180 likes | 377 Views
O que são e para que servem Componentes: Ana Carolina P. Maciel Catarina Gonçalves Dias Netto Erika Mayumi Shimabukuro Ivana Giovannetti Castilho Sílvia Massae Oide Serikawa. FERORMÔNIOS.
E N D
O que são e para que servem Componentes: Ana Carolina P. Maciel Catarina Gonçalves Dias Netto Erika MayumiShimabukuro Ivana Giovannetti Castilho Sílvia MassaeOideSerikawa FERORMÔNIOS
Definição: Do grego "pherein" (féro) = carregar, transportar e "horman"(órmon) = excitar, estimular.- Substância química A. Hormônios - no próprio indivíduoSemioquímicos(sinais)B. Ferormônios - em outro indivíduo de mesma espécieC. Aleloquímicos - em outro indivíduo de espécie diferente O QUE SÃO FERORMÔNIOS?
Tipos de ferormônios A. Natureza químicaÁlcoois, hidrocarbonetos, ácidos graxos,acetatos, etc.Geralmente são simples, leves, voláteis e eliminados em pequena quantidade B. AçãoSexual, defesa, agregação, dispersão, reconhecimento, demarcação de território, etc.
Ferormôniosexual Exemplo: mosca doméstica
Para que servem os ferormônios? Comunicação! Seres Vivos se comunicam através de cores, formas, ferormônios, etc.Ex.: Periplaneta americana e ferormônioPeriplanona-B- Pequenas quantidades- Agrupamento
Produção de ferormônios nos insetos • Local de produção: variação muito ampla, de acordo com o sexo e a ordem dos insetos. • Em muitos insetos ainda é desconhecido o local de produção. • Mais comumente os órgãos produtores são glândulas na região abdominal apical de fêmeas e em pêlos e escamas localizados no tórax, abdome e até asas dos machos.
Formigas cortadeiras • A organização da vida das formigas em sociedade somente foi possível com a utilização dos feromônios, possibilitando o reconhecimento individual e a cooperação na execução das múltiplas atividades da colônia. • Ferormônio de alarme: comportamento de defesa da colônia, produzido e armazenado nas glândulas mandibulares. • Ferormônio de reconhecimento: odores impregnados sobre a cutícula das formigas, sua composição depende da espécie e da colônia, variando de acordo com as características genéticas e alimentares da especie. • Ferormônio de reconhecimento de trilhas: é produzido nas glândulas de veneno, através do ferrão é depositada nas superfícies, tem alto grau de especificidade.
Ferormônios e controle de pragas Dois métodos de aplicação na agricultura: • Através da construção de armadilhas para captura dos insetos (indicam a quantidade desses animais na lavoura e o seu crescimento). • Através da liberação na atmosfera que causará a interrupção dos acasalamentos (machos não acham os rastros normais de ferormônios das suas parceiras). Vantagem: escolher o método mais adequado para o controle da praga evitando a utilização indiscriminada de agrotóxicos.
Receptores Gustativos Cerdas, Pêlos Olfativos Antenas PERCEPÇÃO DE FEROMÔNIOS EM INVERTEBRADOS
Órgão vomeronasal (OVN) ou órgão de Jacobson PERCEPÇÃO DE FEROMÔNIOS EM VERTEBRADOS
No homem • Olfato (atração ou repulsão) • Detecção inconsciente
Comportamento sexual dos camundongos OVN perdeu sua conexão com o cérebro nos humanos Estrutura regride conforme o desenvolvimento do feto em humanos, cetáceos e alguns morcegos. Humanos não precisariam de marcadores primitivos para explicitar atração sexual com o desenvolvimento da visão No entanto, a possibilidade não é descartada – sincronia do ciclo menstrual EVOLUÇÃO