1 / 17

Fatores físicos que influenciam a distribuição dos organismos no ambiente

Fatores físicos que influenciam a distribuição dos organismos no ambiente. EFEITOS DA SALINIDADE. A salinidade é a concentração de sais dissolvidos na água que pode levar a um estresse osmótico: Alta concentração – perda de água. Baixa concentração – absorção de água. EFEITOS DA SALINIDADE.

petula
Download Presentation

Fatores físicos que influenciam a distribuição dos organismos no ambiente

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fatores físicos que influenciam a distribuição dos organismos no ambiente

  2. EFEITOS DA SALINIDADE A salinidade é a concentração de sais dissolvidos na água que pode levar a um estresse osmótico: Alta concentração – perda de água. Baixa concentração – absorção de água.

  3. EFEITOS DA SALINIDADE Os íons salinos sofrem difusão pela membrana celular tendendo a equilibrar as concentrações. A água também passa pela membrana para o ponto de maior concentração iônica.

  4. EFEITOS DA SALINIDADE Alta Salinidade Organismos que vivem em praias, restingas, mangues, desertos ou no mar desenvolveram mecanismos para evitar a alta salinidade.

  5. EFEITOS DA SALINIDADE Alta Salinidade Existem órgãos específicos para excreção do sal em excesso como as raízes, que devolvem o excesso para o solo. Ex: Folhas de manguezais exsudam sal equilibrando a concentração iônica da planta em um ambiente bastante salino.

  6. EFEITOS DA SALINIDADE Baixa Salinidade Existem órgãos específicos para eliminação do excesso de água que entra por osmose. Ex: Em protistas os vacúolos contráteis expulsa a água da célula. Em peixes de água doce há eliminação de mais água pela urina.

  7. SUBSTRATOS SÓLIDOS Todos os seres que habitam porções de terra emersa ou são bentônicos, vivendo em solos e sedimentos, embasados por uma estrutura de rochas ou habitam nas próprias rochas.

  8. SUBSTRATOS SÓLIDOS O substrato rochoso é consolidado o que não permite a retirada de nutrientes ou a percolação de água.

  9. SUBSTRATOS SÓLIDOS Adaptações a este substrato incluem estruturas para armazenar água ou conseguir nutrientes.

  10. SUBSTRATOS SÓLIDOS

  11. SUBSTRATOS SÓLIDOS Solos e sedimentos formam substratos não consolidados provenientes da erosão das rochas. Processo de formação dos solos

  12. SUBSTRATOS SÓLIDOS

  13. SUBSTRATOS SÓLIDOS Formação dos solos pela água e gelo

  14. SUBSTRATOS SÓLIDOS Formação dos solos pelo vento e por agentes químicos

  15. SUBSTRATOS SÓLIDOS Formação dos solos por agentes biológicos

  16. SUBSTRATOS SÓLIDOS Substratos sólidos biogênicos

  17. SUBSTRATOS SÓLIDOS Alguns fatores que influenciam na capacidade dos organismos viverem tanto epi quanto intra sedimento/solo. A compactação, a percolação de água, o pH do sedimento ou solo e a disponibilidade de nutrientes inorgânicos figuram entre os principais definidores do habitat sedimentar.

More Related