1 / 22

GRANDE OTELO

GRANDE OTELO. 18 / 10 / 1915 <==> 26 / 11 / 1993 Grande Otelo, pseudônimo de Sebastião Bernardes de Souza Prata foi um famoso ator e compositor brasileiro, o qual ficou conhecido principalmente pela sua participação em filmes e comédias nos anos 1940/1950/1960.

malory
Download Presentation

GRANDE OTELO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GRANDE OTELO 18 / 10 / 1915 <==> 26 / 11 / 1993 Grande Otelo, pseudônimo de Sebastião Bernardes de Souza Prata foi um famoso ator e compositor brasileiro, o qual ficou conhecido principalmente pela sua participação em filmes e comédias nos anos 1940/1950/1960. Grande Otelo nasceu na cidade de Uberlândia, no estado de Minas Gerais (Brasil), sendo nesse local que conheceu uma companhia de teatro mambembe e foi embora com eles, com o consentimento da diretora do grupo, Abigail Parecis, que o levou para São Paulo.Otelo então voltou a fugir, e foi parar no Juizado de Menores, onde foi adotado pela família do político Antonio de Queiroz.Otelo estudou então no Liceu Coração de Jesus até a terceira série ginasial.Participou na década de 1920 da Companhia Negra de Revistas, que tinha Pixinguinha como maestro.Foi em 1932 que entrou para a Companhia Jardel Jércolis, um dos pioneiros do teatro de revista.Foi nessa época que ganhou o apelido de Grande Otelo, como ficou conhecido.No cinema, participou em 1942 do filme "It'sAllTrue", de Orson Welles.Orson Welles considerava Grande Otelo o maior ator brasileiro.Otelo fez inúmeras parcerias no cinema, sendo a mais conhecida a com Oscarito. Grande Otelo morreu em 1993 de um ataque do coração fulminante, quando viajava para Paris para uma homenagem que receberia no Festival de Nantes.

  2. CHICA DA SILVA Filha de uma negra, Maria da Costa, e de um branco, Antônio Caetano de Sá, a escrava Chica da Silva pertencia a Manoel Pires Sardinha, com quem teve seu primeiro filho, Simão, em 1751.Libertada a pedido de João Fernandes de Oliveira,rico contratador de diamantes,manteve com ele uma união consensual estável durante mais de  quinze anos. Dessa união nasceram treze filhos.Viveu no arraial do Tijuco, atual Diamantina, Minas Gerais, durante a segunda metade do século XVIII.Embora nunca tenha se casado, por impedimento legal, Chica conquistou prestígio na sociedade local e usufruiu  das regalias antes exclusivas da senhoras brancas, mesmo depois do amante ter partido para Portugal. Faleceu em 1796. Foi sepultada dentro da igreja de São Francisco de Assis, pertencente a mais importante irmandade local, um privilégio quase que exclusivo dos brancos ricos, o que demonstra que mantinha a condição social alta, mesmo vários anos após a partida de João Fernandes para Togo.

  3. BARACK OBAMA • Barack Hussein Obama II é um advogado e político dos Estados Unidos, o 44o e atual presidente do país, desde 20 de janeiro de 2009, e ganhador do Nobel da Paz de 2009.  • Nascimento: 4 de agosto de 1961 (51 anos), Honolulu • Altura: 1,85 m • Filiação: Barack Obama, Sr., AnnDunham • Irmãos: MayaSoetoro-Ng, George Obama, MalikAbongo Obama. • Filhas: Natasha Obama, MaliaAnn Obama • Educação: Harvard Law School (1988–1991). • Casado com Michelle Obama.

  4. THAÍS ARAÚJO Taís Bianca Gama de Araújo Ramos1 (Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1978) é uma atriz, modelo e apresentadorabrasileira de cinema e televisão. Seu primeiro papel de destaque na televisão foi como a protagonista da novela Xica da Silva, de Walcyr Carrasco, na Rede Manchete.2 Sete anos depois, protagonizou outra novela interpretando a personagem Preta, na telenovelaDa Cor do Pecado, da (Rede Globo, escrita por João Emanuel Carneiro.2 Em 2006, Interpretou Ellen ,uma vilã cômica na novela Cobras e Lagartos. Em 2009 interpretou sua primeira protagonista em horário nobre da Globo, a Helena, da novela Viver a Vida, de Manoel Carlos.3 Viveu Maria da Penha, a quarta protagonista de sua carreira, na novela das sete, Cheias de Charme, da Rede Globo. Taís Araújo nasceu na cidade do Rio Janeiro, capital do estado homônimo, em 25 de novembro de 1978, de parto prematuro, aos sete meses de gestação.4 Descendente de africanos, austríacos e portugueses, 56 é filha de Ademir de Araújo, economista, e Mercedes de Araújo, pedagoga,

