420 likes | 594 Views
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL. Falando da presença da a PdD na vida e missão da Igreja:. uma nova linguagem e uma nova compreensão. O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL. Essas vislumbradas:. Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho, n. 3)...
E N D
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Falando da presença da a PdD na vida e missão da Igreja: uma nova linguagem e uma nova compreensão
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Essas vislumbradas: • Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho, n. 3)... • Documento de Aparecida. N. 99ª...
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Essas vislumbradas: • VerbumDomini, ns. 1, 3 e 73... • DGAE – 2011-2015, ns. 44-55; 92-97... • “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”.
1. O CONTEÚDO DA ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Como chegamos à ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Do “movimento bíblico” (antes do Vat. II) > para uma “pastoral bíblica” (com o Vat. II) > em vista de uma “animação bíblica da pastoral” (com o Sínodo e VD).
Já era o espírito da DV n. 21: “toda a pregação da Igreja, como a própria religião cristã, seja alimentada e regida pela Sagrada Escritura”.
A Bíblia – enquanto contém a Palavra de Deus, viva e eficaz: nutre a VOCACÃO, a FORMACÃO, a ESPIRITUALIDADE e a MISSÃO de todo o discípulo missionário, logo de toda a sua ação evangelizadora.
A Bíblia – enquanto contém a Palavra de Deus, viva e eficaz: nutre a VOCACÃO, a FORMACÃO, a ESPIRITUALIDADE e a MISSÃO de todo o discípulo missionário, logo de toda a sua ação evangelizadora.
Entender, construir e assumir a PdD como a alma/coração de toda a pastoral, > de toda a ação evangelizadora, > de tudo o “somos e fazemos”.
A ABP exige e leva a uma PASTORAL DE COMUNHÃO (de conjunto e orgânica) > “conversão pastoral’.
Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Na Igreja encontramos a PdD... Na PdD encontramos o LOGOS DIVINO – Jesus Cristo, a Palavra de Deus encarnada...
Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Por isso – diz Bento XVI na Verbum Domini – cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ela está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1, 17).
Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias a nossa vida. Dessa forma, a Igreja sempre se renova e rejuvenesce graças à Palavra do Senhor, que permanece eternamente (cf. 1 Pd 1,25; Is 40,8)” (VD n. 124).
Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias a nossa vida. Dessa forma, a Igreja sempre se renova e rejuvenesce graças à Palavra do Senhor, que permanece eternamente (cf. 1 Pd 1,25; Is 40,8)” (VD n. 124).
As SE proporcionam esse encontro com o LOGOS DIVINO quando lidas • * como PdDvivida (experiência de Deus do Povo de Deus); • * como PdDfalada (tradição oral do Povo de Deus); • * como PdDescrita (tradição escrita do Povo de Deus).
- Assim as SE se tornam: • * caminho de conhecimento e interpretação da Palavra; • * caminho de comunhão e oração da Palavra; • * caminho de proclamação e evangelização da Palavra.
Com isso a PdD deve ser inspiradora (“alma”- “coração”) de todas as fases da ação evangelizadora nas casas, nas comunidades, nas paróquias e nas dioceses: • “a reflexão e o discernimento, • a tomada de decisões e o planejamento, • a execução e a avaliação (cf. Dap n. 371)
Dito como metáfora: a Palavra de Deus não pode ser um ramo a mais do conjunto da árvore que é a Igreja, mas a seiva que corre por seu tronco e nutre todos ramos.
Os bispos em Aparecida, por sua vez, aludem à metáfora do farol para falar da Sagrada Escritura que ilumina e guia o caminho e a ação evangelizadora da Igreja (cf. DAp n. 180).
Onde a evangelização aí deve estar a seiva e a luz da Palavra de Deus que, com sua multiforme presença anima o anúncio e a realização do Reino de Deus.
A Palavra de Deus contida nas SE deve suscitar, formar e acompanhar a vocação, a espiritualidade e a missão do discípulo missionário de Jesus Cristo e dá conteúdo às ações organizadas da Igreja em sua missão de fazer “discípulos a todos os povos” (Mt 28, 19).
Desta forma, além de ser “a alma da Teologia” (DV n. 24), a Palavra de Deus está chamada a converter-se em “alma da ação evangelizadora da Igreja” (DP n. 372; Dap 248 e DV n 1; 2 e 73).
II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL 1. Para que serve a Animação Bíblica da Pastoral? • Decisivo aqui é o número 248 do Dap.
II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL “ Faz-se, pois, necessário propor aos féis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de “autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade”. Essa proposta será mediação de encontro com o Senhor se for apresentada a Palavra revelada, contida na Escritura, como fonte de evangelização. Os discípulos de Jesus desejam alimentar-se com o Pão da Palavra: querem chegar à interpretação adequada dos textos bíblicos, empregá-los como mediação de diálogo com Jesus Cristo, e a que sejam alma da própria evangelização e do anúncio de Jesus a todos.
