E N D
Fundadores Alan Kay Jack Goldman
Xerox Palo Alto Research Center (PARC) foi uma importante divisão de pesquisa da Xerox Corporation baseada em Palo Alto, Califórnia, nos Estados Unidos. O PARC foi fundado em 1970 e transformou-se em uma companhia autônoma em 2002. Ele é famoso por ter sido o berço de invenções como a interface gráfica dos computadores pessoais (GUI), comprada pela Apple Computer com o Macintosh e popularizada em seguida por outros sistemas operacionais.
Invenções Xerox PARC foi o incubador de vários elementos dos computadores atuais. Vários já faziam parte do primeiro computador pessoal, o Alto, que incluía muitos aspectos do modelo atual de uso dos computadores: o mouse, gráficos em cores, um editor de texto WYSIWYG, InterPress (uma linguagem gráfica de descrição de página independente da resolução e precursora doPostScript), Ethernet, programação orientada a objeto, na linguagem de programaçãoSmalltalk e ambiente de desenvolvimento integrado.
Xerox Star O "Star" para estação de trabalho, oficialmente 8010 Star foi desenvolvido pela Xerox e lançado em 1981. Foi o primeiro sistema operacional comercial baseado em janelas. O Estilo de interação WIMP, um acrônimo em inglês para Janelas, Ícones, Menus e Apontadores, permite a interação através de componentes de interação virtuais denominados widgets. Este estilo é implementado com o auxilio das tecnologias de interfaces gráficas, que proporcionam o desenho de janelas e o controle de entrada através do teclado e do mouse em cada uma destas janelas.
The HaloidCompanyFotocopiadoras A empresa The HaloidCompany funcionou por mais de 40 anos fabricando papéis fotográficos e fazendo também manutenção de algumas câmeras. Era uma companhia antiga e estável, mas teve que trocar de nome quando um pesquisador chamado ChesterCarlson bateu à sua porta em 1946 para mostrar sua invenção, uma máquina que tirava cópias de documentos .
Como ele conseguiu tamanha façanha? O processo é complicado, não se engane. Envolve energia estática, tinta em pó e luz: A luz passa através do papel, formando a “sombra” do documento. As partes sem nada escrito ficam mais claras, enquanto as partes com letras e figuras ficam mais escuras. O conjunto claro e escuro que forma a “sombra” do documento usando a luz viaja até o fundo da máquina.
Em 1959 lançaram o modelo Xerox 914, batizado assim por ser capaz de tirar cópias no tamanho 9 por 14 polegadas. Detentores da patente de uma invenção absurdamente útil, em dois anos a empresa já acumulava milhões, fazendo com que a The HaloidCompany mudasse seu nome para Xerox.
A decepção Foi lá que em 1973 surgiu um protótipo de microcomputador chamado Alto. Essa nova máquina simplesmente criou todas as bases para os produtos que mais tarde formariam a indústria de informática. Nele encontramos o primeiro software com interface gráfica (com ícones e janelas), o mouse, tela colorida e editor de texto. Tudo isso tornou o computador algo muito mais acessível ao usuário comum, abrindo as portas para um novo e promissor tipo de mercado.
Obviamente os pesquisadores da Xerox sabiam que tinham nas mãos uma grande descoberta. Porém, suas expectativas foram frustradas pela própria empresa. Ao apresentarem o protótipo para a diretoria da Xerox, composta em sua maioria por senhores da época da máquina de escrever, a equipe de pesquisa não recebeu sequer um elogio. Os chefões disseram que aquela invenção era ridícula e que o dinheiro investido no departamento tinha sido desperdiçado. É possível imaginar a decepção desse pessoal. No entanto, a coisa ficaria bem pior?