80 likes | 191 Views
FATO – Faculdades Monteiro Lobato Curso de Pós-Graduação em Saúde e Espiritualidade Disciplina de Saúde e Espiritualidade – Aspectos Práticos Profa . Dra. Marlene Nobre | Prof. Dr. Gilson Luis Roberto Aluno: Jackson Guterres | Porto Alegre-RS Abril 2012. Esboço de Projeto Social:
E N D
FATO – Faculdades Monteiro LobatoCurso de Pós-Graduação em Saúde e EspiritualidadeDisciplina de Saúde e Espiritualidade – Aspectos PráticosProfa. Dra. Marlene Nobre | Prof. Dr. Gilson Luis RobertoAluno: Jackson Guterres | Porto Alegre-RS Abril 2012 Esboço de Projeto Social: Difusão de uma ciberconsciência anômala que traspassa o paradigma vigente
ESCOPO DO PROJETO Criar um espaço interativo na esfera pública global – ciberespaço – que seja areligioso para registrar, difundir e intercomunicar anomalias colaborando ao processo de formação e qualificação de uma ciberconsciência coletiva cônscia de anomalias do paradigma vigente, que têm sido divulgadas no ciberespaço, semeando a semente da via alternativa e das possibilidade da espiritualidade no cuidado da saúde e qualidade de vida.
A QUESTÃO QUE SE IMPÕE: Pesquisar e prescrutar na mídia digital e outra fontes de informação e conhecimento o que pensadores, médicos, pesquisadores, jornalistas, religioso e ateus estão se perguntando, predizendo, afirmando, prenunciando e compartilhando que traspassa o paradigma reducionista e cartesiano da medicina material.
A METODOLOGIA: 1- Pesquisar meios integrados e entrelaçados de comunicação à altura do IIIº Milênio que viabilize a difusão e publicização de novas ideias na esfera pública local e global; 2- Buscar uma noção do processo de comunicação integrada e interativa baseada na tese da MassSelf Communication, na plataforma Web 2.0, redes sociais, twitter, YouTube e blogs;
A METODOLOGIA: 3- Buscar explorar a integração total de mídias digitais disponíveis pela tecnologia atual; 4- Compartilhar os resultados e oferecer treinamento sobre o processo comunicacional aberto utilizado para que mais pensadores participem do processo de construção de uma ciberconsciência salutar receptiva à espiritualidade.
PROPOSTA EM BETA TESTE: Criação de espaços virtuais de convivência e convergência de ideias na busca de uma ciberconsciência 1- Criação de um blog na plataforma aberta Wordpress; 2- Criação de uma página no Facebook; 3- Criação de uma conta no Twitter; 4- Criação de um Canal no YouTube; 5- Criação de um e-mail dedicado.
OBJETIVO E CERNE DO PROJETO SOCIAL OBJETIVO: Registrar e compartilhar abertamente no ciberespaço documentários, vídeos, etc que ofereçam situações, circunstâncias e ideias consideradas anômalas ao paradigma vigente, mas que são pedras fundamentais ao processo de construção de uma mentalidade receptiva às novas possibilidades da espiritualidade no cuidado da saúde, no bem-estar, bem viver e na qualidade de pensamento e de vida. Objetivando alcançar todos os profissionais de saúde, cuidadores e a sociedade em geral.
REFERÊNCIAS ALBERCH e FUGUERAS, RAMÓN. Los archivos: entre la memoria histórica y la sociedad del conocimiento. Barcelona: Editorial UOC, S.L., 2003. BENSON, Herbert. Medicina Espiritual. Editora Campus . Rio de Janeiro. 1998. BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. Cabedal de conhecimento oportunizado no curso de pós-graduação em Saúde e Espiritualidade. FATO-Faculdades Monteiro Lobato. Porto Alegre. RS CASTELLS, Manuel. A Era da Intercomunicação. Ministério da Cultura. CAPRA, Fritoj. Encontro Espiritual: Einsten e Buda – Entrevista do Dr. Fritjof Capra, físico, a Jocelyn Ryder-Smith da BBC de Londres EDDY, Mary Baker. Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras. ISBN0-87952-209-7 LEMOS, Andre. LÉVY, Pierre. O futuro da Internet: Em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.