1 / 11

ÉTICA GREGA ANTIGA

ÉTICA GREGA ANTIGA. Acadêmico: andré felipe Guerim Referências: VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética . São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos, nº 177).

Download Presentation

ÉTICA GREGA ANTIGA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andréfelipe Guerim Referências: VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos, nº 177). CAMPOS, Michele; GREIK, Michl; VALE, Tacyanne do. História da Ética. Científico, Salvador, v. 1, n. 2, p.?-?, ? dez. 2002. Semestral.

  2. POR QUE ESTUDAR A ÉTICA? “A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.” (VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética. 1994, p. 7)

  3. “A reflexão grega surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto da conduta. Ela procede do contexto religioso, onde podemos encontrar o cordão umbilical de muitas ideias éticas.”(VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética. 1994, p. 24)

  4. O que é Felicidade e onde está esse Sumo Bem?

  5. Ascetismo: É a prática da abstenção de prazeres e até do conforto material ou negação de desejos físicos ou psicológicos, com o fim de alcançar a perfeição moral e espiritual.

  6. “De acordo com Platão, As principais virtudes são as seguintes: - Justiça (dike), A virtude geral, que ordena e harmoniza, e assim nos assemelha ao invisível, divino, imortal e sabio; - Prudência ou sabedoria (frônesis ou sofía)é a virtude própria da alma racional, a racionalidade como o divino no homem: orientar-se para os bensdivinos. Esta virtude, que para Platão equivale à vida filosófica como uma música mais elevada, é aquela que põe ordem, também, nos nossos pensamentos; - Fortaleza ou valor é a que faz com que as paixões mais nobres predominem, e que o prazer se subordine ao dever; - Temperança (sofrosine)é a virtude da serenidade, equivalente ao autodomínio, à harmonia individual.

  7. Eudemonismo: A doutrina segundo a qual a felicidade é o objetivo da vida humana, e não se opõe à razão mas é a sua finalidade natural. Era a posição sustentada por todos os da Antiguidade, apesar das diferenças acerca da concepção de felicidade de cada um deles.

  8. Aristóteles, diferente de Platão, prefere não isolar e nomear algo como um Sumo Bem ou Bem Supremo, pois ele sabe que o homem, como um ser complexo e abstruso, não precisa apenas do melhor dos bens, mas sim de vários bens, de tipos diferentes, tais como amizade, saúde e até alguma riqueza. Sem um certo conjunto de tais bens, não há felicidade humana. Para Aristóteles, a razão caracteriza especificamente o homem. Ele não pode meramente viver, mas ele precisa viver racionalmente, viver de acordo com a razão. Sendo assim, O bem próprio do homem é a vida teórica ou teorética, dedicada ao estudo e à contemplação, a vida da inteligência.

  9. Convém lembrar que esses grandes filósofos gregos viviam numa sociedade de classes, baseada no trabalho escravo, e que os filósofos em geral se dirigiam à aristocracia, isto é, àqueles que podiam dedicar-se quase que exclusivamente à vida do pensamento, livres que estavam do trabalho duro e cotidiano. (E convém lembrar, igualmente, que uma observação como está acima não explica toda a grande construção teórica sobre a ética, de pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles).

  10. Que os exemplos resumidos de Platão e Aristóteles nos bastem, em termos de grandes teorias morais. Apenas como uma amostra. Uma amostra da profundidade e da seriedade da reflexão ética. Que é muito mais do que isto.  

  11. Eu, no meu papel de acadêmico, visando o aprendizado constante, concluo que Ética, na essência da palavra, nunca foi aquele velho paradigma e conjunto de regras e etiquetas doutrinárias que se aprendem desde o jardim de infância. A Ética Grega Antiga condiz em ir busca daquilo que é o seu Sumo Bem, genitor da sua felicidade. A Ética Grega Antiga é a Ética mais bela e edificante dentre qualquer outro conjunto de valores e princípios.

More Related