E N D
Todo ser humano é influenciável. É claro que ao adquirirmos mais idade vamos criando certa resistência às mudanças, mas continuamos ainda influenciáveis. Deus sabia que com a entrada do pecado, a influência para o mal seria natural. E foi por isso que ele já nos avisou deste perigo no mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim.” Êxodo 20:3. Deus sabe do princípio da contemplação. Tudo aquilo que você contempla você se torna igual. Esta é uma herança do pecado. A tudo que colocarmos em nossa frente nos tornaremos semelhantes. Se colocarmos a Deus, seremos influenciados por Ele. Se colocarmos outros deuses, seremos semelhantes a eles.
Deste princípio de contemplação surgiram ditados populares querevelam muitas verdades. “Diga-me com quem andas, que te direi quem és.” Esse ditado é muito usado pelos pais e os filhos sempre se entristecem, porque não gostam de pensar que terão que deixar certas influências. Uma verdade clara é: se você anda com um mentiroso, é mais fácil ele te mudar para mentiroso do que você o transformar em verdadeiro. Maus amigos corrompem os bons princípios. Lembro-me de certo jovem que me disse: “Eu não queria fazer aquilo, mas eles me disseram “Se você é homem, faça isto”. Oh! Para ser homem basta ter nascido com o sexo masculino. Não é beber, nem ter ato sexual com uma mulher que o transforma num homem.
O princípio de contemplação é muito poderoso, tanto para o bem como para o mal. Há outro ditado que diz: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.
Nessa frase há uma verdade. Mesmo aquilo em que você não vê perigo algum, pode com o passar do tempo, o vencer, porque como água mole que fura pedra dura, também são as pequenas coisas que levarão nossa vida à ruína. Quem temeria um filhote de leão? Mas com o passar do tempo ele se tornará um forte e poderoso animal temido. Existem pessoas cujo primeiro erro foi roubar uma borracha na escola. Hoje estão presas por assalto a banco.
Por essas razões temos que cuidar das entradas da alma. Há dois órgãos que são usados para contemplação: olhos e ouvidos. Esses dois órgãos precisam de guarda constante, porque aquilo que estou ouvindo e vendo terá influência sobre a minha vida.
Dentre as muitas influências vamos colocar três que hoje, sem dúvida, influenciam muito a juventude.
Amizades: • O grande perigo das amizades é: para amigos não há portas. Tudo o que ele fala você aceita. O pai poderia dizer quase a mesma coisa, mas você não aceitaria tão bem como aceita a ideia do amigo.
Isso é algo muito poderoso, não se brinca com maus amigos, não se fica perto deles porque eles irão te corromper. Foi por isso que Deus disse para Adão e Eva: “Não cheguem perto desta árvore nem olhem.” Eles eram perfeitos, não tinham o pecado, mas Deus estava preocupado com a influência e foi o que aconteceu. Alguns minutos na frente da serpente foram suficientes para que tudo o que Deus disse fosse esquecido.
Visão • O que você está contemplando? Se você fala sobre influências, você tem que lembrar das ideias transmitidas pela televisão. Através das novelas, filmes e programas de auditório. Satanás tenta incutir suas mentiras. Ele nunca vem como realmente é. Ele se esconde atrás de um filme como “Ghost – O outro lado da vida.” Este filme tem uma história de amor, tem música romântica, mas quero te lembrar que aquilo é uma mentira. Muita gente chora no final do filme, mas mesmo assim continua sendo mentira. O ser humano émortal. Mas como “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, esse princípio bate um dia, dois meses, um ano, aí finalmente você crê que a alma é imortal.
O filme “Titanic” apresenta o seguinte: não importa onde ou com quem, se tiver uma oportunidade de ter o ato sexual, não interessa se estou saindo da Europa e indo para a América, mesmo que ela tenha namorado poderemos realizar o ato sexual. Quando aparece esta cena do ato sexual, Satanás joga romantismo, cor e brilho no ar. Satanás é capaz de colocar cor num quadro escuro. O que esta imagem fala para o jovem? Se eu me apaixonar por alguém, por que não poderei ter o ato sexual? É isso o que as novelas têm dito constantemente. “Diga-me com quem andas, que te direi quem és.” Isto não quer dizer que você não possa assistir a filmes. Você pode assistir, mas precisa escolher.
Audição: • Sem dúvida nenhuma, a música é algo que atrai o ser humano. É rara a pessoa que não gosta de música. A música tem um poder tremendo sobre as pessoas. Quando usada para o mal, se torna destruidora. Satanás antes da queda foi o maestro do coral celestial. O inimigo entende de música, então, ele distorceu aquilo que foi criado para louvar a Deus, transformando-o em barulho e confusão.
Na música “Dig, dig, dig,” do PlanetHemp, parte da letra diz assim: “Fumo maconha... não faz mal. Está provado que o efeito é natural... Zumbi é o senhor das trevas, zumbi é o senhor das demandas, quando zumbi chega, zumbi é quem manda... Diambra (maconha) é coisa excelente, remédio para dor de dente, assim como Deus não mente, diambra não mata gente.” “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.” Se você fica ouvindo isso, você irá acreditar, porque há um princípio que diz: “Repita uma mentira sempre, e ela se tornará uma verdade em sua vida.” Mais cedo do que você pensa estará usando drogas.
Veja outra música: “Querem o meu Sangue”, do grupo Titãs. Numa das frases diz assim: “... A minha vida só eu sei como guiar, pois ninguém vai me ouvir se eu chorar.” Isto é uma mentira. Jesus ouve todo o clamor de uma alma fraca. Mas como o ditado que diz: “Diga-me com quem tu andas que te direi quem tu és.”Você fica ouvindo isso e o tempo passa, então você não acredita mais na oração.
Olha esta outra música: “Eu me apaixonei pela pessoa errada”, do Grupo Exalta Samba: “Eu não tenho culpa de estar te amando. De ficar pensando em você toda hora. Não entendo porque, deixei acontecer, isso tudo me apavora. Você não tem culpa se estou sofrendo. Se fantasiei de ver-lhe nesta história. Você tem namorado posso até estar errado. Mas tenho que ganhar você. É mais do que desejo, é mais do que amor.” (o que pode ser mais do que amor?). “Eu te vejo nos meus sonhos e isso aumenta mais a minha dor. Eu me apaixonei pela pessoa errada. Ninguém sabe o quanto estou sofrendo. Sempre que eu vejo ele do seu lado. Morro de ciúmes, tô enlouquecendo.” Você fica ouvindo isso, então você acredita que o amor é um sentimento instintivo como de animais. Você não respeita ninguém. Até quem tem namorado. Porque você não pode controlar seus sentimentos. Eles são maiores do que a razão.
Por isso, jovem, a melhor coisa a fazer é entender que todo ser humano é influenciável. Quando você compreende e aceita esse ponto, há de se colocar longe daquilo que pode corromper sua vida cristã.