120 likes | 332 Views
A Porta da Fé ( Porta Fidei). A Porta da fé é a que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja. Atravessar essa porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Caminho que se dá: no Batismo e vai até a passagem através da morte para a vida eterna.
E N D
A Porta da Fé( Porta Fidei) • A Porta da fé é a que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja. • Atravessar essa porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. • Caminho que se dá: no Batismo e vai até a passagem através da morte para a vida eterna.
A permanência na fé e a transmissão da fé são hoje um drama entre os cristãos de todos os continentes. È a partirdo encontro ou reencontro com a fé que os cristãos terão resgatadas sua verdadeira identidade e a coerência de seu quotidiano.
O Ano da fé está motivando a Igreja toda a rever a autenticidade, a profundidade da fé e sua capacidade de tornar-se testemunho da fé nas comunidades. A porta está sempre aberta para entrar: Eis um convite:
“Embrenhar-se num caminho de vida” Muitos entraram, mas... alguns sentaram logo; outros ainda caminham até a um certo ponto; Vários avançam devagar; Uma minoria caminha com bom ritmo; poucos correm...
E nós? Um interrogativo que nos interessa e nos questiona??? Que fazer para que os cristãos de hoje possam descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada, e refletir sobre o próprio ato com que se crê? (cf.P.F 9)
Confessar, Celebrar, TestemunharEis o caminho para cada cristão.E cada um deve também desejar ser para os outros um instrumento de reencontro com a fé.
Confessar:Partilhando-a com seus irmãos de comunidade e sendo silenciosamente diante dos demais uma expressão dos conteúdos de fé que alimentam sua vida. Confessar é uma graça que se alcança com a oração, com a meditação e o abandono diante da Vontade de Deus.
Celebrar:É reunir-se com os irmãos em torno da Eucaristia, “ a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde vem toda a sua força”
Testemunhar:De forma que a vida dos crentes cresça .O testemunho da vida comunitária autêntica é portadora de credibilidade.
É desse esforço, sempre marcado por quedas e por recomeços, que pode nascer a partir dos cristãos a nova evangelização. Palavra Empenho Confessar /celebrar/ testemunhar Partilha
“ A fé não é só uma inclinação da pessoa para realidades que hão de vir, mas estão totalmente ausentes; ela dá-nos algo. Dá-nos já agora algo da realidade esperada,e esta realidade presente constitui para nós uma “prova das coisas que ainda não se vêem” (Bento XVI, Spes Salvi)