170 likes | 346 Views
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…. Paulo nem sempre foi amigo de Jesus. Nasceu numa cidade chamada Tarso e os pais puseram-lhe o nome de Saulo. Saulo pensava que os amigos de Jesus não respeitavam Deus. E por isso perseguia-os e punha-os na prisão. Um dia, quando ía da
E N D
Paulo nem sempre foi amigo de Jesus. Nasceu numa cidade chamada Tarso e os pais puseram-lhe o nome de Saulo.
Saulo pensava que os amigos de Jesus não respeitavam Deus. E por isso perseguia-os e punha-os na prisão.
Um dia, quando ía da cidade de Jerusalém para Damasco, para prender cristãos dessa cidade, um raio de luz muito forte bateu-lhe nos olhos e fê-lo cair ao chão.
Ouviu então uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo! Porque me persegues?...» Olhou à volta, cheio de medo, mas não via nada. Aquela luz tinha-o cegado. Então perguntou: «Quem és tu, Senhor?» A voz respondeu: «Eu sou Jesus, a quem tu persegues!»
Os soldados que estavam com Paulo não tinham ouvido nada e não percebiam o que lhe tinha acontecido. Como ele estava cego, tiveram de o levar pela mão até Damasco.
Durante três dias, Saulo ficou sem ver, e nesses dias não comeu nem bebeu nada. Pensava em como tinha sido mau para os amigos de Jesus e sentia-se muito triste.
Quando estava deitado, apareceu um cristão chamado Ananias, para o visitar. Ananias colocou as mãos sobre os olhos de Saulo e ele voltou a ver.
Saulo ficou muito amigo de Jesus e por isso quis ser baptizado. Depois comeu e recuperou as forças. Começou então a dizer a todos que Jesus é o Filho de Deus.
Os seus antigos amigos souberam que ele se tinha tornado cristão e tentaram prendê-lo. Mas Saulo conseguiu fugir de Damasco, descendo pela muralha abaixo, dentro de um cesto.
Saulo começou a viajar por terra e por mar: queria levar a todos a mensagem de Jesus. Foi nessa altura que passou a ser conhecido pelo nome de Paulo.
Paulo nem sempre era bem recebido. Às vezes as pessoas não queriam ouvir o que ele dizia, tratavam-no mal e até lhe atiravam com pedras, para o expulsar das suas terras. Mas Paulo era muito corajoso e continuava a falar de Jesus.
Paulo fez muitas viagens. Mas, quando finalmente regressou a Jerusalém, foi preso. Como poderia ele agora falar de Jesus às pessoas, se estava na prisão?
Paulo pediu então para ir para Roma e lá ser julgado pelo próprio imperador. Mas Roma ficava muito longe. Tinha de ir de barco e a viagem era longa e podia ser perigosa.
Mesmo assim os soldados concordaram e levaram-no para Roma. Durante a viagem houve uma enorme tempestade e o barco afundou-se junto da ilha de Malta. Paulo e muitos outros passageiros, consegui-ram salvar-se.
Deve ter vindo outro barco buscá-los e lá chegaram a Roma, onde Paulo ficou preso. Mesmo na prisão, Paulo continuou a falar de Jesus, escrevendo cartas aos amigos e a muitos outros cristãos.
Paulo acabou por ser condenado à morte. Até morrer, nunca deixou de falar de Jesus. O seu túmulo encontra-se numa igreja que se chama Basílica de S. Paulo Extra-Muros, em Roma, na Itália.