240 likes | 350 Views
2- Ano da FÉ 2012-2013. Tenhamos fixos os olhos em Jesus , que nos há-de guiar pelo CAMINHO da FÉ e nos leva à plenitude ( Heb 12, 2). Monjas de Sant Benet de Montserrat. O olhar fixo no Jesus do EVANGELHO DE MARCOS. II. EVANGELHO DE MARCOS Um evangelho TEOLÓGICO.
E N D
2- Ano da FÉ 2012-2013 Tenhamos fixos os olhos em Jesus, que nos há-de guiar pelo CAMINHO da FÉ e nos leva à plenitude (Heb 12, 2) Monjas de Sant Benet de Montserrat
O olhar fixo no Jesus do EVANGELHO DE MARCOS II
EVANGELHO DE MARCOSUm evangelho TEOLÓGICO A teologia de Mc é a mais próxima de Jesus; a de João é a mais tardia e elaborada. O Jesus histórico não diz abertamente que Ele é o Messias, o Filho de Deus, deixa que os seus seguidores o vão descobrindo
TEOLOGIA DE MARCOS Mc faz teologia na própria estrutura do livro, pondo os “títulos” de Jesus em lugares importantes • 1ª PARTE -Afirmações cristológicas:- O Pai proclama que é o Filho (Baptismo) • - Os demónios o confessam (Santo, Filho) • - O povo pregunta-Lhe (1, 27; 2, 7; 4, 41; 8,18; 8, 21) • NO CENTRO: Pedro reconhece-O MESSIAS (1º título) • 2ª PARTE -Afirmações cristológicas: • - O Pai chama-Lhe Filho (Transfiguração) • - Jesus diz que será um Messias crucificado • Jesus confessa que é o Messias-Filho (14, 62 paixão) • FINAL: Na Cruz, o centurião confessa-O FILHO DE DEUS (2º título)
1ª PARTE DO EVANGELHO Mc 1, 16 a 3, 6 COMEÇO NA GALILEIA- 1, 14-20 Anuncia a chegada do Reinado e convida discípulos a colaborar - 1, 21-38 Um dia de Jesús em Cafarnaum - 1, 39-45 Cura de um leproso
COMEÇO NA GALILEIA- 1,14-20 Anúncio do Reinado, e chamamento Mc 1,14-2014 Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, 15 dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». 16 Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. 17 Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». 18 Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; 20 e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.
Jesus anuncia o Reinado de Deus Tomando o relevo ao Baptista, Jesus anuncia que Deus tem uma Boa Notícia para dar-nos: o seu REINADO ESTÁ PRÓXIMO de nós. Para pertencer a ele temos que converter-nos. DEUS não só Reina no céu, mas também na TERRA. Trabalhar para que seja activo, é a “conversão”
Jesus não quer anunciar Ele só o Reinado, já no começo, chama colaboradores: Jesus chama Pedro e André, Tiago e João, e a TODOS NÓS, para que digamos a todo o mundo que o Reinado de Deus já quer estar presente entre nós Resposta, decisão, vontade...
1, 21-38 Um dia de Jesus em CafarnaumAntigamente, dos grandes mestros se explicava a actividade de um dia que servia como “modelo” para os outros; por isso Mc explica-o também de Jesus. Mc 1, 21-3821 Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, 22 todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. 23 Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: 24 «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». 25 Jesus repreendeu-o, dizendo: »Cala-te e sai desse hombre» 26 O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. 27 Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!» 28 E logo, a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia. 29 Jesus saiu da sinagoga e foi com Tiago e João, a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. 31 Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. 32 Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos 33 e a cidade inteiraficou reunida diante da porta. 34 Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era. 35 De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar. 36 Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, 37 quando O encontraram disseram-Lhe: «Todos Te procuram». 38 Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim».
Um DIA de Jesus é constituído de: Ensinamento com autoridade na sinagogaCuras, fazendo o bem a todos Oração solitária - Pela manhã vai à sinagoga Mc 1, 21-29- Ao meio-dia vai à casa de Pedro Mc 1, 29-31- Ao cair da tarde cura todos os que vão à sua procura Mc 1, 32-34 - De madrugada levanta-Se pera ir orar, sózinho, num lugar ermo Mc 1, 35-38
Na SINAGOGA O olhar fixo em Jesus Todos vêem que Ele tem AUTORIDADED Os espíritos impuros O confessam SANTO de Deus Todos se interrogam: Quem é este?
Jesus traz o Reino com AUTORIDADE A FÉ não pode ser envergonhada: S. Paulo afirma: “Prega o Reinado com autoridade” (Tit 2, 15) A FÉ é uma responsabilidade: “De que serve a alguém dizer que tem fé, se os seus actos não o demonstram?” (Tiago 2, 14)
AO MEIO-DIA, em CASA DE PEDRO Servindo, uma MULHER, a sogra, é modelo para os CRISTÃOS. Tocados por Jesus, somos curados para ser SERVIDORES.
Jesus torna-nos SERVIDORES, como Ele A FÉ torna-nos disponíveis para os outros:Assim o entendiam os primeiros cristãos, tão próximos doevangelho : “Os que tinham acreditado estavam muito unidos e partilhavam os seus bens entre si” (Act 2, 44)
AO CAIR DA TARDE, JESUS CURA TODOS Ele quer curar-nos de TODOS os males, físicos ou morais “Aproximemo-nos d’Ele com plena confiança”Heb 4,16
O Reinado não faz distinção entre pessoas A FÉ abre-nos a TODO O MUNDO, crentes de todas as religiões, gnósticos ou ateus, sem qualquer tipo de exclusivismos.“Vós que credes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não deveis fazer acepção entre umas pessoas e outras” (Tiago 2, 1).
DE MADRUGADA, reza só O olhar fixo n’Ele Ele ora só Nós Lhe oramos Ele e nós podemos orar JUNTOS
A ORAÇÃO faz parte do Reinado A oração cristã é sensata: “Sede sensatos e sóbrios para vos poderdes dedicar à oração” (1Pe 4, 7). Mas a oração é também Dom de Deus: “O Espírito vem auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. Porque é de acordo com Deus que o Espírito intercede pelos santos” (Rom 8, 26-27).
(Continuação) COMEÇO NA GALILEIA Mc 1, 40-45 CURA DE UM LEPROSO 40 Veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe: «Se quiseres, podes curar-me». 41 Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo». 42 No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo. 43 Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem: 44 «Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho». 45 Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim, Jesus já não podía entrar abertamente em nenhuma cidade. Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte.
Jesus e o leproso, frente a frente - Saltando as normas da pureza legal (não aproximar-se de ninguém), o leproso roga com CONFIANÇA: “Se quiseres...”- Sem lhe repreender a transgressão, Jesus COMPADECE-SE, e toca-o (transgredindo). - Curado, envia-o aos sacerdotes (a igreja oficial).- Jesus ordena-lhe SILÊNCIO (ainda não é a hora de proclamações fáceis sobre quem é Ele). [Característica de Marcos] - O marginalizado (leproso) começa a pregar.
Jesus e o leproso O marginalizado (leproso) converte-se em próximo, o próximo (Jesus) afasta-Se para lugares despovoados O contacto com Jesus, fê-lo relacionar-se con TODO O MUNDO
Com Jesus os excluídos se convertem em INCLUÍDOS A FÉ tornas-nos próximos de todos:“17 Cristo na sua vinda, anunciou a paz a vós, que estáveis longe e a paz àqueles que estavam perto. 18 Porque, é por Ele que uns e outros, num só Espírito, temos acesso ao Pai. 19 Portanto, já não sois estrangeiros nem imigrantes, mas sois concidadãos dos santos e membros da casa de Deus” (Ef 2, 17-19).
CREMOS no Jesus do evangelho de Mc - Senhor, Jesus, cremos que Tu nos trouxeste o REINADO de Deus (o seu espírito) - Senhor, Jesus, cremos que nos CHAMAS a espalhar HOJE este modo de agir - Senhor, Jesus, cremos que tens a AUTORIDADE de Deus, e que no-la dás - Senhor, Jesus, cremos que nos queres CURAR, e queres que, como Tu, curemos os outros - Senhor, Jesus, cremos que passaste noites rezando por todos nós, e queremos-Te acompanhar.
stbenet@benedictinescat.com www.benedictinescat.com FIM continua