  5. Gilmar Machado • Gilmar Machado foi eleito prefeito de Uberlândia em 7 de outubro de 2012, no primeiro turno, com 236.418 votos (68,72% dos votos válidos), a maior votação que um candidato teve na história do município. Professor, Gilmar Alves Machado, 51 anos, é natural de Cascalho Rico. Aos 7 anos mudou-se para Uberlândia com os pais Sebastião Delfino Machado e de Maria Floripes Alves, ambos já falecidos. • Formado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Gilmar Machado foi líder estudantil e comunitário, presidente da juventude Batista e dirigente do Sind-UTE e da CUT. Está na vida política há mais de 20 anos, tendo sido eleito duas vezes deputado estadual e quatro vezes deputado federal. No Congresso Nacional, esteve por três anos consecutivos na vice-liderança do Governo Lula, tendo sido reconduzido à vice-liderança também no governo da presidenta Dilma Rousseff. Entre 2006 e 2012 figurou entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, sendo reconhecido por sua alta capacidade de articulação política e livre trânsito entre os Poderes. • Foi presidente da Comissão de Orçamento, relator do Estatuto do Torcedor, do Estatuto do Esporte e da Lei Orçamentária Anual (LOA). É autor da Emenda Constitucional que originou o Plano Nacional de Cultura. Casado com a cirurgiã-dentista Rosângela Borges Paniago Machado, Gilmar Machado é pai de Gustavo Barcelos Machado e Letícia Barcelos Machado. Ele também é membro da Igreja Batista Central de Uberlândia.

  6. BENEDITA Nasceu no dia 11 de março de 1942, no hospital Miguel Couto - RJ, filha da lavadeira Maria da Conceição e do pedreiro, e lavador de carros José Tobias, na época moradores da favela da praia do Pinto, no Leblon. Esta favela foi destruída por um incêndio nos anos 60, e deu lugar ao Condomínio Residencial Selva de Pedra. Na década de 60, converteu-se à religião protestante, sendo devota da igreja Assembléia de Deus. Na década de 60 e 70, durante o período de ditadura militar, Bené juntou-se à outras mulheres do Chapéu Mangueira para pedir melhores condições de vida à comunidade favelada, e começaram a interpelar as ações da polícia no lugar, fundaram então o departamento feminino da Associação de moradores do Chapéu mangueira.Em 1975, aquela pioneira organização de mulheres faveladas articulou-se com o Centro da Mulher Brasileira para desenvolver um trabalho em conjunto, mulheres do morro e mulheres da classe média carioca.Benedita da Silva, conciliando trabalho e estudo, graduou-se em serviço social no ano de 1982. Viúva, casou-se com Agnaldo Bezerra dos Santos - O BOLA - importante líder comunitário que morreu em 1988.Articulada ao Movimento de Mulheres, ao Movimento negro e aos Movimentos de Favelas, Benedita elegeu-se vereadora nas eleições municipais de 1982, através do PT - Partido dos Trabalhadores. A partir daí Benedita da Silva entrou para a história ao ser eleita a primeira mulher negra a ocupar vagas no legislativo brasileiro, vereadora, deputada federal, deputada constituinte, Senadora Federal, Vice-Governadora do Estado do RJ, em 1998 e recentemente foi Ministra de Estado.É de sua autoria o projeto que inscreveu Zumbi dos Palmares no panteão dos Heróis nacionais, fazendo do dia 20 de novembro o "Dia Nacional da Consciência Negra".

