1 / 41

GLORIFICAÇÃO

GLORIFICAÇÃO. Como será o corpo ressurreto?. Quando receberemos o corpo ressurreto? Como será esse corpo?. Quando e como será o corpo ressurreto?.

mahsa
Download Presentation

GLORIFICAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GLORIFICAÇÃO Como será o corpo ressurreto?

  2. Quando receberemos o corpo ressurreto? Como será esse corpo?

  3. Quando e como será o corpo ressurreto?

  4. Quando Cristo nos redimiu, ele não redimiu apenas a nossa ou alma, mas inteiramente, como pessoa, o que inclui a redenção do nosso corpo, alma e espírito.

  5. A extensão da obra redentora de Cristo não estará completa até que nosso corpo seja inteiramente libertado dos efeitos da queda e levado ao estado de perfeição para o qual Deus nos criou. A redenção do nosso corpo acontecerá somente quando Jesus voltar e nos ressuscitar dentre os mortos.

  6. Paulo afirma que aguardamos “a redenção do nosso corpo, pois nessa esperança fomos salvos”. Rm 8.23-24 Diz que “seremos glorificados com ele”. Rm 8.17

  7. Quando Paulo alinha as etapas da aplicação da redenção, a última que ele cita é a glorificação. Rm 8.30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

  8. O dia em que formos glorificados será um dia de vitória, porque naquele dia o último inimigo, a morte, será destruída. 1Co 15.25-26 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.

  9. 1Co 15.54-55 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

  10. Glorificação é o passo final da redenção.

  11. A glorificação no Novo Testamento A principal passagem no Novo Testamento sobre a glorificação é 1Co 15.12-58. V.22-23 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.

  12. 1Co 15.51-52 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

  13. As almas voltarão com Cristo e se reunirão aos seus corpos na ressurreição. 1Ts 4.14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.

  14. Jo 5.28-29 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: Os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

  15. Jo 6.39-40 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

  16. Devemos viver na expectativa da vinda de Jesus e da transformação do nosso corpo. Fp 3.20-21 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

  17. A base da glorificação no Antigo Testamento Antes de Jesus ressuscitar, muitos judeus tinham esperança de uma ressurreição do corpo. Exemplos: Marta, irmã de Lázaro. Félix segundo Paulo. Abraão aguardava a cidade que tem fundamentos. Etc.

  18. Hb 11.13-16 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.

  19. E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

  20. Com que se parecerá o corpo da ressurreição?

  21. 1Co 15. 42-44, 49 Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.

  22. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. [...] E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.

  23. O corpo glorificado será incorruptível. Isso significa que ele não se desgastará. Não envelhecerá e não estará sujeito à enfermidades e doenças. Nesse corpo ressurreto veremos o que Deus pretendia que fôssemos enquanto seres humanos.

  24. Nosso corpo será ressuscitado “em glória”, o que sugere beleza no novo corpo. Não haverá mais nada desonroso, mas o corpo parecerá “glorioso” em sua beleza. A palavra “glória” se refere ao brilho resplandecente que envolve a presença de Deus, parece que haverá um brilho ao redor do nosso corpo que será um sinal externo da nossa posição de exaltação e domínio, dado a nós por Deus sobre a criação.

  25. O corpo glorificado não será limitado pelo tempo, massa, gravidade, espaço, "leis da natureza". Será como o corpo ressurreto de Cristo, que: - Atravessou a montanha do sepulcro (a pedra foi retirada para assombro dos guardas e para que as mulheres e demais discípulos pudessem ver e entrar, não para que Cristo pudesse sair, Ele já atravessara as faixas de pano e as paredes de pedra);

  26. - Instantaneamente desapareceu da casa de Cleopas e seu companheiro, em Emaús. Luc 24:31 então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.

  27. - Apareceu simultaneamente aos 10 apóstolos, 12,4 km distante e sob portas fechadas. Jo 20:19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!

  28. - 8 dias depois, apareceu instantaneamente aos 11 apóstolos sob portas fechadas. Jo 20:26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!

  29. O corpo será ressurreto em poder. Nosso corpo terá plena força e poder. Não haverá mais doenças, ou envelhecimento. 1Co 15: 43 Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.

  30. O corpo ressuscitará “Corpo Espiritual”. (1Co 15:44) A palavra para espiritual é “pneumatikon”, que não tem o sentido de um corpo não físico, mas um corpo preparado para a vida espiritual. Nosso corpo atual é sujeito às características e desejos da natureza pecaminosa. O corpo da ressurreição será inteiramente sujeito à vontade e direção do Espírito Santo.

  31. 1Co 15:44 Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 1Co 15:44 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.

  32. Quando Jesus voltar, ele nos ressuscitará, e este corpo ressurreto será semelhante ao seu próprio corpo. 1Jo 3:2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.

  33. Alguns dizem que o nosso corpo não será um corpo físico, pois o apóstolo Paulo diz: A carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção a incorrupção” (1Co 15:50). O que Paulo quer dizer com “carne e sangue”, é a nossa atual natureza humana, sujeitos à fraqueza, à corrupção e à morte. Esse é o assunto que ele aborda neste contexto em 1Co 15:45-49.

  34. 1Co 15:45-49 Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.

  35. Com carne e sangue ele quer dizer: no presente estado da existência, tendo um corpo semelhante ao de Adão pós-queda. Ele não está dizendo que viveremos em um estado não físico, pois todo o céu e a terra serão renovados para vivermos neles.

  36. Rm 8:18-25 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

  37. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

  38. Nós não deixaremos de existir em um corpo físico, mas seremos transformados e teremos um corpo incorruptível. O corpo de Jesus ressuscitado era físico. 1Co 15:53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.

  39. A ressurreição em um corpo físico e real é uma clara afirmação da bondade da criação física de Deus. Viveremos em um corpo com todos os atributos que Deus criou para que os tivéssemos, e seremos a prova viva da sabedoria de Deus em fazer uma criação material, que desde o princípio era muito boa. Gn 1:31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.

  40. Viveremos como cristãos ressurretos no novo corpo, que será perfeito para viver nos “novos céus e nova terra, nos quais habita justiça”. 2Pe 3:13-14 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis,

  41. Fim Pr. Marco Antonio de Souza

More Related