1 / 33

CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO

CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO. CEI – SÁBADO 02-10-10. Qual é o tripé do espiritismo?. Ciência: Verdade da Experimentação e da prova. (Livro dos médiuns). Filosofia: Verdade dos pensamentos e das idéias. (livro dos espíritos).

nailah
Download Presentation

CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO CEI – SÁBADO 02-10-10

  2. Qual é o tripé do espiritismo? • Ciência: Verdade da Experimentação e da prova. (Livro dos médiuns) • Filosofia: Verdade dos pensamentos e das idéias. (livro dos espíritos) • Religião: Verdade da moral e da fé raciocinada. (o evangelho segundo o espiritismo)

  3. C i ê n c i a O Espiritismo é uma Doutrina evolucionista e segue o progresso da Ciência.

  4. C i ê n c i a O Espiritismo revela, no aspecto científico, a essência de todas as coisas. O Espiritismo estuda a Ciência porque ela faz parte do tripé que sustenta toda a Doutrina dos Espíritos: A ciência, sem o espiritismo se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria;

  5. C i ê n c i a A ciência é um conjunto de conhecimentos relativos a um determinado objeto, obtidos mediante observação, experiência e métodos próprios: (pesquisa + experimentação + prova = Ciência Natural); (Se houver água, há oxigênio e, portanto, há vida; eu deduzo ou percebo, eu confirmo observando.

  6. C i ê n c i a Indução lógica:(processo de dentro para fora) “Quando eu sinto envolvimento, dou passividade, e após mensagem falada ou escrita Dedução Lógica:(processo de fora para dentro) Cai a chuva no tempo certo, eu sou lavrador e faço o plantio, aguardando a colheita, porque já experimentei isso antes.

  7. C i ê n c i a A ciência Espírita, também requer formulação de hipóteses, por meio da observação, experimentação mediúnica, daí por dedução, conclusões serão aceitas, se confirmadas pela observação e pela experimentação mediúnica: (Preparação de ambiente, com preces e concentração, em transe vem a comunicação e a mensagem falada, escrita ou através da pintura, sob a influência do Espírito)

  8. C i ê n c i a Alguns fenômenos explicados pelo espiritismo: forte dor de cabeça – passa com imposição de mãos (mediunidade de cura) Se alguém nunca estudou piano e, quando em transe, torna-se um virtuoso e toca bem (manifestação inteligente) Falar outras línguas sem conhecimento (intermediário de espírito)

  9. C i ê n c i a Quais as novidades do Espiritismo na área da Ciência? Podemos considerar as Obras Mediúnicas, onde nos relatam pormenores do nosso corpo espiritual e físico, experiências nos diferentes planos da Espiritualidade, como as "novidades" que o Espiritismo nos revela. Podemos citar, Obras de André Luiz. por exemplo: Evolução em dois mundos Nosso Lar

  10. F i l o s o f i a A destinação de todas as coisas e de todas as criaturas é a Evolução

  11. F i l o s o f i a Desnecessário dizer que o Espiritismo é monoteísta. Só aceita um Deus, eterno, imutável, onipotente, absolutamente justo e incomensuravelmente bom. Afirma a existência da alma e sua não extinção após o perecimento do corpo material. Os cânones (modelo) da Filosofia Espírita estão coligidos em O LIVRO DOS ESPÍRITOS, de Allan Kardec.

  12. F i l o s o f i a Segundo Lotz (filosofo alemão n 1817), o homem nunca possui plenamente a compreensão definitivamente válida de tudo o que se designa sabedoria, mas luta sempre ansiosamente por atingir esse alvo. Todos os fatos têm uma causa natural. Milagre, para o espírita, não existe visto que a ocorrência de fatos significaria a derrogação das leis divinas.

  13. F i l o s o f i a Deus criou os Espíritos, inocentes e ignorantes (não maus), de modo idêntico e com igual destino. Proporcionando-lhes as mesmas oportunidades para alcançar a máxima perfeição e a felicidade. Os Espíritos progridem por meio da reencarnação, que geralmente constitui expiação (aplicação da lei de causa e efeito), porém algumas vezes representa missão.

  14. F i l o s o f i a Podem os Espíritos estacionar temporariamente, mas nunca regredir. Reencarnam os Espíritos tantas vezes quantas necessárias para o resgate de suas culpas, sempre na espécie humana, nunca no corpo de um animal, como admite a doutrina da Metempsicose. Metempsicose é uma doutrina filosófica e religiosa segundo a qual as almas transmigram de um corpo a outro.

  15. F i l o s o f i a “a metempsicose seria verdadeira se por ela se entendesse a progressão da alma de um estado inferior para um superior” mas é falsa no sentido de transmigração direta do animal para o homem e vice-versa, A reencarnação ensinada pelos Espíritos se funda, pelo contrário: “sobre a marcha ascendente na Natureza e sobre a progressão do homem na sua própria espécie”.

  16. F i l o s o f i a De que maneira a "Filosofia Espírita" colabora para a reforma de nossa sociedade, de maneira a transformá-la em um modelo mais justo? Ensinando a Lei de Deus, nas bases de fazer ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem, segundo as palavras do Senhor Jesus.

