290 likes | 397 Views
HARDWARE. Unidade 1 – Vamos às Compras? O primeiro passo para montar um micro é a maneira certa de comprar suas peças. Para isso, você deverá aprender quais peças um micro precisa e quais você precisará comprar. Veja como ficaria sua lista de compras:. GABINETE:. GABINETE
E N D
Unidade 1 – Vamos às Compras? O primeiro passo para montar um micro é a maneira certa de comprar suas peças. Para isso, você deverá aprender quais peças um micro precisa e quais você precisará comprar. Veja como ficaria sua lista de compras:
GABINETE Local onde o micro é alojado; é a “caixa” do micro. Dentro do gabinete vem a fonte de alimentação. Esse gabinete deve ser escolhido de acordo com a placa-mãe escolhida.
PLACA MÃE Na placa-mãe instalamos o processador, que basicamente define o modelo de PC que você tem, além de placas diversas, como a placa de vídeo. Você deverá adquirir a placa-mãe de acordo com o processadorquevocê pretende comprar (cada processador usa um tipo diferente de placamãe).
PROCESSADOR É encaixado na placa-mãe. Atualmente, encontramos à venda vários tipos de processadores, como o Athlon, Xeon, Pentium, Intel i3, i5, i7.
VETOINHAS PARA PROCESSADOR Vem acoplada a um dissipador de calor e é encaixada sobre o processador. É indispensável, pois evita que ele queime ou “trave” por super aquecimento. A ventoinha deve ser compatível com o processador escolhido.
MEMÓRIA (RAM) Encaixada na placa-mãe, é vendida em módulos. A capacidade de memória é expressa em megabytes (MB) e quanto mais memória tivermos no microcomputador, melhor. É importante notar que há no mercado atualmente três tecnologias de memórias (SDRAM, DDR-SDRAM, RDRAM e Dual-Channel e Triple-Channel), e a placa-mãe do micro deverá ser compatível com a tecnologia escolhida.
PLACA DE VÍDEO Permite a comunicação do microcomputador com o monitor de vídeo. Algumas placas-mãe trazem vídeo on-board, isto é, a própria placamãe desempenha o papel da placa de vídeo. Caso você opte por montar um micro usando esse tipo de placa-mãe, não será necessário adquirir uma placa de vídeo.
LEITORA DE CARTÃO Para ler cartões. Podemos ter teoricamente uma unidade de disquete e outra unidade de leitor de cartão em nosso microcomputador.
HD – DISCO RIGÍDO Para armazenar programas e dados diversos. Quanto maior sua capacidade, melhor. Tipos de Tecnologia IDE, SATA, SATA2, SATA3, SSD.
MODEM O modem é o equipamento que permite que o seu micro conecte com outros através da linha telefônica, permitindo o acesso à Internet, bancos de dados eletrônicos (BBS), sistemas de home banking, etc. Esse equipamento a princípio é opcional, mas como todo mundo hoje em dia quer ter acesso à Internet, esse equipamento é praticamente obrigatório.
CD-ROM, CD-R, DVD-ROM OU BLURAY: Apesar de em princípio esses componentes serem opcionais, como todos os programas estão sendo comercializados em CD-ROM, torna-se indispensável a aquisição de periférico.
PLACA DE SOM Esse é um componente teoricamente opcional (isto é, um micro não precisa dele para funcionar), mas todo mundo quer escutar os sons produzidos através do PC, e então a placa de som tornou-se um equipamento presente em todos os micros. As placas-mãe mais novas, inclusive, já estão vindo todas com uma placa de som embutida (áudio onboard). Se for esse o seu caso, você não precisará comprar uma placa de som avulsa.
ESTABILIZADOR DE TENSÃO Indispensável. No estabilizador de tensão ligamos o microcomputador, isolando-o da rede elétrica a fim de que ele não seja danificado por flutuações da tensão elétrica ou ruídos provenientes da rede.
Atividade de fixação Mediante o que foi estudo descreva (no seu entendimento) cada componente que faz parte de um micro computador. Transcreva as funcionalidades e os procedimentos de funcionamento.