180 likes | 193 Views
DEBATE – 1º TRIMESTRE. DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO. A AUTORA.
E N D
DEBATE – 1º TRIMESTRE DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO
A AUTORA Marina Colasanti nasceu em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia. Residiu posteriormente em Trípoli, na Líbia, mudou-se para Itália e, em 1948, transferiu-se com a família para o Brasil, onde vive até hoje na cidade do Rio de Janeiro.
O LIVRO 1982 – 1ª PUBLICAÇÃO O livro "Doze reis e a moça no labirinto do vento" reúne treze contos que, embora escritos em uma época marcada pela velocidade e pelo mundo virtual, traz à tona o encantamento dos contos de fada. Os personagens, criados por Marina Colasanti, habitam lugares distantes, vivem em outros tempos, porém buscam, como o homem de hoje, a liberdade, a justiça, o amor, o sonho, a própria identidade. As ilustrações em preto e branco, também da autora, dialogam com a magia dessas histórias. Histórias assim, como os tradicionais contos de fadas, são atemporais. Abrir espaço na sala de aula para esse tipo de narrativa é possibilitar, desde cedo, a compreensão de que nesse universo simbólico, no qual podemos encontrar muitas respostas para os eternos desejos e conflitos da humanidade.
OS CONTOS 1. A moça tecelã; 2. Entre leão e unicórnio; 3. A mulher ramada; 4. No colo do verde vale; 5. Uma concha à beira-mar; 6. Onde os oceanos se encontram; 7. Um desejo e os dois irmãos; 8. De suave canto; 9. O rosto atrás do rosto; 10. Uma ponte entre dois reinos; 11. À procura de um reflexo; 12. Doze reis e a moça no labirinto do vento; 13. Palavras aladas.