1 / 42

O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL

O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL. Falando da presença da a PdD na vida e missão da Igreja:. uma nova linguagem e uma nova compreensão. O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL. Essas vislumbradas:. Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho, n. 3)...

nellie
Download Presentation

O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Falando da presença da a PdD na vida e missão da Igreja: uma nova linguagem e uma nova compreensão

  2. O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Essas vislumbradas: • Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho, n. 3)... • Documento de Aparecida. N. 99ª...

  3. O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Essas vislumbradas: • VerbumDomini, ns. 1, 3 e 73... • DGAE – 2011-2015, ns. 44-55; 92-97... • “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”.

  4. 1. O CONTEÚDO DA ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Como chegamos à ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Do “movimento bíblico” (antes do Vat. II) > para uma “pastoral bíblica” (com o Vat. II) > em vista de uma “animação bíblica da pastoral” (com o Sínodo e VD).

  5. Já era o espírito da DV n. 21: “toda a pregação da Igreja, como a própria religião cristã, seja alimentada e regida pela Sagrada Escritura”.

  6. A Bíblia – enquanto contém a Palavra de Deus, viva e eficaz: nutre a VOCACÃO, a FORMACÃO, a ESPIRITUALIDADE e a MISSÃO de todo o discípulo missionário, logo de toda a sua ação evangelizadora.

  7. A Bíblia – enquanto contém a Palavra de Deus, viva e eficaz: nutre a VOCACÃO, a FORMACÃO, a ESPIRITUALIDADE e a MISSÃO de todo o discípulo missionário, logo de toda a sua ação evangelizadora.

  8. Entender, construir e assumir a PdD como a alma/coração de toda a pastoral, > de toda a ação evangelizadora, > de tudo o “somos e fazemos”.

  9. A ABP exige e leva a uma PASTORAL DE COMUNHÃO (de conjunto e orgânica) > “conversão pastoral’.

  10. Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Na Igreja encontramos a PdD... Na PdD encontramos o LOGOS DIVINO – Jesus Cristo, a Palavra de Deus encarnada...

  11. Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Por isso – diz Bento XVI na Verbum Domini – cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ela está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1, 17).

  12. Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias a nossa vida. Dessa forma, a Igreja sempre se renova e rejuvenesce graças à Palavra do Senhor, que permanece eternamente (cf. 1 Pd 1,25; Is 40,8)” (VD n. 124).

  13. Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias a nossa vida. Dessa forma, a Igreja sempre se renova e rejuvenesce graças à Palavra do Senhor, que permanece eternamente (cf. 1 Pd 1,25; Is 40,8)” (VD n. 124).

  14. As SE proporcionam esse encontro com o LOGOS DIVINO quando lidas • * como PdDvivida (experiência de Deus do Povo de Deus); • * como PdDfalada (tradição oral do Povo de Deus); • * como PdDescrita (tradição escrita do Povo de Deus).

  15. - Assim as SE se tornam: • * caminho de conhecimento e interpretação da Palavra; • * caminho de comunhão e oração da Palavra; • * caminho de proclamação e evangelização da Palavra.

  16. Com isso a PdD deve ser inspiradora (“alma”- “coração”) de todas as fases da ação evangelizadora nas casas, nas comunidades, nas paróquias e nas dioceses: • “a reflexão e o discernimento, • a tomada de decisões e o planejamento, • a execução e a avaliação (cf. Dap n. 371)

  17. Dito como metáfora: a Palavra de Deus não pode ser um ramo a mais do conjunto da árvore que é a Igreja, mas a seiva que corre por seu tronco e nutre todos ramos.

  18. Os bispos em Aparecida, por sua vez, aludem à metáfora do farol para falar da Sagrada Escritura que ilumina e guia o caminho e a ação evangelizadora da Igreja (cf. DAp n. 180).

  19. Onde a evangelização aí deve estar a seiva e a luz da Palavra de Deus que, com sua multiforme presença anima o anúncio e a realização do Reino de Deus.

  20. A Palavra de Deus contida nas SE deve suscitar, formar e acompanhar a vocação, a espiritualidade e a missão do discípulo missionário de Jesus Cristo e dá conteúdo às ações organizadas da Igreja em sua missão de fazer “discípulos a todos os povos” (Mt 28, 19).

  21. Desta forma, além de ser “a alma da Teologia” (DV n. 24), a Palavra de Deus está chamada a converter-se em “alma da ação evangelizadora da Igreja” (DP n. 372; Dap 248 e DV n 1; 2 e 73).

  22. II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL 1. Para que serve a Animação Bíblica da Pastoral? • Decisivo aqui é o número 248 do Dap.

  23. II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL “ Faz-se, pois, necessário propor aos féis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de “autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade”. Essa proposta será mediação de encontro com o Senhor se for apresentada a Palavra revelada, contida na Escritura, como fonte de evangelização. Os discípulos de Jesus desejam alimentar-se com o Pão da Palavra: querem chegar à interpretação adequada dos textos bíblicos, empregá-los como mediação de diálogo com Jesus Cristo, e a que sejam alma da própria evangelização e do anúncio de Jesus a todos.

