E N D
Com som 10 grandes ideias Que nos mudarão a vida
1. PETRÓLEO CRIADO EM LABORATÓRIO: O NOVO OURO NEGRO"Petróleo 2.0". Assim se conhece a iniciativa da empresa LS9, dos USA., cujoscientistasalteraram genes de microorganismos para que excretemcrude. Trata-se de bactérias E. coli, àsquais se alterou o ADN para que gerem este composto, o qual é ligeiramente diferente dos ácidos gordos que estes organismos normalmente produzem. Trata-se de umafonterenovável de combustível, pelo que os planos da empresa incluemuma fábrica comercial em 2011. De forma similar, a empresa espanholaBio Fuel System (BFS) tambémcriouum petróleo biológico e renovável. Neste caso, utilizam-se células de microalgasmarinhas que se alimentam de luz solar, CO2, fósforo e azoto. Em cilindros de três metros de altura, concentram-se à razão de 200 milhões por centímetro cúbico,dividem-se constantemente, gerandoumabiomassa similar à que há 200 milhões de anos deuorigemao petróleo. Diferente do crude normal, esta versãonãotemenxofrenemmetais pesados oucor negra. BFS játemvárias plantas de produçãodeste "biopetróleo" e a meta futura é começar a instalar centrais termoeléctricas que forneçamelectricidade a 3.000 vivendas cada uma.
2. UMA HORA ENTRE TÓQUIO E NEW YORKO jactotmais veloz - o aviãoespia SR-71- atinge umavelocidade de Mach 3.3. Mas a nova geração de motores scramjet promete romper todas as barreiras de velocidadecom marcas desde sete (Mach 7) a 18 vezes a velocidade do som. Atecnologiadestes motores permite que o arseja comprimido e aquecido antes de ser misturado com o hidrogénio. Esta combustãogeraum impulso extremamente potente e deixa apenas un rasto de vapor de água. Com Mach 8, umaviagem entre Tóquio e New York duraria 70 minutos. EmDezembro, a Nasa realizará a primeiraprova do X-51A, desenvolvido pela Boeing e que voará a Mach 5. A agência espacial dos USA desenvolveoutroprojectocom a empresa VirginGalactic, pelo que se espera que os primeiros modelos comerciaiscapazes de levar satélites à órbita terrestre comecem a operar em 2015, enquanto que os desenhos para seis ou 10 passageirosiniciarão os seusvoosem 2020. A Rússsia e a suacompanhia estatal UABC jáplaneiao primeiro modelo de 200 passageiros, que viajará entre Moscovo e New York em 45 minutos.
3. UM MUNDO SEM CABOS NEM TOMADASParece umsonho. Un mundo sem cabos nem tomadas, sembateriasnempilhas. É o que está a ser desenvolvido a grande velocidade pelos investigadores do MIT e que poderácomeçar a usar-se dentro de um par de anos. A ideia é que as paredes de uma casa contenham partículas de carbono e um sistema condutorque lhe permita actuar como uma antena electromagnética que transporte através do ar a energianecessária para mantercarregados todos os aparelhos: telemóvel, notebook, televisor, lâmpadas. As poupançasserãomilionárias: sópilhasproduzem-se 40 mil milhões de unidades por ano no mundo. Maisainda, poder-se-á massificar o uso do automóvel eléctrico, que se carregaráenquanto se encontra estacionado em casa.
4. UM OLHO BIÓNICO QUE DEVOLVERÁ A VISÃO AOS CEGOSUmolhobiónico que promete devolver a visãoaoscegos. É o que está a desenvolver a empresa SecondSight, cujo modelo Argus II jáobteve resultados surpreendentemente positivos. Umexemplo é uminglês de 73 anos, que perdeu a visãoaos 30 e que se submeteu a um implante experimental. Sete meses depois pode ver flashes de luz que lhepermitemreconhecer formas, por exemplo, evitar obstáculos. Argus II usa umacâmara e umprocessador de vídeo montados en lentes de sol, que captam as imagens e enviam-nas para umpequeno receptor colocado no bordo do olho. Este, por sua vez, envia os dados através de umpequeno cabo a umasérie de eléctrodos instalados na retina. Quandoesteseléctrodossão estimulados, emitemmensagensaonervo óptico que as enviaao centro óptico que distingue os padrões de luz e escuridão. Até agora, 18 doentesbeneficiaram do olhobiónico e estima-se que poderá estar disponível para ser comercializado ainda este ano a umpreço de váriasdezenas de milhares de dólares.
5. AUTOMÓVEIS QUE SE CONDUZEM SOZINHOSA visão e a audiçãoosãoimprescindíveiss a umcondutor no momento de determinar se outroveículo está muitopertoou se temespaço suficiente para estacionar. Mas este panorama está a mudar graçasaoprojectoIntelliDrive, nos USA. Jáestãoemprovaváriosprotótipos dotados com sensores que detectam os sinaisambientais. Graças a isto, o veículo pode alertar o condutor se o pavimento está molhado, se háum banco de neve no caminho, se o carro que o antecede se move de forma errada ou se respeita os semáforos. Umpasso à frente é o que dará a General Motors. O seu modelo Boss (ver foto) dispõe de tecnología GPS, radar e sistemas de guia laser para reconheceruma rota: o condutor pode dormir enquanto o carro se conduzsozinho. Estarão à venda em2018.
6 É assim que se geram Células Mãe, ou Células Stem, ou Células Estaminais
6. O CORPO PODERÁ RECUPERAR OS SEUS PRÓPRIOS TECIDOSNa última semana de Setembro, naCimeirae Mundial de Células Mãe, em Baltimore, a doutora Jennifer Elisseeff, da Universidade de John Hopkins, descreveuum método para reparar os tecidos dos doentes que se tem mostrado cada vez mais exitoso. Trata-se de usar umamalha de um polímero biodegradável impregnado de nutrientes, que actua como um chamariz para atrair as células mãe que o próprio organismo gera. Estas agrupam-se na área danificada e reconstroiem o tecido. Querdizer, se faltar cartilagemnumaarticulação afectada por umaartrose, as células mãe acumular-se-ãolá e produzirão nova cartilagem. Numosso fracturado, as células mãerepará-lo-ão de forma acelerada. Numenfarte do miocárdio, recupera-se o tecidomorto e o coraçãomanter-se-á saudável por muito tempo. O êxitodestasprovaslevaram o Departamento de Defesa dos USA a financiar por mais cinco anos esta investigação.
7. FALAR EM PORTUGUÊS E OUVIREM-NOS NOUTRA LÍNGUADe forma similar à tecnología mostrada nasérieStarTrek, hojejá é possívelfalarnumalíngua e deixar que um dispositivo se encarregue de traduzirem tempo real o que responde a outrapessoaemfrancês, alemãoouinglês. Existemmais de 20 sistemas comerciais de tradução e um dos maisavançados é o MASTOR, da IBM. A empresa ofereceumais de 1.000 equipamentos dotados com este software aoexército dos USA no Iraque, que funcionam como um intérprete humano: a pessoa fala eminglês e o seu interlocutor ouve-o em árabe do Iraque. Outroprojecto, aindamais ambicioso, chamado "Exploração Global de Linguagem Autónoma", é desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos USA que se propõedisporem cinco anos de um sistema de traduçãoem tempo real comumaprecisãode 95% (a actual é de 80%).
8. UMA SOCIEDADE SEM VICIADOSO uso duma vacina para superar a dependência da cocaína tem entusiasmado os investigadores da U. de Yale nos USA, onde 38% dos dependentesque a tomaramdeixaramde sentir prazerao aspirar a droga. Agora procura-se aumentar a potência da vacina, que actuarecobrindo as moléculas da droga, impedindo a estimulação cerebral.En 2011 poderácomeçar a venda doutravacina, dirigida à maior das dependênciasna vida moderna: a nicotina. Espera-se que esta substancia permitirá que os viciados deixem de fumar facilmente, já que a nicotina é o único componente adictivo do tabaco. São quatro doses, cujopreço estimado é de US$ 2.000, o que poderá tornar-se num obstáculo para a suautilização. Paralelamente e utilizando o mesmo principio, cientistas da Rússia e da China trabalhamnumavacina que permita combater a dependência da morfina e da heroína, drogas que tanto prejudicamaqueles países.
9. COMBATE À POLUIÇÃO AMBIENTAL Trata-se de um material desenhado pela Universidade de Twente, na Holanda, que contem dióxido de titânio, um químico capaz de catalizar váriasreacções químicas quandoexposto à luz. Aousá-lo para pavimentar estradas, esta mistura ajuda a purificar o ar, já que elimina as partículas de óxido nítrico que os tubos de escape dos veículosexpelem. Esta substância é um dos principaispoluentes do ar e responsável pelas chuvas ácidas. O novobetão ecológico está a ser experimentado numcaminho da provincia de Overijssel na Holanda, antes de alargar o seu uso ao resto do país. Outra iniciativa da Holanda e Canadá consiste em instalar plantas industriais en zonas com alta contaminação por CO2, com a finalidade de sequestrar este gás e injectá-lo naterra, em solos porosos e ricos emcarvão. Alí, o CO2 combina-se e produzcompostos como o amónio e metanol, que se podem reutilizar.
10. IMAGENS QUE SAEM DO ÉCRANImagine estar sentado em frente do seu televisor e ver o Cristiano Ronaldo correr nasua sala atrás da bola numjogo do Real ou da selecção. Pois é istomesmo que nos promete a televisão holográfica que está a ser desenvolvidaeminstituições como a U. do Arizona. Estesaparelhosserãoconstruídos como ecrans planos numaparede. Também se poderão criar painéishorizontaisnuma mesa, capaz de gerarimagens similares àquela do xadrez que aparecia no StarWars. O governojaponês está a investir grandes somas de dinheiro e recursos técnicos no desenvolvimento de sistemas virtuais e holográficos para a televisão, pelo que esperam ter a tecnologiadisponívelem 2020.