1 / 16

CRISTIANISMO

CRISTIANISMO. ORIGEM. Talvez ninguém tenha exercido tanta influência na história mundial como Jesus de Nazaré. A questão de saber quem foi Jesus vem intrigando a cultura ocidental por 2 mil anos . O JESUS HISTÓRICO x O JESUS DA FÉ

noura
Download Presentation

CRISTIANISMO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CRISTIANISMO

  2. ORIGEM Talvez ninguém tenha exercido tanta influência na história mundial como Jesus de Nazaré. A questão de saber quem foi Jesus vem intrigando a cultura ocidental por 2 mil anos. O JESUS HISTÓRICO x O JESUS DA FÉ Podemos abordar a vida de Jesus lendo as narrativas bíblicas como documento histórico e estudando a época em que ele viveu. Mas as respostas que encontraremos serão baseadas na historia da fé. É a fé na ressurreição do Filho de Deus que constitui a pedra fundamental da religião cristã. (I Co 15:14-17) Contudo, há poucos historiadores modernos que discordam da afirmação de que Jesus de fato existiu.

  3. JESUS DE NAZARÉ O Messias, Filho do Homem, Filho de Deus O MESSIAS A palavra Messias significa, na verdade, "o ungido", uma referência à investidura de autoridade como o sacerdote, o rei e o profeta eram consagrados para o oficio. A tradução grega da palavra Messias é Christos. Assim, originalmente o nome Jesus Cristo é um reconhecimento de que Jesus é o Messias prometido (At 2:36, I Co 1:1-3, Sl 2:1-12, Is 11, Lc 24:21, At 1:6)

  4. JESUS DE NAZARÉ O FILHO DO HOMEM O título usado com mais freqüência por Jesus era Filho do Homem. Esse título também é tomado do Antigo Testamento, onde se referia ao salvador que os judeus esperavam que fosse enviado por Deus.

  5. JESUS DE NAZARÉ O FILHO DE DEUS Em diversos trechos do Novo Testamento Jesus é chamado de Filho de Deus, embora não por si mesmo. Mas, decerto, tudo indica que Jesus acreditava ter essa filiação divina. (Lc 2:29)

  6. SEUS ENSINOS JESUS COMO MESTRE Jesus era chamado rabi — "mestre" ou "professor" —, e muitas pessoas do mundo inteiro, cristãs e não cristãs, se impressionaram com ele como pregador. Mt 4:23; 7:28, 9:35, 21:23, 28:20

  7. A MENSAGEM DE JESUS Segundo o mais antigo dos evangelhos, o de Marcos, Jesus aparece como um pregador que traz esta mensagem: "Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho" (Marcos 1,15). Assim, a expressão "reino de Deus" deve ser considerada uma esperança de um futuro reino da salvação. (Rm 14:17, Lc 17:20-21)

  8. A DIFUSÃO DO CRISTIANISMO Segundo disse Jesus, os doze apóstolos formaram o núcleo do novo reino de Deus que estava para vir. A primeira congregação cristã foi constituída por judeus. Eles obedeciam à Lei de Moisés, participavam dos serviços no Templo e na sinagoga, e de um modo geral viviam como judeus piedosos, mas viam em Cristo no messias morto e ressurreto o cumprimento das Escrituras do AT. De importância decisiva para a contínua difusão do cristianismo foi a conversão do fariseu Saulo (Paulo), por volta de 32 d.C. (At 9:15)

  9. O APÓSTOLO PAULO Não é exagero dizer que os muitos anos de ministério de Paulo (5 dc – 67 dc) transformaram o cristianismo numa religião mundial. Sua contribuição se deu em dois níveis: Em primeiro lugar, ele viajou intensamente pelo mundo greco-romano e proclamou o evangelho de Cristo entre os não-judeus. Em segundo lugar, estabeleceu as fundações da teologia cristã em suas várias epístolas às novas igrejas.

  10. UMA SÓ IGREJAMUITAS EXPRESSÕES DESSA IGREJA O cristianismo hoje está dividido em muitas comunidades eclesiásticas, com diferentes organizações, doutrinas, ordens e atitudes sociais. Podemos dizer que a Igreja permaneceu única e indivisa até 1054, quando se dividiu em duas, católica romana e ortodoxa. No século XVI ocorreu a Reforma protestante, quando diversas comunidades da Igreja se levantaram em protesto contra certos aspectos da doutrina e da prática da Igreja católica. Foram elas a Igreja anglicana, a reformada e a luterana.

