1 / 9

SOFTWARE CERTIFICADO?

SOFTWARE CERTIFICADO?. SABE O QUE É? COMO SE IDENTIFICA UM DOCUMENTO CERTIFICADO? QUEM ESTÁ SUJEITO À CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE? NA PRÁTICA, AS ALTERAÇÕES PARA 2013 ALTERAM O ÂMBITO DA CERTIFICAÇÃO?. O QUE É SOFTWARE CERTIFICADO?.

Download Presentation

SOFTWARE CERTIFICADO?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SOFTWARE CERTIFICADO? SABE O QUE É? COMO SE IDENTIFICA UM DOCUMENTO CERTIFICADO? QUEM ESTÁ SUJEITO À CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE? NA PRÁTICA, AS ALTERAÇÕES PARA 2013 ALTERAM O ÂMBITO DA CERTIFICAÇÃO?

  2. O QUE É SOFTWARE CERTIFICADO? Um software certificado tem de cumprir os seguintes requisitos: • Ter a possibilidade de exportar o ficheiro SAFT-PT atualizado (Portaria n.º 321-A/2007, de 26 de Março) • SAFT-PT (Standard Audit File for TaxPurposes – Portuguese version) é um ficheiro normalizado, em formato XML, que permite uma exportação fácil, e em qualquer altura, de todos os contabilísticos exigidos pela AT. • Independentemente do programa , o SAFT-PT , tem de ter sempre a mesma estrutura , quer seja produzido pelo programa A, B ou C. • O ficheiro SAFT-PT é o ficheiro que as empresas devem enviar para a AT, até ao dia 8 do mês seguinte. b) Possuir um sistema que permita identificar as faturas, guias de remessa ou de transporte, facturas simplificadas ou outros documentos equivalentes, através de uma codificação de 4 caracteres. Esta chave permitirá verificar se existe integridade de dados.

  3. c) Possuir um controlo do acesso ao sistema informático, obrigando a uma autenticação de cada utilizador; d) Não dispor de qualquer função que, no local ou remotamente, permita alterar, directa ou indirectamente, qualquer tipo de informação fiscal. A menos que fique explícito . Em resumo, o software deverá dispor de mecanismos que evitem a violação de dados registados. Para tal deve possuir controlo sobre os acessos ao sistema informático, obrigando à autenticação de cada utilizador. Deve ainda criar evidência de qualquer alteração à informação original através de uma assinatura digital dos documentos.

  4. COMO SE IDENTIFICA UM DOCUMENTO CERTIFICADO?

  5. Segundo os esclarecimentos da AT às empresas de software e face à evolução prevista da certificação, a prazo, todas as empresas estarão obrigadas utilizar software certificado para emitirem a sua facturação. QUEM ESTÁ SUJEITO À CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE? Para minimizar o impacto destas medidas, a obrigatoriedade de adopção foi faseada tendo em conta o volume de negócios das empresas: Mas na prática…

  6. Obrigam a comunicação á AT de informação fiscal por 3 vias: AS ALTERAÇÕES PARA 2013 ALTERAM O ÂMBITO DA CERTIFICAÇÃO… Por transmissão eletrónica em tempo real, integrada em programa de Faturação Eletrónica, utilizando o webservicea disponibilizar pela AT; ( DEPENDE DE FATORES QUE PODEM FALHAR EX:LIGAÇÃO Á INTERNET) Através do envio do ficheiro SAF-T (PT) mensal, recorrendo a aplicação disponibilizada no Portal das Finanças; ( RECOMENDAMOS ) Por recolha directa dos dados da fatura numa opção do Portal das Finanças; ( INTRODUÇÃO MANUAL – Morosa ,falível, dispendiosa )

  7. SÓ É POSSIVEL CUMPRIR A LEI NÃO UTILIZANDO SOFTWARE CERTIFICADO ATRAVÉS DA 3ªFORMA Introdução manual de todos os documentos no portal das finanças. ESTE PROCESSO É: • Muito dispendioso em termos de tempo e dinheiro… • Sujeito a erros de digitação, dificuldade em verificar erros… • Pouco tempo para efectuar a carga de dados…

  8. UTILIZAR SOFTWARE CERTIFICADO • PRODUZIR O FICHEIRO SAFT-PT NO FINAL DO MÊS • ENVIAR SAFT-PT NO PORTAL DAS FINANÇAS PARA EXECUTAR ESTA OPERAÇÃO: DESPENDERÁ: 5 Minutos DE FORMA MUITO SIMPLES…

  9. STW GESTAO COMERCIAL Certificado 613/AT CERTIFICADO DESDE 2010

More Related