II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL Por isso, a própria evangelização e do anúncio de Jesus a todos. Por isso, a importância de uma “pastoral bíblica”, entendida como animação bíblica da pastoral, que seja escola de interpretação ou conhecimento da Palavra, de comunhão com Jesus ou oração com a Palavra, e de evangelizaçãoinculturada ou de proclamação da Palavra. Isso exige, da parte dos bispos, presbíteros, diáconos e ministros leigos da Palavra, uma aproximação à Sagrada Escritura que não seja só intelectual e instrumental, mas com coração “faminto de ouvir a Palavra do Senhor” (Am 8,11) (cf. Dap 248)
II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL • A ABP a partir do Dap 248 (no texto ilumino com o episódio do “diácono Felipe encontrando-se com o eunuco etíope”- At 8, 26-40) • > três funções:
II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL • 1ª função: ser CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA; • Deus fala através do humano... • = formação bíblica
II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL • 2ª função: ser CAMINHO DE COMUNHAO E ORAÇAO DA PALAVRA • Deus fala para tornarmos-nos humanos /divinos em Jesus Cristo... = espiritualidade bíblica
II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL • 3ª função: ser CAMINHO DE PROCLAMAÇAO E EVANGELIZACÃO DA PALAVRA Deus fala para ser Boa -Nova de vida plena para a transformação da sociedade = ardor bíblico
2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? - Levar em consideração a situação vital dos interlocutores... Estamos numa “mudança de época”: traz grandes desafios para a contextualização sócio-cultural-religiosa da ABP.
2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? - Pela a análise da “mudança de época” (cf. Dap 30-100 e DGAE 17-24) constata-se que nossa sociedade contemporânea caminha em três direções:
2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? • 1ª uma sociedade cada vez mais pluriétnica, pluricultural e plurireligosa; • 2ª uma sociedade cada vez mais tecnológica, cientifica e midiática/virtual; • 3ª uma sociedade cada vez mais globalizada secularista e desumana.
2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? Estas três direções da sociedade contemporânea mexem profundamente com a pessoa, a comunidade e a sociedade.
2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? Sem deixar de perceber os aspectos positivos, é preciso ter me conta que a pessoa está cada vez mais vazia de sentido e de perspectiva transcendente, a comunidade está cada vez mais fragmentada e carente de relações pessoais e a sociedade está cada vez mais criadora de exclusão e de violência social.
2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? Diante disso, só a PdD pode dar sentido e finalidade última para a pessoa, dar consistência e espírito solidário para a comunidade e criar inclusão e paz para a sociedade.
2.1- CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA para a RE-SIGNIFICAÇAO DA EXISTENCIA HUMANA - Responde ao desafio de uma sociedade cada vez mais pluriétnica, pluricultural e plurireligiosa. - Perigo da pessoa tornar-se cada vez mais vazia sentido e sem perspectiva de transcendência.
2.1- CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA para a RE-SIGNIFICAÇAO DA EXISTENCIA HUMANA A finalidade da ABP, enquanto CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA, é de re-significar a existência humana.
A finalidade da ABP, enquanto CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA, é de re-significar a existência humana. • LEITURA das SE em chave cristológica e antropológica. • Como CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA constrói a dimensão eclesial da catequese.
- A finalidade da ABP, enquanto CAMINHO DE COMUNHÃO E ORAÇÃO DA PALAVRA, é para estabelecer a relação pessoal e comunitária com o Senhor. • LEITURA das SE em chave eclesiológica e orante. • Como CAMINHO DE COMUNHÃO E ORAÇÃO DA PALAVRA • constrói a dimensão eclesial da liturgia.
2.3- CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA para o ANUNCIO DA VIDA NOVA E PLENA • Responde ao desafio de uma sociedade cada vez mais globalizada, secularista e desumana. • - Perigo da sociedade tornar-se criadora de exclusão e violência social.
2.3- CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA para o ANUNCIO DA VIDA NOVA E PLENA - A finalidade da ABP, enquanto CAMINHO DE PROCLAMAÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA, é de anunciar a Vida nova e plena a todos.
2.3- CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA para o ANUNCIO DA VIDA NOVA E PLENA • LEITURA das SE em chave soteriológica e evangelizadora. • Como CAMINHO DE PROCLAMAÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA constrói a dimensão eclesial da caridade.
III- LINHAS DE ACAO - O que é básico - No CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA - No CAMINHO DE COMUNHÃO E ORAÇÃO DA PALAVRA - No CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA