210 likes | 841 Views
O Sagrado e o Profano. Problema 1 O Profano pode ser Sagrado? O Sagrado pode ser Profano? Existir Para viver é preciso ter consciência da própria existência e se reconhecer como gente. É ser capaz de conhecer a sua história, de transformar o presente e construir o futuro.
E N D
Problema 1 O Profano pode ser Sagrado? O Sagrado pode ser Profano? Existir Para viver é preciso ter consciência da própria existência e se reconhecer como gente. É ser capaz de conhecer a sua história, de transformar o presente e construir o futuro. Você conhece a sua história? Onde, quando e como viveram seus pais, avós e bisavós? E o planeta terra? Quando surgiu? Há mais ou menos 4,5 bilhões de anos teve origem o planeta terra. No início a terra era uma imensa massa incandescente, ou seja, em brasa, que se formou do mesmo material que originou o sol e os demais planetas.
Durante milhões de anos, essa massa foi se resfriando e foram se formando elementos que hoje estão presentes em nosso planeta: as plantas, as rochas, o ar, o solo, a água, os animais e o homem. A vida na terra surgiu há mais ou menos 3,5 bilhões de anos; portanto, um bilhão de anos após o início da formação do planeta terra. A ciência afirma que a vida surgiu na água sob formas minúsculas. Pois é, esta é uma explicação científica, porém, a religião nos ensina que a terra e tudo o que há sobre ela foi criado por Deus, pelo “Sagrado”. Os livros e textos Sagrados colocam que o Profano se contrapõe ao Sagrado, ou seja, o que não é Sagrado é Profano.
Problema 2:Imagine e desenhe no quadro abaixo algo Sagrado e algo Profano.
(recorte do filme) O Patriota (Mel Gibson) patriota.wmv Problema 3: E você? Qual é a sua história? Quem são seus antepassados, avós e bisavós?
Problema 4: Pergunte a seus pais quais os lugares sagrados que eles freqüentavam junto com seus avós. Você freqüenta algum lugar sagrado com seus pais? Cite-os. (música: De ouro e Marfim (Gilberto Gil)) G:\15 de ouro a marfin.wma
Desde o início da vida humana mistura-se a idéia de Sagrado e Profano, mitificando-se e causando controvérsias, dividindo opiniões. Fé e razão, Religião e Ciência têm sido motivo de discussão e Guerra entre os povos. O divino é o sacramento inviolável, é aquilo que faz bem à coletividade de acordo com os ditames da divindade. É representado pelo amor, família, abundância, esclarecimento, paz e Vida. Para os religiosos, as coisas e as ações se dividem entre sacras e profanas. Sacro é aquilo que mantém uma ligação / relação com o Sagrado. Profano é aquilo que não mantém nenhuma ligação com Sagrado. Para alguns religiosos, “profano” é um termo pejorativo, para outros não.
O verbo “profanar” é tido como algo má para os religiosos. Portanto, o fenômeno religioso divide-se em duas partes: o Sagrado e o Profano. Sagrado é tudo aquilo que está ligado à religião, magia, mitos e crenças; seja qualquer tipo de religião que o indivíduo venha ter, trará sobre ele uma concepção do Sagrado. O Profano é tudo aquilo que não é Sagrado, também poderá estar associado com pessoas, com dogmas, com doutrinas, objetos, época, data, etc...
Problema 5:pense e relacione 05 representações do Sagrado e cinco representações do Profano.Poesia Insights budistas de Fernando Pessoa(http://paramitta.org/blog/?cat=8) não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei, Continuamente me estranho. Nunca me vi nem acabei. De tanto ser, só tenho alma. Quem tem alma não tem calma. Quem vê é só o que vê, Quem sente não é quem é, Atento ao que sou e vejo, Torno-me eles e não eu. (Fernando Pessoa)
Atividades finais: Escrevendo a sua narrativa • pesquise sua história e monte a árvore genealógica de sua família. (você, pais, avós maternos e avós paternos); • descreva a seguir o que sua família (seus pais) entendem por sagrado; • Peça aos seus avós que descrevam para você uma paisagem religiosa; • Pergunte a sua mãe o que ela pensa sobre um determinado “Lugar Sagrado”.
Referência: • Eliade. Mircea. O Sagrado e o Profano. Tradução Rogério Fernandes – Martins Fontes – São Paulo – 2001. • Gvarder Jostein, Hellern Victor, Notaker Henry. O livro das religiões – companha de Bolso. • Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná – Ensino Religioso. • www.figurasagrada.com • www.guaraparionline.com