170 likes | 359 Views
PRIVEST. 9º ano CAP 02 - Regionalização - América. Prof.: Rodrigo. O continente Americano. É o segundo continente mais extenso do mundo. Estende-se no sentido longitudinal do oceano Glacial Ártico até cerca de 1.000 km da Antártida.
E N D
PRIVEST 9º ano CAP 02 - Regionalização - América Prof.: Rodrigo
O continente Americano • É o segundo continente mais extenso do mundo. • Estende-se no sentido longitudinal do oceano Glacial Ártico até cerca de 1.000 km da Antártida. • É separado dos demais continentes por dois grandes oceanos que o circundam: o Atlântico e o Pacífico. • É constituído por duas grandes porções continentais: América do Norte e América do Sul. Entre elas existe uma estreita faixa de terra, que com as Antilhas, forma a América Central.
A América no mundo Mário Yoshida
América Latina e América Anglo-saxônica Os anglo-saxões e os latinos Se considerarmos a língua falada e os traços culturais impostos pelos colonizadores, a América pode ser subdividida em: • América Anglo-saxônica: - Canadá e Estados Unidos. - Língua inglesa. - Religião protestante. • América Latina: - México, América Central e América do Sul. - Portugueses e espanhóis. - Religião católica. - Línguas mais faladas: espanhol e português.
Colonização de exploração O continente americano Primeira área colonizada e organizada para atender às exigências e aos interesses comerciais do capitalismo. A partir dos séculos XV e XVI Estados-Nação começaram a retirar de suas colônias tudo que podiam de valioso Introduziram o cultivo de vários produtos de alto valor no mercado europeu, como a cana-de-açúcar, o algodão e o tabaco.
Utilizaram mão de obra escrava dos indígenas e, posteriormente, dos africanos escravizados. Colonização baseada na retirada de recursos e riquezas naturais das colônias com o uso de mão de obra escrava. colonização de exploração.
Colonização de povoamento Foi posta em prática nos EUA e no Canadá, diferentemente do que ocorreu na maior parte do continente. Os ingleses fixaram-se entre os montes Apalaches e a costa atlântica, organizando 13 colônias. Colônias do norte Nova Inglaterra Seus habitantes dedicaram-se à agropecuária praticada em pequenas propriedades. e ao desenvolvimento de atividades artesanais, para atender às necessidades locais.
As treze colônias da América do Norte (século XVIII) Mário Yoshida
Os franceses Estabeleceram-se no sudeste do atual território canadense, região que passou a ser chamada de Nova França. Por longo tempo, as atividades mais importantes desenvolvidas nessa área foram a caça de animais de peles raras, a pesca e a comercialização desses produtos.
Colônias do sul O clima subtropical favorecia o desenvolvimento de culturas agrícolas, atividades que atendiam aos interesses do mercado europeu. O modelo de colonização do sul não se diferenciou daquele que havia sido implantado na América Latina.
As relações de dependência na América Apesar de haver conquistado independência política, a maioria dos países americanos ainda não conseguiu obter a independência econômica e cultural. EUA exercem influência tanto em termos políticos como em termos econômicos e culturais. sobre um grande número de países. Os valores culturais norte-americanos estão presentes em várias partes do mundo, expressos na forma de vestir, na música e na alimentação, entre outros elementos.
Canadá • País desenvolvido. • É relativamente dependente dos EUA no aspecto econômico. • Sua população desfruta de boas condições de saúde, alimentação, habitação, educação etc.
América – Organização espacial conforme critérios políticos e socioeconômicos Mário Yoshida Fonte:Geographie second. Paris: Nathan, 2001. p.49 (adaptado).
De acordo com esses fatores, os países da América Latina podem ser assim agrupados: • países capitalistas com atividade industrial diversificada: são os que apresentam produção relativamente elevada em diversos setores industriais; • países capitalistas exportadores de produtos primários (agrícolas e/ou minerais); • país socialista exportador de produtos agrícolas: Cuba.
América Latina – o subdesenvolvimento no continente americano A divisa entre os Estados Unidos e o México não é apenas a área limítrofe entre esses dois países. É também a divisa entre a América desenvolvida (Anglo-saxônica), ao norte, e a América subdesenvolvida (Latina), ao sul. Os países da América Latina compõem uma parte da periferia do sistema capitalista, subordinando-se aos interesses das potências econômicas mundiais de acordo com a Divisão Internacional do Trabalho. Limítrofre: que se situa nos limites de uma região.
Alguns dos indicadores da diferença entre essas duas Américas são a taxa de mortalidade infantil e a esperança de vida. Observe a tabela a seguir.