1 / 14

Nirave Reigota Caram

CONVERGÊNCIA DA TELEVISÃO INTERATIVA E E-LEARNING: EXAMINANDO O POTENCIAL DO T-LEARNING Miltiadis Lytras , Chris Lougos , Polyneikis Chozos , Athanasia Pouloudi Athens University, Greece. Nirave Reigota Caram. Resumo do Artigo.

rashad
Download Presentation

Nirave Reigota Caram

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONVERGÊNCIA DA TELEVISÃO INTERATIVAE E-LEARNING: EXAMINANDO O POTENCIALDO T-LEARNINGMiltiadisLytras, Chris Lougos, PolyneikisChozos, AthanasiaPouloudiAthens University, Greece NiraveReigotaCaram

  2. Resumo do Artigo • A aplicação de tecnologias digitais emergentes, tais como a Internet, no ambiente educacional tem recebido ampla aceitação em todo o mundo. Um dos mais recentes avanços tecnológicos sendo considerado no âmbito da aprendizagem é aTelevisão Digital Interativa. Este trabalho examina a convergência da Televisão Interativa e o e-Learning, para o estabelecimento do t-Learning como um serviço de agregação de valor da televisão digital. • Palavras-chave: E-learning, televisão interativa, caminho de aprendizagem, t-learning.

  3. Uma Discussão Inicial Sobre E-learning • O termo "e-learning" refere-se ao emprego de novas tecnologias para fins educativos. • Existem várias questões em aberto para o e-learning. Este artigo se propõe a discutir o potencial da iTV (Televisão Digital Interativa) para melhorar o e-learning.

  4. Televisão Digital Interativa • Televisão Digital descreve qualquer serviço de TV, que facilita a comunicação bidirecional entre o espectador e provedores de conteúdo (Espial, 2001). • A Televisão Digital Interativa (iTV) combina a audiência de massa da TV tradicional, com as características interativas disponíveis na Web (Developer, 1999).

  5. Considerando o Potencialdo t-Learning • iTV é considerado como a convergência de duas tecnologias diferentes: Televisão e Computador (e mais especificamente a Internet). • Ao considerar a aplicação de e-learning em uma plataforma iTV, os atributos de iTV mencionados na seção anterior pode ser úteis no t-Learning da seguinte forma:

  6. Considerando o Potencialdo t-Learning • Personalização de t-learning sugere que um telespectador poderia adaptar uma seleção de t-learning de acordo com seus interesses (personalização de conteúdo). • Digitalização que a iTV oferece é essencial para qualquer e-learning. Alta qualidade de som e imagem são pré-requisitos para uma visualização bem-sucedida de conhecimento.

  7. Considerando o Potencialdo t-Learning • Interatividade da iTV oferece a possibilidade de interagir com outros atores do sistema de aprendizagem (alunos e tutores/professores). • Os autores do artigo fazem um quadro onde indicam a facilitação da aprendizagem através de três mídias: o Computador (com Internet), a Televisão Analógica e Televisão Digital Interativa.

  8. Considerando o Potencialdo t-Learning • A conclusão dessas comaparações é que o valor que a iTV acrescenta à aprendizagem não reside apenas em suas características tecnológicas, mas também ao fato de que ainda é TV. • Em outras palavras, a alta penetração e aceitação da TV já estabeleceram um mercado potencial para a aceitação da iTV.

  9. Aplicação do Plano de Aprendizado em iTV • O artigo sugere que o processo de aprendizagem deve ser separado em três fases: - Planejamento: identificação de um problema de aprendizagem, de um cenário de aprendizagem e o desenvolvimento do conteúdo.

  10. Aplicação do Plano de Aprendizado em iTV - Execução: o conteúdo do curso deve trazer motivação (para o aprendizado devido às características da iTV), compromisso (por parte dos alunos) e integração de significados (proporcionada pela interatividade da iTV). - Avaliação: feedback (comentários sobre o desempenho do aluno), avaliação (como um todo) e aplicações (jogos, por exemplo).

  11. Conclusão • O artigo se propôs a discutir os elementos da iTV que podem agregar valor ao e-learning, e assim, fazer do t-learning um processo mais eficaz e conveniente. • Futuras pesquisas: - Criação e personalização de serviços avançados de aprendizagem dentro do ambiente de iTV (estudo de outras possibilidades de aprendizado através deste meio).

  12. Conclusão - Estudo de modelo de negócio para a implantação de t-learning. - Avanços tecnológicos a fim de promover novas práticas para o t-learning, como por exemplo o uso de câmeras para promover ainda mais a interação entre os atores.

  13. Conclusão • Aspectos sociais, que também criam importantes questões de pesquisa: - O perfil social dos espectadores / alunos, deve ser levado em consideração no planejamento de conteúdos educativos. - Questões éticas têm de ser consideradas no quadro de t-learning.

  14. Artigo disponível em: http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:QDRGNXLeVhoJ:scholar.google.com/+Digtal+tv+distance+education+paper+pdf&hl=pt-BR&as_sdt=0,5 Obrigada.

More Related