  7. Nelson Mandela Nelson Mandela (1918) é advogado e ex-presidente da África do sul. Foi o líder do movimento contra o Apartheid, regime que adotava políticas raciais. Nelson Rolihlahla Mandela foi um combatente na defesa dos direitos dos negros sul-africanos. Uniu-se aos líderes Walter Sisulu e Olivier Tambo e fundou a organização chamada Liga Jovem do NCA/ANC, com o partido nacional- africânder no poder, este, a favor das políticas segregacionistas. Embora tenha feito parte da elaboração da Carta à Liberdade, documento que propunha políticas anti-raciais, e adotasse uma postura pacifista, teve que recorrer à luta armada, quando a polícia sul- africana matou 69 negros numa revolta de manifestantes. Foi preso depois de comandar o grupo armado da ANC,com a acusação de ter participado no fomento das greves e por ter viajado de forma ilegal para outros países. Foi setenciado à prisão perpétua em 1967. A partir disso, ficou durante 26 anos na prisão, sendo símbolo da libertação dos negros no mundo inteiro. Mandela poderia se livrar da prisão ainda em 1985, mas recusou por nao aceitar a disolução da luta armada, o que ele incentivava como forma de combate à discrminação racial.Finalmente, em 1990, Mandela é libertado e a ANC foi tirada da ilegalidade. Mandela já era personalidade importante,tendo ganho o prêmio InternacionalAl-Gaadddafi de Direitos Humanos, em 1989. Em 1993, Mandela recebeu o Nobel da Paz. Em 1994, foi eleito Presidente da República, na primeira eleição multirracial da história sul-africana, e fica no poder até 1999.

  8. DAYANE DOS SANTOS Daiane Garcia dos Santos (Porto Alegre, 10 de fevereiro de 1983) é uma ex-ginasta brasileira, que compete em provas de ginástica artística. Daiane foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. Dos Santos fez parte da primeira seleção brasileira completa a disputar uma edição olímpica – nos Jogos de Atenas -, repetindo a presença na edição seguinte, nas Olimpíadas de Pequim. Daiane possui ainda dois movimentos nomeados após suas primeiras execuções: Dos Santos I e Dos Santos II.

  9. JOAQUIM BARBOSA Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Paracatu, 7 de outubro de 1954) é um ex-advogado, e atualmente professor, jurista e magistradobrasileiro. É o atual Presidente do Supremo Tribunal Federal, sendo portanto o atual chefe do Poder Judiciário brasileiro.2 Em 2013 foi eleito pela Revista Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo3 . Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

  10. IRMÃS WILLIAMS Irmãs Williams é uma dupla de ténis formada pelas irmãs estadunidenses Serena Williams e Venus Williams12 Juntas com Steffi Graf, elas são as únicas que possuem o chamado Golden Slam do tenis (os 4 Grand Slams e o ouro Olímpico)3 Em 2002, após o torneio de Roland Garros, Venus Williams e Serena Williams foram ranqueadas No. 1 e No. 2 do mundo, respectivamente. Durante o torneio de Roland Garros de 2010, elas eram a dupla feminina no.1 do mundo, e as tenistas Ns.1 e 2 do mundo no simples. Além disso, ambas já foram No.1 do mundo.

  11. ALEXANDRE PIRES Alexandre Pires (Uberlândia - MG, 8 de janeiro de 1976) é um cantor e compositorbrasileiro. Filho de músicos, Alexandre começou a carreira musical em 1989 quando decidiu, ao lado do irmão Fernando e do primo Juliano, montar o Só Pra Contrariar (SPC), nome dado em homenagem à canção do Fundo de Quintal, banda que atingiu grande sucesso em pouco tempo. Quando aprendeu a tocar em seu cavaquinho o samba "Só Pra Contrariar", do grupo Fundo de Quintal, Alexandre Pires não imaginou o quanto essa canção seria importante para sua carreira. Reuniram alguns amigos de Uberlândia, no estado de Minas Gerais; vizinha de sua cidade natal; e começaram os ensaios. A década de 1990 foi de extrema importância para o grupo, que viu suas vendas crescerem ao longo da década. As apresentações em Uberlândia levaram o grupo a gravar o primeiro álbum em 1993, intitulado Que Se Chama Amor. Após lançar sete discos com o SPC, Alexandre Pires parte para carreira solo com o disco É Por Amor de 2001, dedicado ao mercado internacional. Mesmo cantado em espanhol, o álbum ganhou uma versão em português.

More Related