comunicação visual mais simples. Logo pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência, um indicador de espaço ou o início de alguma mensagem.

  37. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (ponto)

  38. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) É um ponto em movimento, pois quando fazemos uma marca contínua (uma linha), em uma superfície e movê-lo segundo uma determinada trajetória, de tal forma que as marcas assim formadas se convertam em registro.

  39. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha) As linhas retas produzem uma sensação de tranqüilidade, de solidez, de serenidade. Mas existem conceitos e princípios que organizam e estruturam a linguagem visual para a criação do desenho em um aspecto estético e funcional. Sabendo que a linha, um elemento conceitual do desenho, possibilita representar a expressividade de um artista de acordo com sua intensidade e velocidade.

  40. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha)

  41. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (linha)

  42. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (forma) A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existem três formas básicas:

  43. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (forma) Resumindo, cada uma das formas básicas tem suas características específicas, e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associação, outros por nossas próprias percepções.

  44. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (direção) Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal e vertical; o triângulo, a diagonal, o círculo, a curva.

  45. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (direção) Horizontal / Vertical – relação com o equilíbrio e a estabilidade.

  46. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (direção) Diagonal – sua força direcional é mais instável e provocadora. Seu significado é ameaçador e quase perturbador.

  47. COMUNICAÇÃO VISUALelementos básicos (direção) Curva – tem significados associados a abrangência e a repetição.

More Related