E N D
Roma História – Prof. Lisi 1° ano / 2014
Roma Conta a lenda quando Tróia caiu, o príncipe troiano Enéias conseguiu salvar-se. Após uma longa peregrinação, ele teria se fixado junto ao rio Tibre, onde se casou com uma filha do rei Latino (dando-se o nome de Latinos ao seu povo) e seu filho fundou a cidade de Alba Longa. Três séculos mais tarde, Amúlio tomou o poder do irmão e aprisionou os sobrinhos para que não houvesse descendência.
Contudo, uma de suas sobrinhas apaixonou-se por Marte, deus da guerra, e teve filhos gêmeos. O tio mandou que as crianças fossem jogadas no rio Tibre, mas as crianças não morreram. O cesto parou num monte onde uma loba salvou-os e alimentou-os como se fossem seus filhotes. Quando cresceram os meninos voltaram para a cidade e retiraram o tio do poder, devolvendo o trono ao seu avô. Com isso ganharam permissão para fundar uma cidade, no monte onde foram encontrados pela loba. Em 753 a.C. fundaram Roma. Porém, na disputa pelo poder, os irmãos se desentenderam e Rômulo matou Remo, tornando-se o primeiro rei da cidade.
Principais povos na formação de Roma: Italiotas – chegaram à península itálica por volta do II milênio a.C. e ocuparam a Itália central. Subdividiram-se em diversas tribos, como a dos latinos, dos saminitas, dos sabinos, dos équos, etc. Etruscos – chegaram por volta do século VIII a.C. Ocuparam, inicialmente, a região central da Itália. Depois expandiram seus domínios até regiões do norte. Gregos – também chegaram por volta do século VIII a.C., durante o movimento de colonização grega. Ocuparam a parte sul e fundaram diversas cidades, conhecidas em seu conjunto como Magna Grécia.
MONARQUIA ROMANA quem governava era um REI criava leis, executava, julgava e aplicava as leis. Era auxiliado por: Senado = um conselho de velhos cidadãos. Assembléia Curial = cidadãos dos genos ligados ao exército. GRUPOS SOCIAIS: Patrícios Clientes Plebeus Escravos
REPÚBLICA governo nas mãos do Senado composto por patrícios Marcos da República: • Conflitos entre patrícios e plebeus. • Expansão Territorial.