1 / 13

UNIMINAS

UNIMINAS. PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL. COLABORADORA: GILCA VILARINHO ALUNA: ANA MARIA GONZAGA. PRINCIPAIS PROJETOS SOBRE INFORMATICA EDUCACIONAL NO BRASIL. EDUCOM.

long
Download Presentation

UNIMINAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL COLABORADORA: GILCA VILARINHO ALUNA: ANA MARIA GONZAGA

  2. PRINCIPAIS PROJETOS SOBRE INFORMATICA EDUCACIONAL NO BRASIL

  3. EDUCOM Surgiu no ano de 1981 no I Seminário Nacional de Informática na Educação na Universidade de Brasília Objetivos: investir em pesquisas educacionais; melhorar o aprendizado utilizando computadores; possibilitar as mesmas possibilidades que as escolas particulares ofereciam a seus alunos. Instituições participantes: UNICAMP, UFRG, UFRJ.

  4. RESULTADOS Ajudou na criação e desenvolvimento da cultura nacional de uso de computadores na educação, voltada para a realidade da escola pública brasileira.

  5. FORMAR Implementado em1987 na UNICAMP nos meses de junho a agosto Visa a capacitação de pessoas Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação CAIE/MEC sob a coordenação do NIED/UNICAMP e pesquisadores e espe Cialistas integrados do projeto EDUCOM.

  6. Propiciou a capacitação de profissionais da educação que nunca tinham contato com a informática Permitiu uma visão ampla sobre os diversos aspectos da Informática e da educação

  7. PRONINFE PROJETO NACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA INPLANTADA EM 1898 PELO MEC . é uma parceira do Mec com as secretaria dos estado, visando introduzir a informática nas escolas das redes públicas estadual e municipal.

  8. a implantação de laboratórios de informática conectados à Internet; contribuir para a melhoria da qualidade da educação; utilizar a informática na operacionalização dos componentes curriculares de forma transdisciplinar; democratizar o acesso aos meios de comunicação; habilitar, teórica e tecnicamente, os professores na utilização de equipamentos e programas no processo ensino/aprendizagem.

  9. 44 centros de informática na educação implantados, a maioria interligada na Internet. 400 subcentros implantados, a maioria por iniciativas de governos estaduais e municipais, a partir do modelo de planejamento concebido, inicialmente, pelo Projeto EDUCOM/UFRGS (destes, 87 estão no Estado do Rio Grande do Sul). 400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas, financiados por governos estaduais e municipais. mais de 10.000 profissionais preparados para trabalhar em informática educativa no país, incluindo um número razoável de pesquisadores com cursos de mestrado e doutorado.

  10. PROINFO PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Foi criado em 09 de abril de 1997 pelo MEC Usar a tecnologia como enriquecimento para as práticas pedagógi- cas no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino.

  11. Conta com o apoio e desenvolvimento da SEED. Secretaria da Educação à Distância e a coordenação é da responsabi- Lidade federal e a operacionalização é conduzida pelos Estados e Mu- nicípios

  12. melhor consolidado, do bem estruturado programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e do ambicioso Unirede envolvendo 61 universidades públicas, além dos programas do Ministério da Cultura (MINC) para interligação das bibliotecas públicas municipais e do grande projeto de informatização do acervo da Biblioteca Nacional, que até agora atingiu cerca de 700 mil registros, para um total de 8,5 milhões de peças.

  13. BIBLIOGRAFIA www.esaf.fazenda.gov.br/cursos/formar/home-formar.htm www.c5.cl/investiga/actas/ribie981232.html-59k www.proinfo.mec.gov.br ACESSO EM 28DE SETEMBRO DE 2005

More Related