180 likes | 612 Views
.: Concretismo. MODERNISMO. Piet Mondrian: Composição em vermelho, amarelo e azul- 1927. A Arte Concreta deve ser compreendida como parte do movimento abstracionista moderno Foi criado em 1917 na Holanda por Piet Mondrian , Theo van Doesburg, Gerrit Thomas Rietveld, entre outros.
E N D
.: Concretismo MODERNISMO Piet Mondrian: Composição em vermelho, amarelo e azul- 1927 • A Arte Concreta deve ser compreendida como parte do movimento abstracionista moderno • Foi criado em 1917 na Holanda por Piet Mondrian , Theo van Doesburg, Gerrit Thomas Rietveld, entre outros.
.: Concretismo MODERNISMO Declaramos: • A arte é universal. • A obra deve ser inteiramente concebida e formada pela mente antes de sua execução. Ela não deve receber nada das propriedades formais da natureza ou da sensibilidade e do sentimentalismo. Queremos excluir o lirismo, a dramaticidade, o simbolismo, etc. • O quadro deve ser construído inteiramente a partir de elementos puramente plásticos, isto é, superfícies e cores. Um elemento pictórico não possui outro significado além de “si mesmo” e, portanto, o quadro não tem outro significado além de “si mesmo”. • A construção do quadro, bem como de seus elementos, deve ser simples e controlável visualmente. • A técnica deve ser mecânica, isto é, exata e antiimpressionista. • Esforço visando absoluta clareza.
.: Concretismo MODERNISMO Max Bill recolocará o problema da bidimensionalidade do espaço pictórico introduzido pelo Cubismo ao definir o quadro como suporte sobre o qual a realidade é reconstruída, e passível de ser apreendida de múltiplos ângulos. Assim, com os concretos, a pintura vai se aproximar de modo cada vez mais radical da escultura, da arquitetura e dos relevos. Vassili Kandisky: Pontas no arco - 1927
.: Concretismo MODERNISMO • Max Bill – Unidade Tripartida - 1949
.: Concretismo MODERNISMO Grupo Ruptura O ano de 1952 e a exposição do Grupo Ruptura marcam o início oficial do movimento concreto em São Paulo. Criado por Anatol Wladyslaw, Lothar Charoux, Féjer, Geraldo de Barros, Leopoldo Haar, Luiz Sacilotto e liderado pelo artista e crítico Waldemar Cordeiro , o grupo propõe em seu manifesto a "renovação dos valores essenciais das artes visuais", por meio das pesquisas geométricas, pela proximidade entre trabalho artístico e produção industrial, e pelo corte com certa tradição abstracionista anterior.
.: Concretismo MODERNISMO Waldemar Cordeiro Idéia Invísivel - 1956
.: Concretismo MODERNISMO Luís Sacilloto Concreção, 5730 – 1957
.: Concretismo MODERNISMO Grupo Neoconcreto • prega a experimentação de todas as linguagens, ainda que no âmbito não-figurativo geométrico • opõe uma articulação forte entre arte e vida - que afasta a consideração da obra como "máquina" ou "objeto" -, e uma maior ênfase na intuição como requisito fundamental do trabalho artístico. • Fundado por Aluísio Carvão, Carlos Val, Décio Vieira, Ivan Serpa, João José da Silva Costa, Lygia Clark, Lygia Pape e Vincent Ibberson, e ao qual aderem em seguida, Hélio Oiticica, César Oiticica, Elisa Martins da Silveira, Emil Baruch, Franz Weissamann, Abraham Palatnik e Rubem Ludolf .
.: Concretismo MODERNISMO Lygia Clark, Ovo, 1959
.: Concretismo MODERNISMO Lygia Clark, Bicho, 1962
.: Concretismo MODERNISMO Aluísio Carvão – Tema Circular, 1957
.: Concretismo MODERNISMO Hélio Oiticica Vermelho cortando o branco - 1958