1 / 12

RADIOATIVIDADE

RADIOATIVIDADE. PERÌODO DE SEMIDENSITEGRAÇÃO OU MEIA-VIDA ( P ou T 1/2 ) É o tempo necessário para que metade da quantidade dos átomos de uma amostra sejam desintegrados. n 0 = nº de átomos inicial. Graficamente:. FISSÃO NUCLEAR

lucian
Download Presentation

RADIOATIVIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. RADIOATIVIDADE

  2. PERÌODO DE SEMIDENSITEGRAÇÃO OU MEIA-VIDA ( P ou T1/2) É o tempo necessário para que metade da quantidade dos átomos de uma amostra sejam desintegrados. n0 =nº de átomos inicial

  3. Graficamente:

  4. FISSÃO NUCLEAR É o processo de quebra de núcleos grandes em núcleos menores, liberando uma grande quantidade de energia.

  5. O nêutron ao atingir um núcleo de urânio, provoca sua quebra em dois núcleos menores e a liberação de mais nêutrons que, por sua vez, irão Atingir outros núcleos e provocar novas quebras. É uma reação em Cadeia.

  6. Cada 1g de urânio-235 equivale, sob o ponto de vista energético, a 30 t de TNT.

  7. BOMBA ATÔMICA A reação em cadeia da fissão nuclear só conseguirá se manter se a massa do material físsil for superior a um certo valor chamado de massa crítica A bomba detonada em Hiroxima(06/08/1945), cuja massa de urânio-235 enriquecido era igual a 7 quilos, tinha o poder destrutivo de 20 quilotons (20 mil toneladas de TNT). Ela provocou a morte imediata de 100 mil pessoas aproximadamente. Três dias depois, outra bomba atômica, de Plutônio, foi lançada sobre Nagasaqui, matando na hora 20 mil pessoas

  8. REATOR NUCLEAR É um dispositivo que permite controlar a fissão nuclear. A energia liberada durante o processo é usada para transformar água líquida em vapor, o qual faz girar uma turbina, gerando energia elétrica.

  9. FUSÂO NUCLEAR É a junção de núcleos pequenos formando núcleos maiores e liberando uma quantidade muito grande de energia. Nas estrelas, como o Sol, ocorre a contínua irradiação de energia das reações de fusão nuclear. Nas estrelas ocorre a seguinte reação:

  10. Para ocorrer a fusão nuclear é necessária uma temperatura muito elevada, Pelo menos da ordem de 10 milhões de graus Celsius. A energia liberada na reação de fusão é bem maior do que na fissão nuclear 1g de hidrogênio libera tanta energia quanto a queima de 20 toneladas de carvão. Em bombas de hidrogênio, ainda não usadas militarmente, ocorre a fusão dos isótopos de hidrogênio denominados deutério (1H2) e trítio(1H3): Para conseguir altas temperaturas, nas bombas H usa-se uma bomba atômica como uma espécie de detonador: as fissões em cadeia liberam calor, condições solares são atingidas (T e P) e, então ocorrem as fusões que liberam muito mais energia que as fissões nucleares.

  11. APLICAÇÕES DA RADIOATIVIDADE • DATAÇÃO COM CARBONO-14 • Este isótopo radioativo forma-se no ar atmosférico quando nêutrons de raios cósmicos • Colidem com núcleos de nitrogênio: O carbono-14 reage com O2 da atmosfera, formando CO2 radioativo. Este CO2 é absorvido por uma planta, através da fotossíntese. Por outro lado, uma animal pode alimentar-se do vegetal e incorporar ao seu tecido o C-14. Quando um animal ou vegetal morre, a quantidade de C-14 tende a diminuir, pois ocorre a desintegração. O carbono-14 tem o período de semidesintegração de 5600 anos. • Aplicação de radioisótopos em medicina

More Related