1 / 13

O Sagrado e o Profano

O Sagrado e o Profano. Problema 1 O Profano pode ser Sagrado? O Sagrado pode ser Profano? Existir Para viver é preciso ter consciência da própria existência e se reconhecer como gente. É ser capaz de conhecer a sua história, de transformar o presente e construir o futuro.

Download Presentation

O Sagrado e o Profano

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Sagrado e o Profano

  2. Problema 1 O Profano pode ser Sagrado? O Sagrado pode ser Profano? Existir Para viver é preciso ter consciência da própria existência e se reconhecer como gente. É ser capaz de conhecer a sua história, de transformar o presente e construir o futuro. Você conhece a sua história? Onde, quando e como viveram seus pais, avós e bisavós? E o planeta terra? Quando surgiu? Há mais ou menos 4,5 bilhões de anos teve origem o planeta terra. No início a terra era uma imensa massa incandescente, ou seja, em brasa, que se formou do mesmo material que originou o sol e os demais planetas.

  3. Durante milhões de anos, essa massa foi se resfriando e foram se formando elementos que hoje estão presentes em nosso planeta: as plantas, as rochas, o ar, o solo, a água, os animais e o homem. A vida na terra surgiu há mais ou menos 3,5 bilhões de anos; portanto, um bilhão de anos após o início da formação do planeta terra. A ciência afirma que a vida surgiu na água sob formas minúsculas. Pois é, esta é uma explicação científica, porém, a religião nos ensina que a terra e tudo o que há sobre ela foi criado por Deus, pelo “Sagrado”. Os livros e textos Sagrados colocam que o Profano se contrapõe ao Sagrado, ou seja, o que não é Sagrado é Profano.

  4. Problema 2:Imagine e desenhe no quadro abaixo algo Sagrado e algo Profano.

  5. (recorte do filme) O Patriota (Mel Gibson) patriota.wmv Problema 3: E você? Qual é a sua história? Quem são seus antepassados, avós e bisavós?

  6. Problema 4: Pergunte a seus pais quais os lugares sagrados que eles freqüentavam junto com seus avós. Você freqüenta algum lugar sagrado com seus pais? Cite-os. (música: De ouro e Marfim (Gilberto Gil)) G:\15 de ouro a marfin.wma

  7. Desde o início da vida humana mistura-se a idéia de Sagrado e Profano, mitificando-se e causando controvérsias, dividindo opiniões. Fé e razão, Religião e Ciência têm sido motivo de discussão e Guerra entre os povos. O divino é o sacramento inviolável, é aquilo que faz bem à coletividade de acordo com os ditames da divindade. É representado pelo amor, família, abundância, esclarecimento, paz e Vida. Para os religiosos, as coisas e as ações se dividem entre sacras e profanas. Sacro é aquilo que mantém uma ligação / relação com o Sagrado. Profano é aquilo que não mantém nenhuma ligação com Sagrado. Para alguns religiosos, “profano” é um termo pejorativo, para outros não.

  8. O verbo “profanar” é tido como algo má para os religiosos. Portanto, o fenômeno religioso divide-se em duas partes: o Sagrado e o Profano. Sagrado é tudo aquilo que está ligado à religião, magia, mitos e crenças; seja qualquer tipo de religião que o indivíduo venha ter, trará sobre ele uma concepção do Sagrado. O Profano é tudo aquilo que não é Sagrado, também poderá estar associado com pessoas, com dogmas, com doutrinas, objetos, época, data, etc...

  9. Problema 5:pense e relacione 05 representações do Sagrado e cinco representações do Profano.Poesia Insights budistas de Fernando Pessoa(http://paramitta.org/blog/?cat=8) não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei, Continuamente me estranho. Nunca me vi nem acabei. De tanto ser, só tenho alma. Quem tem alma não tem calma. Quem vê é só o que vê, Quem sente não é quem é, Atento ao que sou e vejo, Torno-me eles e não eu. (Fernando Pessoa)

  10. Atividades finais: Escrevendo a sua narrativa • pesquise sua história e monte a árvore genealógica de sua família. (você, pais, avós maternos e avós paternos); • descreva a seguir o que sua família (seus pais) entendem por sagrado; • Peça aos seus avós que descrevam para você uma paisagem religiosa; • Pergunte a sua mãe o que ela pensa sobre um determinado “Lugar Sagrado”.

  11. Referência: • Eliade. Mircea. O Sagrado e o Profano. Tradução Rogério Fernandes – Martins Fontes – São Paulo – 2001. • Gvarder Jostein, Hellern Victor, Notaker Henry. O livro das religiões – companha de Bolso. • Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná – Ensino Religioso. • www.figurasagrada.com • www.guaraparionline.com

  12. F I M !

More Related