1 / 39

Caminhada, Passos, Movimentos, Deslocamentos ... podem ser dança? O que é dança? Todo movimento pode ser dança?

Caminhada, Passos, Movimentos, Deslocamentos ... podem ser dança? O que é dança? Todo movimento pode ser dança?. Ballet Clássico Surgiu na França através de Catarina de Médicis com o espetáculo “Ballet comique de la Reine” Os movimentos são codificados dentro de uma forma padrão.

roscoe
Download Presentation

Caminhada, Passos, Movimentos, Deslocamentos ... podem ser dança? O que é dança? Todo movimento pode ser dança?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Caminhada, Passos, Movimentos, Deslocamentos ... podem ser dança?O que é dança?Todo movimento pode ser dança?

  2. Ballet ClássicoSurgiu na França através de Catarina de Médicis com o espetáculo “Ballet comique de la Reine” Os movimentos são codificados dentro de uma forma padrão.

  3. Ballet Clássico

  4. Ballet ClássicoArranjo geométrico de muitas pessoas juntas,sob a variada harmonia de diversos instrumentos

  5. Ballet Clássico

  6. Dança ContemporâneaSurge buscando contrapor os movimentos já estabelecidos pelo ballet clássico, propondo para a dança uma movimentação mais natural do corpo humano.

  7. Dança Contemporânea

  8. Proposta de AtividadeEm grupo realizar uma mesma composição coreográfica, utilizando-se de duas músicas com ritmos diferentes, se apropriando dos elementos de composição da dança: kinesfera, níveis, fluxo, peso ...

  9. Que relação pode ter estas imagens com a dança?

  10. Abstração ...Ato de separar um ou mais elementos de uma totalidade.Na dança, a abstração pode ser utilizada se pensarmos nas qualidades do movimento e não nos passos em si.

  11. Dança Teatro (Tanz-Ton-Wort)Dança-Tom-Palavra, onde os estudantes utilizavam a voz,criavam pequenos poemas e dançavam no silêncioO termo dança teatro era usado por Laban para descrever a dança como uma forma de arte que articula qualidades dinâmicas de movimento e percursos no espaço

  12. DANÇA TEATROA coreógrafa Pina Bausch incorpora e altera o ballet em sua forma e conteúdo usando o movimento técnico e do cotidiano.

  13. Proposta de atividadeFazer um movimento do dia-a-dia (cotidiano). Olhe,observe e analise este movimento. Agora realize este movimento com outra parte do corpo. Em grupo junte os movimentos abstraídos para criar uma composição.

  14. Abstrato nas artes visuais Uma imagem abstrata é aquela que não tem uma temática figurativa. Século XX- autonomia das formas.

  15. Processo de abstração da figura: tem início no Impressionismo, que embora figurativo, destacava unicamente os aspectos sensoriais óticos no ato da percepção.

  16. CLAUDE MONET, Braço do Sena em Giverny, 1897. Óleo s/tela, 81x92. Museu de arte de Boston, Estados Unidos.

  17. PAUL CÉZANNE, Vista de Gardanne, 1885. Óleo s/tela, 92x74,5 cm. Fundação Burnes, Pensilvania, Estados Unidos.

  18. PAUL CÉZANNE, Rochedos perto de Chateau Noir, 1904 óleo s/tela. Coleção particular.

  19. PABLO PICASSO, Moça com bandolin, 1910. Óleo s/tela. Galeria Nacional de Washington. ,

  20. WASSILY KANDINSKY, Primeira Aquarela Abstrata, 1910. Aquarela, 50x65 cm. Coleção Nina Kandinsky, Paris.

  21. Primeiro artista a usar elementos geométricos abstratos, fundador do suprematismo. Suprematismo: (do latim “supremus”, o mais elevado) Kasimir Malevich (1878-1935)‏

  22. Suprematismo: movimento artístico ocorrido na Russia em 1915 e tendo como principal característica o uso de formas geométricas(quadrado, retângulo, linhas,círculo e cruz) e cores puras . O objeto em si não tem significado, o que importa é o efeito sensitivo da cor.

  23. Kazimir Malevich, Suprematismo, 1915. Óleo s/ tela, 102x62 cm. Stedelijk Museum, Amsterdã.

  24. Abstracionismo na Escultura -Constantin Brancusi, romeno (1876 - 1957)-Henry Moore, inglês (1898 - 1986)

  25. CONSTANTIN BRANCUSI, Pássaro no espaço,escultura em bronze1927. MoMA, Nova Iorque

  26. “O real não é a forma externa, mas a essência das coisas.” (Brancusi)Ele abandonou as imagens reconhecíveis, retirava seus temas da natureza e os sintetizava ao mais elementar.

  27. Da imagem descritiva a mais abstrata PABLO PICASSO, Touro, 1946. Onze Imagens litográficas na mesma matriz de pedra, 29x42 cm

  28. ATIVIDADE: a partir de um objeto, abstrair sua forma em no mínimo 6 versões, até chegar numa síntese do mesmo.

  29. Conteúdos relacionados:(Movimentos e Períodos) Abstracionismo Brasil : década 50-Cícero Dias(1907-2003)-Iberê Camargo(1914-1994)-Sheila Brannigan(1914-1994)-Antonio Bandeira(1922-1967)‏Loio Pérsio, paranaense(1927)‏

  30. -Cubismo(Analítico e Sintético)-Construtivismo-De Stijil (“ o estilo”) - Mondrian-Expressionismo Abstrato(Arte Moderna séc XX e Arte Contemporânea)

  31. Cor, superfície, linha, volume (Elementos formais) Figurativa, abstrata, , bidimensional, tridimensional, técnica de pintura e escultura, figura-fundo (Composição)‏

  32. Figura-FundoQuando observamos um campo visual e enfocamos nele alguma alteração que nos chama atenção, essa alteração se destacará do resto da área e será visto como figura.

  33. Esse enfoque se dá de modo rápido e fluido, podendo a distinção entre figura e fundo alterar-se com qualquer gesto ou movimento que se faça.

  34. Imagem ambivalentePIET MONDRIAN. Composição em vermelho, amarelo e azul, 1927.

  35. Imagem ambígua

  36. Ambivalências formais: é através delas que se torna possível expressar a multiplicidade de camadas de significados que se sustentam mutuamente e se integram numa síntese ( que será o conteúdo expressivo de uma obra de arte.)‏

More Related