  17. F i l o s o f i a Os mortos são uns invisíveis e não uns ausentes - já dizia Victor Hugo (escritor Francês n 1802 autor) “Os miseráveis” “Corcunda de Notre Dame”

  18. F i l o s o f i a Augusto Comte (filósofo Francês n 1798, criou a filosofia positiva ou pensamento positivo) enunciou uma sentença de caráter espírita: Os vivos são sempre e cada vez mais governados pelos mortos

  19. R e l i g i ã o No aspecto Religioso da Doutrina revela a harmonia geral do Universo regido por Deus através da suas Leis Morais e Materiais, incentivando o Progresso, rumo à Perfeição. Doutrina:Conjunto de princípios em que se baseia um sistema religioso, político ou filosófico.

  20. R e l i g i ã o O termo "religião" provém do latim "religare" e implica na crença em forças consideradas sobrenaturais, criadoras do universo e tem por finalidade orientar moralmente o homem, religando-o ao Criador, através de um conjunto de ensinamentos.

  21. R e l i g i ã o Religião é o sentimento divino que prende o homem ao Criador; Religiões são organizações dos homens, falíveis e imperfeitas como eles próprios.

  22. R e l i g i ã o Em função dos diferentes estágios_evolutivos grande é o número de seitas e religiões. Assim, Deus é religiosamente compreendido conforme o alcance intelectual e moral de cada criatura

  23. R e l i g i ã o AS PRIMEIRAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Sistema de “Capela” (constelação do “cocheiro” distante 45 anos luz da terra – 1 segundo=360.000km) Povos primitivos do Oriente – China – 300 anos AC – Confúcio seu maior pensador – “O que você não quer para voce mesmo, não faça aos outros” Os Vedas, a mais de 6mil anos antes de Cristo; livro Rig Vedas, ditado por Brahma aos Indus.

  24. R e l i g i ã o Moisés (1.500 anos AC. Libertou Israel da escravidão Egípcia, autor de “Os dez mandamentos”. Sócrates (filósofo Grego mestre de Platão ano 469 AC acreditava na imortalidade da alma) Cristo e seus discípulos Paulo e suas Epistolas (cartas)

  25. R e l i g i ã o O Espiritismo é uma religião? O Espiritismo, segundo definição de Kardec, é Ciência e Filosofia com conseqüências morais. Vulgarmente, temos diversas definições para a palavra religião. O mais comum é atribuirmos às religiões dogmas, hierarquia sacerdotal, cultos, rituais, cerimônias e uma diretriz formal.

  26. R e l i g i ã o Dentro desta definição, o Espiritismo não seria uma religião. Mas tendo ele influência nos códigos morais, e sendo as religiões, em princípio, estimuladoras de novas realidades morais, seria também o Espiritismo, uma religião.

  27. R e l i g i ã o Em que aspectos o Espiritismo se aproxima e em que outros ele se afasta das “Ciências Oficiais”? Porque a "Ciência Oficial" não aceita o Espiritismo em suas fileiras? Ainda o homem não atingiu o conhecimento por si próprio no nível que os espíritos nos revelaram. Chegará o dia em que a "ciência oficial" comprovará as revelações dos Espíritos. Podemos dizer que a ciência atual e o Espiritismo não falam a mesma língua, o que provoca uma rejeição natural

  28. R e l i g i ã o O que entendemos por "fé"? Quando o homem começa a atingir a maturidade intelectual começa a rejeitar a idéia dogmática (pontos fundamentais de uma crença ou religião) religiosa, provocando os conflitos entre a ciência e a religião. O Espiritismo nos mostra uma fé raciocinada, que, nas palavras de Kardec pode fazer frente à razão em todas as épocas da Humanidade.

  29. R e l i g i ã o Ainda está longe o tempo em que o Espiritismo se tornará o presente realizado das religiões? Os Espíritos anunciam para os próximos séculos a transformação do nosso planeta, atualmente de expiações e provas, para um mundo de regeneração. Neste processo, cabe ao Espiritismo um papel fundamental na reforma íntima do homem, processo que será compartilhado por todas as religiões.

  30. R e l i g i ã o Não existiria neste momento nada mais a ser pesquisado? O aspecto investigativo estaria neste momento relegado a um segundo plano? Sem dúvida que não, já que a pesquisa faz parte do progresso, que é inevitável. Consideramos apenas que se trata de uma questão de prioridades. O progresso, seja científico, filosófico ou religioso, nunca pode ser detido.

  31. R e l i g i ã o A Ciência e a Filosofia fazem com que cresçamos intelectualmente, somente a Religião cultiva-nos o coração, para que nele viaje o sentimento. Com a Ciência procuramos; Com a Filosofia pensamos; Com a Religião sentimos. Desperta a imortalidade da alma; Liberta a consciência humana; Revela a evolução dos seres; Explicação racional do Evangelho de Jesus.

  32. R e l i g i ã o Se somos espíritas, e, portanto, nossa filosofia é a filosofia Espírita, o que devemos responder se nos perguntarem: “Qual a sua religião?” O Espiritismo é, afinal de contas, nossa religião? Sim, considerando o tríplice aspecto da Doutrina: Ciência, Filosofia e Religião podemos considerá-lo como religião.

  33. "Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir continuamente, esta é a lei". Kardec

More Related