  11. A IGREJA CATÓLICA ROMANA 313 - O imperador Constantino 1º proclama o Edito de Milão, que estabelece a tolerância religiosa para o cristianismo dentro do Império Romano 325 - É realizado o Concílio de Nicéia (Turquia), primeiro concílio ecumênico da igreja, convocado pelo imperador Constantino. Condenação do arianismo 381 - O Concílio de Constantinopla --convocado para condenar de vez o arianismo-- proclama o Credo, resumo da crença cristã repetido como oração até hoje 754 - O papa Estevão 2º --sucessor do anterior-- pede auxílio a Pepino, "O Breve", rei dos francos, contra a ameaça de invasão de Roma pelos lombardos; Pepino doa todas as terras conquistadas dos lombardos para a igreja, no que seriam as bases territoriais do Estado Pontifício 1054 - O "Cisma do Oriente" separa a igreja ocidental, de rito latino e que tem Roma como sede, da igreja oriental, de rito grego e estava ligada ao Império Bizantino 1229 - Instala-se a Inquisição para punir os hereges;

  12. A IGREJA CATÓLICA ROMANA 1500 - No dia 26 de abril, o frei Henrique Soares de Coimbra reza a primeira missa em solo brasileiro, no ilhéu de Coroa Vermelha (BA) 1517 - Em 31 de outubro, Martinho Lutero publica na porta do castelo de Wittenberg as suas "95 Teses" condenando a venda de indulgências pela igreja 1521 - Lutero é excomungado pelo papa Leão 10º 1534 - Ignácio de Loyola funda a Companhia de Jesus, uma das mais importantes ordens religiosas; os jesuítas 1563- Termina o Concílio de Trento; convocado por insistência do imperador Carlos 5º para tentar reunificar a igreja, o concílio consagra a contra-reforma, reafirmando com clareza as teses católicas condenadas por Lutero. • A salvação humana – depende da fé e das boas obras. • A fonte da fé – a Bíblia (melhor interpretada pela Igreja) e a tradição religiosa. • A missa e a presença de Cristo – a Igreja reafirmou que no ato da eucaristia ocorria a presença real de Jesus no pão e no vinho. • Determinou ainda: • - Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias • - Criação do IndexLibroriumProibitorium ( Índice de Livros Proibidos ) : evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.

  13. A IGREJA CATÓLICA ROMANA 1929 - É criado o Estado do Vaticano; o Tratado de Latrão, firmado com o líder fascista italiano Benito Mussolini, indenizando a igreja e reconhecendo a sua soberania no Vaticano 1962 - O Concílio Vaticano 2º, aberto pelo papa João 23 (eleito em 1958), permite que o latim seja substituído por línguas locais nos cultos religiosos 1968 - É exposta na Conferência de Medellín (Colômbia) a "Teologia da Libertação" 1969 - A Renovação Carismática Católica (RCC), é trazida ao Brasil em 1969 pelo padre Harold Hams 1978 - Um papa não-italiano é eleito pela primeira vez em 456 anos; aos 58 anos KarolWojtyla, arcebispo de Cracóvia, Polônia, assume em 16 de outubro e passa a ser chamado João Paulo 2º 1984 - Em 3 de setembro, o Vaticano condena trechos do livro "Igreja, Carisma e Poder", do brasileiro Leonardo Boff, um dos teóricos sobre a Teologia da Libertação 2005 - Falece João Paulo II. O atual Papa, o alemão Joseph Ratzinger, e foi eleito em 19 de abril de 2005 e detém o nome de Bento XVI.

  14. IGREJAS REFORMADAS A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana, e que culminou com a divisão e o estabelecimento de várias igrejas cristãs, das quais se destacam o Luteranismo, as igrejas reformadas e os Anabatistas.

  15. O TERMO PROTESTANTE • Em 1529, Carlos V convocou nova Dieta, em Spira e decidiu que a doutrina luterana passaria a ser tolerada nas regiões convertidas, mas proibida no restante da Alemanha. • Os luteranos protestaram e daí nasceu o termo protestante.

  16. DOUTRINAS BÁSICAS DA FÉ CRISTÃ • O MONOTEÍSMO CRISTÃO AFIRMA QUE DEUS É UM, MAS FORMADO POR 3 ENTES: PAI, FILHO E ESPÍRITO. O PRIMEIRO NÃO TEM FORMA, MAS É DESCRITO COM ATRIBUTOS HUMANOS. O SEGUNDO É JESUS. E O TERCEIRO É UM SER PESSOAL MAS REVELA-SE DE VÁRIAS FORMAS. • DEUS É O CRIADOR DE TUDO. E DISTINTAMENTE SEPARADO DE SUA CRIAÇÃO. • OS CRISTÃOS NÃO ACREDITAM EM REENCARNAÇÃO, MAS ACEITAM QUE A ALMA PODE VIVER ETERNAMENTE. A DOUTRINA DA SALVAÇÃO (EXCLUSIVAMENTE PELA GRAÇA)ESTÁ BASEADA NAS ESCRITURAS CRISTÃS. NO DIA DO JUÍZO FINAL, OS SALVOS JÁ ESTARÃO NO CÉU E ENTÃO CRISTO VAI JULGAR OS ÍMPIOS • A BÍBLIA CRISTÃ É O LIVRO DA REVELAÇÃO DE DEUS, DIVIDIDA EM ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS, TOTALIZANDO 66 LIVROS.

More Related