390 likes | 405 Views
Learn about Ballet and Contemporary Dance, explore abstraction in art, engage in movement activities, and discover the essence of form through various artistic periods and styles.
E N D
Caminhada, Passos, Movimentos, Deslocamentos ... podem ser dança?O que é dança?Todo movimento pode ser dança?
Ballet ClássicoSurgiu na França através de Catarina de Médicis com o espetáculo “Ballet comique de la Reine” Os movimentos são codificados dentro de uma forma padrão.
Ballet ClássicoArranjo geométrico de muitas pessoas juntas,sob a variada harmonia de diversos instrumentos
Dança ContemporâneaSurge buscando contrapor os movimentos já estabelecidos pelo ballet clássico, propondo para a dança uma movimentação mais natural do corpo humano.
Proposta de AtividadeEm grupo realizar uma mesma composição coreográfica, utilizando-se de duas músicas com ritmos diferentes, se apropriando dos elementos de composição da dança: kinesfera, níveis, fluxo, peso ...
Abstração ...Ato de separar um ou mais elementos de uma totalidade.Na dança, a abstração pode ser utilizada se pensarmos nas qualidades do movimento e não nos passos em si.
Dança Teatro (Tanz-Ton-Wort)Dança-Tom-Palavra, onde os estudantes utilizavam a voz,criavam pequenos poemas e dançavam no silêncioO termo dança teatro era usado por Laban para descrever a dança como uma forma de arte que articula qualidades dinâmicas de movimento e percursos no espaço
DANÇA TEATROA coreógrafa Pina Bausch incorpora e altera o ballet em sua forma e conteúdo usando o movimento técnico e do cotidiano.
Proposta de atividadeFazer um movimento do dia-a-dia (cotidiano). Olhe,observe e analise este movimento. Agora realize este movimento com outra parte do corpo. Em grupo junte os movimentos abstraídos para criar uma composição.
Abstrato nas artes visuais Uma imagem abstrata é aquela que não tem uma temática figurativa. Século XX- autonomia das formas.
Processo de abstração da figura: tem início no Impressionismo, que embora figurativo, destacava unicamente os aspectos sensoriais óticos no ato da percepção.
CLAUDE MONET, Braço do Sena em Giverny, 1897. Óleo s/tela, 81x92. Museu de arte de Boston, Estados Unidos.
PAUL CÉZANNE, Vista de Gardanne, 1885. Óleo s/tela, 92x74,5 cm. Fundação Burnes, Pensilvania, Estados Unidos.
PAUL CÉZANNE, Rochedos perto de Chateau Noir, 1904 óleo s/tela. Coleção particular.
PABLO PICASSO, Moça com bandolin, 1910. Óleo s/tela. Galeria Nacional de Washington. ,
WASSILY KANDINSKY, Primeira Aquarela Abstrata, 1910. Aquarela, 50x65 cm. Coleção Nina Kandinsky, Paris.
Primeiro artista a usar elementos geométricos abstratos, fundador do suprematismo. Suprematismo: (do latim “supremus”, o mais elevado) Kasimir Malevich (1878-1935)
Suprematismo: movimento artístico ocorrido na Russia em 1915 e tendo como principal característica o uso de formas geométricas(quadrado, retângulo, linhas,círculo e cruz) e cores puras . O objeto em si não tem significado, o que importa é o efeito sensitivo da cor.
Kazimir Malevich, Suprematismo, 1915. Óleo s/ tela, 102x62 cm. Stedelijk Museum, Amsterdã.
Abstracionismo na Escultura -Constantin Brancusi, romeno (1876 - 1957)-Henry Moore, inglês (1898 - 1986)
CONSTANTIN BRANCUSI, Pássaro no espaço,escultura em bronze1927. MoMA, Nova Iorque
“O real não é a forma externa, mas a essência das coisas.” (Brancusi)Ele abandonou as imagens reconhecíveis, retirava seus temas da natureza e os sintetizava ao mais elementar.
Da imagem descritiva a mais abstrata PABLO PICASSO, Touro, 1946. Onze Imagens litográficas na mesma matriz de pedra, 29x42 cm
ATIVIDADE: a partir de um objeto, abstrair sua forma em no mínimo 6 versões, até chegar numa síntese do mesmo.
Conteúdos relacionados:(Movimentos e Períodos) Abstracionismo Brasil : década 50-Cícero Dias(1907-2003)-Iberê Camargo(1914-1994)-Sheila Brannigan(1914-1994)-Antonio Bandeira(1922-1967)Loio Pérsio, paranaense(1927)
-Cubismo(Analítico e Sintético)-Construtivismo-De Stijil (“ o estilo”) - Mondrian-Expressionismo Abstrato(Arte Moderna séc XX e Arte Contemporânea)
Cor, superfície, linha, volume (Elementos formais) Figurativa, abstrata, , bidimensional, tridimensional, técnica de pintura e escultura, figura-fundo (Composição)
Figura-FundoQuando observamos um campo visual e enfocamos nele alguma alteração que nos chama atenção, essa alteração se destacará do resto da área e será visto como figura.
Esse enfoque se dá de modo rápido e fluido, podendo a distinção entre figura e fundo alterar-se com qualquer gesto ou movimento que se faça.
Imagem ambivalentePIET MONDRIAN. Composição em vermelho, amarelo e azul, 1927.
Ambivalências formais: é através delas que se torna possível expressar a multiplicidade de camadas de significados que se sustentam mutuamente e se integram numa síntese ( que será o conteúdo expressivo de uma obra de arte.)