1 / 9

Programa I Roteiro 07

Programa I Roteiro 07. O Consolador prometido por Jesus. A  Terceira Revelacão Divina no Ocidente.

shad-mendez
Download Presentation

Programa I Roteiro 07

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Programa I Roteiro 07

  2. O Consolador prometido por Jesus

  3. A  Terceira Revelacão Divina no Ocidente

  4. O Consolador prometido por Jesus, também designado pelo apóstolo João como o Santo Espírito, seria enviado à Terra com a missão de consolar e lidar com a verdade. "(...) Sob o nome de Consolador e de Espírito de Verdade, Jesus anunciou a vinda daquele que havia de ensinar todas as coisas e de lembrar o que ele dissera'', ressalta Kardec. (3).

  5. O Consolador , como O Espírito de Verdade, dará aos encarnados o conhecimento de sua origem, da necessidade de sua estada na Terra e do seu destino, bem como espalhará a consolação pela fé e pela esperança. (2) Constitui o Espírito Consolador, portanto, a Terceira Revelação de Deus aos povos no ocidente, e procede de Espíritos sábios e bondosos, que, do além, enviaram os seus ensinamentos através dos instrumentos mediúnicos, num verdadeiro derramamento da mediunidade na carne.

  6. A revelação Cristã sucedeu a revelação Mosaica; a revelação dos Espíritos veio completá-la. Várias são as razões que justificam a promessa do Cristo, do aparecimento do Espírito de Verdade, como o Consolador. Uma delas seria a inoportunidade de uma revelação total e completa pelo Cristo, numa época em que o homem não estaria amadurecido para compreendê-la. Outra razão é a do esquecimento dos homens das verdades apregoadas no seu Evangelho. Mais do que isto, destacam-se, como outra razão ainda, as distorções premeditadas que a mensagem evangélica sofreu ao longo dos tempos. Foram "(...) dois mil anos de fermentação (...), de criminosas deformações da mensagem cristã". (3)

  7. A relação entre o Espiritismo e o Consolador está no fato de a Doutrina Espírita conter "(...) todas as condições do Consolador que Jesus prometeu"; (4) ou seja, "(...) o Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, pois fala sem figuras, sem alegorias, levantando o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios; vem, finalmente, trazer a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem (...)(2)

  8. Finalmente, se de um lado o Espírito de Verdade se apresentava aos homens a frente de elevadas entidades espirituais, que voltaram a Terra para completar a Obra do Cristo, de outro lado Kardec se coloca a postos, à frente de criaturas espiritualizadas, dispostas a colaborarem na imensa tarefa. "(...) O que então se cumpria era uma promessa do Cristo, através de todo um imenso processo de amadurecimento espiritual do homem (...)". Kardec foi o instrumento de que se serviu o Alto para completar a mensagem do Cristo; que Ele mesmo havia prometido.

  9. Qual o significado de o Consolador prometido por Jesus? Qual a relação entre o Consolador e o Espiritismo?

More Related