1 / 18

Raposa

Raposa. Nome vulgar: Raposa Nome cientifico : Vulpes vulpes Família : Canídeos Mamífero Espécie cinegética. Alimentação.

menora
Download Presentation

Raposa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Raposa Nome vulgar: Raposa Nome cientifico: Vulpes vulpes Família : Canídeos Mamífero Espécie cinegética

  2. Alimentação Carnívoro – alimentação à base de carne, embora na sua dieta alimentar entre tudo um pouco, desde os mamíferos (coelhos, lebres, ouriços-cacheiros) aos peixes, do animal ao vegetal, aves, insectos, frutos silvestres e até desperdícios humanos nos períodos de maior carência. É vulgar encontrar-se nas lixeiras junto das áreas urbanas. Em média consome cerca de 500 gramas de alimento por dia.

  3. Alimentação (continuação) Na sua dieta alimentar chega a utilizar ratos, pequenos répteis, mel, frutos como uvas, figos e bolotas. Também vai aos galinheiros e aí tem o hábito de matar em excesso, o que lhe vale má fama nas comunidades rurais. Como os cães o que não consome no próprio dia, esconde em esconderijos para consumir nos dias seguintes.

  4. Habitat e locais onde vive Da planície à montanha, dos maciços florestais a áreas agrícolas, encontram-se em todos os locais, sendo o mais cosmopolita de todos os canídeos selvagens. Está sempre próximo dos locais onde está o Homem. A sua distribuição encontra-se por todo o país.

  5. Comportamento É um animal solitário, embora se encontrem em grupos na altura do cio, em que os machos perseguem as fêmeas. Tem uma actividade crepuscular e nocturna

  6. Reprodução O cio ocorre em Janeiro e o período de gestação é de aproximadamente 50 a 60 dias ( cerca de 9 semanas / 2 meses) O parto e nascimento das crias acontece na Primavera e só têm uma aparição / ninhada por ano, em que nascem, em média, 3 a 6 raposinhos, por ninhada. A raposa vive e tem as ninhadas em tocas, que são covas escavadas no solo, construídas pelas próprias raposas ou aproveitadas as covas de texugos e de coelhos.

  7. Características Morfológicas Cumprimento: Aproximadamente entre os 80 e os 90 centímetros, em que a cauda ocupa cerca de metade daquela dimensão ( 40 a 50cm ). A pelagem é mais espessa e densa de Inverno. O peso varia entre os 4 kg e os 10 kg sendo os machos mais pesados que as fêmeas.

  8. Período Venatório Outubro a Fevereiro

  9. Processos, Meios e Instrumentos de Caça * Só caçadeiras por ser uma espécie de caça menor - Cartuchos carregados com chumbo numero 1 ** Única espécie de caça menor em que se utiliza, nos virotões e flechas, a ponta de caça maior em vez da ponta de impacto.

  10. Cães de caça Raças mais indicadas e utilizadas: Podengos, Terrier (Fox – Terrier) e Fox – Hound

  11. Numero de exemplares permitidas abater por dia e por caçador Actualmente sem Limite Mas: • Nas zonas de caça ordenadas é necessário indicar no P.A.E. para cada Época Venatória, o numero de exemplares previstas abater anualmente, o qual por sua vez tem que estar de acordo com os quantitativos indicados e previstos no respectivo P.O.E.C.

  12. Dias de caça Quintas Feiras, Domingos e Feriados Nacionais Obrigatórios Com excepção de: • Dia de Natal, em que é proibido • Nos concelhos em que todos os terrenos cinegéticos estejam ordenados, onde o exercício da caça pode ser praticado nos dias previstos nos respectivos P.A.E.s das zonas de caça • Nas Zonas de Caça Turísticas, em que é permitida em todos os dias da semana, nos termos dos respectivos P.A.E.s (Caça menor / Espécies sedentárias) • Nos meses de Janeiro a Fevereiro, pelo processo de batida é ainda permitido caçar aos sábados

  13. Correcção de Densidade de Populações de Raposas Caixa Armadilha para Raposas com chamariz vivo Caixa Armadilhada Selectiva que pode ser usada em todo o tipo de zonas de caça A captura de animais pode ser feita com o intuito de controlar predadores, reduzir o excesso de população de uma espécie, erradicar doenças contagiosas, entre outros. Único método de controle de predadores legal, do qual consta uma caixa armadilha, para a captura de animais e uma caixa para a colocação de uma chamariz vivo que nunca será atacado pelo animal capturado.

  14. Correcção de Densidade de Populações de Raposas Caixa Armadilha para saca rabos com/sem chamariz vivo (porção de peixe ou carne) Esta caixa adapta-se mais às suas necessidades específicas, caso pretenda apenas controlar pequenos predadores (gatos, saca rabos) sem ter de recorrer a um chamariz vivo. Esta caixa poderá ser usada apenas com um chamariz que chame a atenção pelo cheiro e vista ( exemplo: pequena porção de peixe ou carne)

  15. Processo de Caça a Corricão Equipagem

  16. Cão Fox - Hound

  17. Cavalo

  18. A RAPOSA

More Related