1 / 17

PRIVEST

PRIVEST. 9º ano CAP 02 - Regionalização - América. Prof.: Rodrigo. O continente Americano. É o segundo continente mais extenso do mundo. Estende-se no sentido longitudinal do oceano Glacial Ártico até cerca de 1.000 km da Antártida.

nishi
Download Presentation

PRIVEST

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PRIVEST 9º ano CAP 02 - Regionalização - América Prof.: Rodrigo

  2. O continente Americano • É o segundo continente mais extenso do mundo. • Estende-se no sentido longitudinal do oceano Glacial Ártico até cerca de 1.000 km da Antártida. • É separado dos demais continentes por dois grandes oceanos que o circundam: o Atlântico e o Pacífico. • É constituído por duas grandes porções continentais: América do Norte e América do Sul. Entre elas existe uma estreita faixa de terra, que com as Antilhas, forma a América Central.

  3. A América no mundo Mário Yoshida

  4. América Latina e América Anglo-saxônica Os anglo-saxões e os latinos Se considerarmos a língua falada e os traços culturais impostos pelos colonizadores, a América pode ser subdividida em: • América Anglo-saxônica: - Canadá e Estados Unidos. - Língua inglesa. - Religião protestante. • América Latina: - México, América Central e América do Sul. - Portugueses e espanhóis. - Religião católica. - Línguas mais faladas: espanhol e português.

  5. América

  6. Colonização de exploração O continente americano Primeira área colonizada e organizada para atender às exigências e aos interesses comerciais do capitalismo. A partir dos séculos XV e XVI Estados-Nação começaram a retirar de suas colônias tudo que podiam de valioso Introduziram o cultivo de vários produtos de alto valor no mercado europeu, como a cana-de-açúcar, o algodão e o tabaco.

  7. Utilizaram mão de obra escrava dos indígenas e, posteriormente, dos africanos escravizados. Colonização baseada na retirada de recursos e riquezas naturais das colônias com o uso de mão de obra escrava. colonização de exploração.

  8. Colonização de povoamento Foi posta em prática nos EUA e no Canadá, diferentemente do que ocorreu na maior parte do continente. Os ingleses fixaram-se entre os montes Apalaches e a costa atlântica, organizando 13 colônias. Colônias do norte Nova Inglaterra Seus habitantes dedicaram-se à agropecuária praticada em pequenas propriedades. e ao desenvolvimento de atividades artesanais, para atender às necessidades locais.

  9. As treze colônias da América do Norte (século XVIII) Mário Yoshida

  10. Os franceses Estabeleceram-se no sudeste do atual território canadense, região que passou a ser chamada de Nova França. Por longo tempo, as atividades mais importantes desenvolvidas nessa área foram a caça de animais de peles raras, a pesca e a comercialização desses produtos.

  11. Colônias do sul O clima subtropical favorecia o desenvolvimento de culturas agrícolas, atividades que atendiam aos interesses do mercado europeu. O modelo de colonização do sul não se diferenciou daquele que havia sido implantado na América Latina.

  12. As relações de dependência na América Apesar de haver conquistado independência política, a maioria dos países americanos ainda não conseguiu obter a independência econômica e cultural. EUA exercem influência tanto em termos políticos como em termos econômicos e culturais. sobre um grande número de países. Os valores culturais norte-americanos estão presentes em várias partes do mundo, expressos na forma de vestir, na música e na alimentação, entre outros elementos.

  13. Canadá • País desenvolvido. • É relativamente dependente dos EUA no aspecto econômico. • Sua população desfruta de boas condições de saúde, alimentação, habitação, educação etc.

  14. América – Organização espacial conforme critérios políticos e socioeconômicos Mário Yoshida Fonte:Geographie second. Paris: Nathan, 2001. p.49 (adaptado).

  15. De acordo com esses fatores, os países da América Latina podem ser assim agrupados: • países capitalistas com atividade industrial diversificada: são os que apresentam produção relativamente elevada em diversos setores industriais; • países capitalistas exportadores de produtos primários (agrícolas e/ou minerais); • país socialista exportador de produtos agrícolas: Cuba.

  16. América Latina – o subdesenvolvimento no continente americano A divisa entre os Estados Unidos e o México não é apenas a área limítrofe entre esses dois países. É também a divisa entre a América desenvolvida (Anglo-saxônica), ao norte, e a América subdesenvolvida (Latina), ao sul. Os países da América Latina compõem uma parte da periferia do sistema capitalista, subordinando-se aos interesses das potências econômicas mundiais de acordo com a Divisão Internacional do Trabalho. Limítrofre: que se situa nos limites de uma região.

  17. Alguns dos indicadores da diferença entre essas duas Américas são a taxa de mortalidade infantil e a esperança de vida. Observe a tabela a seguir.

More Related