1 / 31

GPS ( Global Positioning System )

GPS ( Global Positioning System ). Sistema de Posicionamento Global. GPS – Sistema de Posicionamento Global Composição. SEGMENTO ESPACIAL O sistema NAVSTAR (sigla para Nav igation S atellite T iming a nd R anging ) é constituído por 24 satélites.

Download Presentation

GPS ( Global Positioning System )

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GPS (Global Positioning System) Sistema de Posicionamento Global

  2. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalComposição SEGMENTO ESPACIAL • O sistema NAVSTAR (sigla para Navigation Satellite Timing and Ranging) é constituído por 24 satélites. Em qualquer ponto da Terra há sempre 4 satélites visíveis.

  3. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalComposição SEGMENTO CONTROLO As estações de monitorização em Terra (de observação e controlo dos satélites); Fazem pequenos ajustes nos dados (posição e tempo) que os satélites GPS enviam para que a posição determinada pelos receptores seja sempre a mais precisa possível.

  4. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalComposição SEGMENTO DO UTILIZADOR • Os receptores de GPS que permitem: • determinar a posição do utilizador conhecendo as suas coordenadas; • Receber e descodificar os sinais dos satélites; • Trocar dados com outros receptores e com computadores; • Obter mapas detalhados ou mesmo a melhor rota para um determinado local.

  5. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalFuncionamento O receptor determina a sua distância ao satélite através da expressão O satélite envia um sinal, que é recebido pelo receptor, através de ondas electromagnéticas.

  6. GPS – Usa o método geométrico da triangulação Após estimada a distância a um satélite, sabemos que nos encontramos sobre uma superfície esférica com raio igual à distância ao satélite.

  7. GPS – método geométrico da triangulação A intersecção das superfícies esféricas obtidas a partir da determinação da distância a dois satélites é uma circunferência, o ponto poderá ser qualquer um pertencente à referida circunferência.

  8. GPS – método geométrico da triangulação A intersecção das superfícies esféricas obtidas a partir da determinação da distância a três satélites reduz-se a dois pontos. Considerando também a Terra como uma esfera, a intersecção dos três satélites e da Terra, permitirá reduzir estes dois pontos, a apenas um.

  9. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalRELÓGIOS Os relógios possuem um mecanismo de produção de oscilações regulares e outro que conta as oscilações e as converte para uma unidade de tempo. Relógios mecânicos, oscilações de um pêndulo; Relógios de quartzo, oscilações de um cristal de quartzo; Relógios de atómicos, baseiam-se na frequência das radiações emitidas, ou absorvidas, por átomos ou moléculas.

  10. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalFuncionamento Usa-se então o 4º satélite para a sincronização dos relógios dos satélites e dos receptores GPS. O receptor de GPS corrige automaticamente, adicionando ou subtraindo tempo ao seu relógio até obter distâncias aos satélites que se intersectem num único ponto.

  11. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalFuncionamento O receptor sabe agora, não só a sua localização exacta sobre a Terra, mas também o tempo certo por relógios atómicos a bordo dos satélites.

  12. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalAplicações Os receptores de GPS são utilizados para navegação nas mais diversas actividades do Homem.

  13. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalAplicações Os aviões fazem a sua navegação usando receptores de GPS.

  14. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalAplicações Cada vez mais automóveis incorporam receptores de GPS.

  15. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalAplicações • localizar: localização de qualquer ponto da Terra; • navegar: navegação quer de barcos, quer de aviões; • conduzir: fornece informação precisa sobre um dado percurso; • mapear: criação de mapas mais rigorosos;

  16. Posição e Sistemas de Referência Coordenadas Cartesianas e Coordenadas Geográficas

  17. Posição Como podemos definir qual é a posição de um corpo?

  18. Posição A pequena distância, falando com outra pessoa próxima, podemos apontar. Mas como podemos dizer qual é a posição?

  19. Posição É necessário um sistema de referência ou referencial. Pode dizer-se que estão pássaros ali à esquerda da antena, mas será que uma pessoa que esteja longe deste local entende onde estão os pássaros?

  20. Coordenadas Geográficas Para definir a posição de um corpo colocado a uma distância muito grande, podem utilizar-se coordenadas geográficas.

  21. Coordenadas Geográficas As coordenadas geográficas são: Latitude – o valor do ângulo ao centro da terra medido entre o paralelo que passa pelo local e o equador. (0 a 90º N ou S) Longitude –o valor do ângulo ao centro da terra medido entre o meridiano que passa pelo local e o Meridiano de Greenwich para Este e para Oeste (0 a 180º E ou W). Altitude – Medida na vertical a partir do nível médio das águas do mar.

  22. Longitude Latitude Altitude

  23. Coordenadas Geográficas Quando dois observadores a grande distância falam um com o outro sobre uma posição que apenas um deles conhece, a forma mais simples de assinalá-la é utilizando coordenadas geográficas. Como poderá o navegador indicar pelo rádio a sua posição a uma pessoa a centenas de quilómetros de distância?

  24. Coordenadas Geográficas Com as coordenadas geográficas, uma pessoa em qualquer local da superfície terrestre saberá qual a posição de um corpo olhando para um mapa.

  25. Coordenadas Cartesianas Para definir a posição de um corpo colocado a uma distância relativamente pequena, podem utilizar-se coordenadas cartesianas.

  26. Coordenadas Cartesianas René Descartes foi o primeiro a propor o sistema de coordenadas ortogonais e ortonormadas a que hoje chamamos coordenadas cartesianas.

  27. Coordenadas Cartesianas Nas coordenadas cartesianas, os conceitos de orientação frente-trás, esquerda-direita e cima-baixo foram substituídos pelos três eixos orientados x, y e z. O sistema tem uma origem que é a posição em relação à qual se estão a marcar as coordenadas (x, y, z).

  28. z B (xb,yb,zb) y A (xa,ya,za) x Descrição de um movimento O movimento do corpo pode ser definido de várias formas: Trajectória:é o conjunto de pontos sucessivos ocupados pelo corpo, no decurso do tempo.

  29. Grandezas vectoriais: Deslocamento:é um vector cuja a origem é na posição inicial e a extremidade na posição final, e, representa-se por r. r Descrição de um movimento Grandezas escalares: O espaço percorrido:é o comprimento do percurso efectuado. É medido sobre a trajectória, e, representa-se por s. z B (xb,yb,zb) y A (xa,ya,za) x

  30. z s rm = t B (xb,yb,zb) y A (xa,ya,za) x r vm = t Descrição de um movimento Grandezas escalares: Grandezas vectoriais: Rapidez média:é o espaço percorrido sobre o intervalo de tempo. velocidade média:é o deslocamento sobre o intervalo de tempo. vm

  31. r s v= lim r= lim t t t 0 t 0 Descrição de um movimento Grandezas escalares: Grandezas vectoriais: Rapidez instantânea:é o limite para que tende o espaço percorrido, quando o intervalo de tempo tende para zero. Velocidade instantânea: é o limite para que tende o vector deslocamento, quando o intervalo de tempo tende para zero. O vector velocidade instantânea é um vector tangente a trajectória e é caracterizado por: Sentido: o do movimento Direcção: a da tangente a trajectória Módulo ou norma: v = r

More Related