230 likes | 390 Views
Programa de Vocação Científica (PROVOC). 3 ° Seminário Nacional de Educação:Brasil Competitivo. O PROVOC em perspectiva: 20 anos de iniciação científica para alunos da Educação Básica. Brasília,21 de novembro de 2006.
E N D
Programa de Vocação Científica (PROVOC)
3° Seminário Nacional de Educação:Brasil Competitivo. O PROVOC em perspectiva: 20 anos de iniciação científica para alunos da Educação Básica. Brasília,21 de novembro de 2006.
“A curiosidade como inquietação indagadora, como inclinação ao desvelamento de algo, como pergunta verbalizada ou não, como procura de esclarecimento, como sinal de atenção que sugere alerta faz parte integrante do fenômeno vital. Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos” (FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia, 29a. edição, São Paulo, Paz e Terra, 1996, p. 32).
Breve cronologia • Agosto de 1986, o Politécnico da Saúde organiza a primeira turma de alunos do PROVOC em Manguinhos; 9 pesquisadores-orientadores, 5 co-orientadores e 14 alunos do Colégio de Aplicação da UERJ dão início às atividades em 7 departamentos do IOC, a saber: Biologia, Entomologia, Fisiologia e Farmacologia, Malacologia, Micologia, Patologia e Protozoologia; • em 1987, novas escolas começam a participar do Programa; em 2005, o PROVOC atinge o total de 11 instituições de ensino, incluindo alunos do Centro de Ações Solidárias da Maré (CEASM) e das escolas públicas do entorno da Fiocruz que participam do DLIS-Manguinhos (Programa de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável); • em 1996, um novo marco é estabelecido, o Projeto de Ampliação e Descentralização do PROVOC, com apoio da Fundação Vitae, permite a criação do Programa nos centros regionais da Fiocruz em Belo Horizonte (CPqRR), Recife (CPqAM) e Salvador (CPqGM), bem como, através de convênios o mesmo é implantado na área de Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), em Química no Centro de Pesquisas (CENPES) da Petrobras e em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); • em 2004, com a criação do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica, consolida-se a pesquisa na área da educação em ciências na EPSJV, o que permite, entre outras importantes conquistas, o fortalecimento de uma linha em educação não-formal, articulada aos estudos sobre práticas pedagógicas no campo da C&T.
20 anos de experiência do PROVOC/FIOCRUZ • O PROVOC é hoje um modelo educacional consolidado, na FIOCRUZ está voltado para a iniciação científica de alunos do Ensino Médio; • o Programa surge para incentivar jovens a seguirem carreiras científicas, porém, com o tempo amplia sua finalidade, sendo atualmente um importante projeto; • a exemplo do Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq e da pós-graduação (lato-sensu, mestrado e doutorado) o PROVOC se afirma como modelo de iniciação científica a partir da total integração dos alunos nas atividades de pesquisa.
Orientação acadêmica: desafios para os pesquisadores • nos moldes da orientação acadêmica, o PROVOC se inspira, inicialmente, na idéia grega que percorre até hoje a nossa cultura de um ensino centrado na figura do mestre e, conseqüentemente, na relação entre mestre e aprendiz (Mentor é um personagem da Odisséia, de Homero, séc. VIII a.C., que é amigo e conselheiro de Ulisses, e preceptor de seu filho Telêmaco.
Compromissos e desafios do PROVOC • O Programa tem um compromisso, indiscutível e inadiável, com a sociedade brasileira que reivindica a melhoria da qualidade da educação no país, em especial, da área da educação em ciências; • o PROVOC tem, portanto, como desafio maior o fortalecimento dos princípios filosóficos, éticos e políticos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que prevê a universalização da Educação Básica; • atualmente, o Programa, mais do que incentivar jovens a seguirem carreiras científicas, busca contribuir para uma efetiva discussão sobre a crise que se instalou no sistema educacional brasileiro, sobretudo, no que se refere à falta de perspectivas profissionais no campo da C&T; • rompendo com as dicotomias entre teoria e prática, ciência básica e ciência aplicada, pensamento concreto e pensamento abstrato, trabalho intelectual e trabalho manual, entre outras,o PROVOC reafirma a importância de uma formação científica voltada para a compreensão dos conceitos básicos da C&T e das práticas científicas instituintes.
