E N D
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES.
A grande onda de descolonização que atingiu a África teve início logo após a Segunda Guerra: em apenas 15 anos, formaram-se mais de trinta novos Estados. Até aquele momento, os únicos países independentes eram Egito, África do Sul, Libéria e Etiópia. Embora independentes politicamente, esses países mantinham ligações com suas antigas metrópoles através da dependência econômica. Essa forma de controle disfarçado de ex-colônias passou a se chamar de neo-imperialismo.
Ano em que cada país conquistou a independência O processo de descolonização nos vários países foi marcado pela violência. Algumas potências européias procuraram negociar uma nova relação com suas colônias para garantir a sobrevivência de seus empreendimentos econômicos. Reformas cujo objetivo era a concessão de uma independência lenta e gradual para as colônias foram instaladas, mas revoltas acabaram ocorrendo antes da concessão da independência.
Em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, os europeus chegaram à região da África do Sul. Nos anos seguintes, a região foi povoada por holandeses, franceses, ingleses e alemães. Os descendentes dessa minoria branca começaram a criar leis, no começo do século XX, que garantiam o seu poder sobre a população negra. Essa política de segregação racial, o apartheid, ganhou força e foi oficializada em 1948, quando o Partido Nacional, dos brancos, assumiu o poder.
De outro lado porém.... O relatório do Unicef mostra que mais de um bilhão de crianças sofrem pelo menos um tipo de privação, o que representa cerca da metade das crianças no mundo vivendo na pobreza. O relatório mostra que milhões de crianças vivem em condições subumanas, sem saneamento básico, acesso à educação ou a serviços de saúde. A situação é mais crítica na África subsaariana