  24. II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL Por isso, a própria evangelização e do anúncio de Jesus a todos. Por isso, a importância de uma “pastoral bíblica”, entendida como animação bíblica da pastoral, que seja escola de interpretação ou conhecimento da Palavra, de comunhão com Jesus ou oração com a Palavra, e de evangelizaçãoinculturada ou de proclamação da Palavra. Isso exige, da parte dos bispos, presbíteros, diáconos e ministros leigos da Palavra, uma aproximação à Sagrada Escritura que não seja só intelectual e instrumental, mas com coração “faminto de ouvir a Palavra do Senhor” (Am 8,11) (cf. Dap 248)

  25. II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL • A ABP a partir do Dap 248 (no texto ilumino com o episódio do “diácono Felipe encontrando-se com o eunuco etíope”- At 8, 26-40) • > três funções:

  26. II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL • 1ª função: ser CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA; • Deus fala através do humano... • = formação bíblica

  27. II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL • 2ª função: ser CAMINHO DE COMUNHAO E ORAÇAO DA PALAVRA • Deus fala para tornarmos-nos humanos /divinos em Jesus Cristo... = espiritualidade bíblica

  28. II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL • 3ª função: ser CAMINHO DE PROCLAMAÇAO E EVANGELIZACÃO DA PALAVRA Deus fala para ser Boa -Nova de vida plena para a transformação da sociedade = ardor bíblico

  29. 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? - Levar em consideração a situação vital dos interlocutores... Estamos numa “mudança de época”: traz grandes desafios para a contextualização sócio-cultural-religiosa da ABP.

  30. 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? - Pela a análise da “mudança de época” (cf. Dap 30-100 e DGAE 17-24) constata-se que nossa sociedade contemporânea caminha em três direções:

  31. 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? • 1ª uma sociedade cada vez mais pluriétnica, pluricultural e plurireligosa; • 2ª uma sociedade cada vez mais tecnológica, cientifica e midiática/virtual; • 3ª uma sociedade cada vez mais globalizada secularista e desumana.

  32. 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? Estas três direções da sociedade contemporânea mexem profundamente com a pessoa, a comunidade e a sociedade.

  33. 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? Sem deixar de perceber os aspectos positivos, é preciso ter me conta que a pessoa está cada vez mais vazia de sentido e de perspectiva transcendente, a comunidade está cada vez mais fragmentada e carente de relações pessoais e a sociedade está cada vez mais criadora de exclusão e de violência social.

  34. 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? Diante disso, só a PdD pode dar sentido e finalidade última para a pessoa, dar consistência e espírito solidário para a comunidade e criar inclusão e paz para a sociedade.

  35. 2.1- CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA para a RE-SIGNIFICAÇAO DA EXISTENCIA HUMANA - Responde ao desafio de uma sociedade cada vez mais pluriétnica, pluricultural e plurireligiosa. - Perigo da pessoa tornar-se cada vez mais vazia sentido e sem perspectiva de transcendência.

  36. 2.1- CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA para a RE-SIGNIFICAÇAO DA EXISTENCIA HUMANA A finalidade da ABP, enquanto CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA, é de re-significar a existência humana.

  37. A finalidade da ABP, enquanto CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA, é de re-significar a existência humana. • LEITURA das SE em chave cristológica e antropológica. • Como CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA constrói a dimensão eclesial da catequese.

  38. - A finalidade da ABP, enquanto CAMINHO DE COMUNHÃO E ORAÇÃO DA PALAVRA, é para estabelecer a relação pessoal e comunitária com o Senhor. • LEITURA das SE em chave eclesiológica e orante. • Como CAMINHO DE COMUNHÃO E ORAÇÃO DA PALAVRA • constrói a dimensão eclesial da liturgia.

  39. 2.3- CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA para o ANUNCIO DA VIDA NOVA E PLENA • Responde ao desafio de uma sociedade cada vez mais globalizada, secularista e desumana. • - Perigo da sociedade tornar-se criadora de exclusão e violência social.

  40. 2.3- CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA para o ANUNCIO DA VIDA NOVA E PLENA - A finalidade da ABP, enquanto CAMINHO DE PROCLAMAÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA, é de anunciar a Vida nova e plena a todos.

  41. 2.3- CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA para o ANUNCIO DA VIDA NOVA E PLENA • LEITURA das SE em chave soteriológica e evangelizadora. • Como CAMINHO DE PROCLAMAÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA constrói a dimensão eclesial da caridade.

  42. III- LINHAS DE ACAO - O que é básico - No CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA - No CAMINHO DE COMUNHÃO E ORAÇÃO DA PALAVRA - No CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA

More Related