Elementos estruturantes do PROVOC: • Missão institucional: FIOCRUZ (Plano Quadrienal) e EPSJV (Regimento Interno); • o atual modelo de gestão do PROVOC: Secretaria Executiva, Coordenações Pedagógicas e Apoio Administrativo; • Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico: criação do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (3 pesquisadores permanentes, 4 pesquisadores visitantes, 1 bolsista TEC-TEC e 1 estagiário de informática); • cooperação técnico-científica com o Departamento de Psicologia Social da UFRJ, com ênfase no tema “trajetórias de trabalho dos jovens”, além da participação de alunos de graduação (Estágio Supervisionado) nas atividades pedagógicas e de pesquisa em educação; • Realização da Jornada Anual de Iniciação Científica (junho), das Jornadas de Vocação Científica (março), organização/participação de alunos do PROVOC na Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ (com destaque para a premiação de egressos); • Parcerias externas: convênios com escolas e instituições de pesquisa, Projeto O Jovem e a Ciência no Futuro (FeSBE e CApUFRJ), participação em atividades de educação não-formal (SECTI/RJ), entre outras; • Assessoria técnico-pedagógica.
Unidades técnico-científicas da FIOCRUZ (Rio de Janeiro): Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) Casa de Oswaldo Cruz (COC) Instituto Fernandes Figueiras (IFF) Instituto de Pesquisa Evandro Chagas (IPEC) Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS) Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) FAR-MANGUINHOS BIO-MANGUINHOS Outras unidades: Programa de Computação Científica (PROCC) Centro de Informação em Ciência e Tecnologia (CICT) Centro de Criação de Animais de Laboratório (CECAL)
Centros Regionaisde Pesquisa da FIOCRUZ: CPq Aggeu Magalhães (Recife-PE) CPq René Rachou (Belo Horizonte-MG) CPq Gonçalo Moniz (Salvador-BA) CPq Leônidas e Maria Deane (Manaus-AM) - em fase de implantação Projeto de Ampliação do PROVOC para outras áreas do conhecimento: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) Centro de Pesquisas da PETROBRAS (CENPES) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) - em fase de discussão
PESQUISADORES ORIENTADORES/CO-ORIENTADORES POR UNIDADE (1986-2005)
PESQUISADORES - ORIENTADORES (1986-2005)
PESQUISADORES – CO-ORIENTADORES (1986-2005)
PESQUISADORES – TOTAL (1986-2005)
CO-ORIENTADORES E ORIENTADORES (1986-2005)
PESQUISADORES COM MAIOR NÚMERO DE ORIENTANDOS (1986-2005)
ALUNOS POR UNIDADES (1986-2005)
ALUNOS INICIAÇÃO E AVANÇADO (1986-2005)
ALUNOS POR SEXO (1986-2005)
ALUNOS POR ESCOLA (1986-2005)
ALUNOS POR ANO (1986-2005)
Programa de Vocação Científica provoc@epsjv.fiocruz.br Coordenação Geral Cristina Araripe Ferreira cararipe@epsjv.fiocruz.br Secretaria Executiva Maria Emília S. Boueri Rossigneux boueri@epsjv.fiocruz.br Equipe técnico-pedagógica Etapa da Iniciação Telma de Mello Frutuoso tmello@fiocruz.br Etapa do Avançado Cristiane Nogueira Braga cristi@fiocruz.br Temas transversais de pesquisa Ana Teresa Filipecki afilipecki@fiocruz.br Ignez Siqueira siqueira@fiocruz.br Isabela Cabral Felix de Sousa isabelacabral@fiocruz.br Marcia de Oliveira Teixeira marciat@fiocruz.br Maria Luiza de Mello e Souza luizasouza@fiocruz.br Páulea Zaquini M. Lima paulea@fiocruz.br