1 / 15

Nossa Senhora da Confiança

Nossa Senhora da Confiança. Confiança! Confiança! Eu venci o mundo! (Jo 16, 33).

spence
Download Presentation

Nossa Senhora da Confiança

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Nossa Senhora da Confiança

  2. Confiança! Confiança! Eu venci o mundo! (Jo 16, 33). Quando a palavra confiança era pronunciada por NossoSenhor Jesus Cristo, operava nos corações uma profunda e maravilhosatransformação, diz um sábioescritor. A aridez das suas almas era umedecida por um orvalho celestial, as trevas de seus espíritos se transformavam em luz, a angústia era substituída por uma calmaserenidade.

  3. O mesmo convite que NossoSenhorfaziaoutroraaos seus ouvintes, repetehoje a nós. Confiança! Como essavirtude é necessária nos dias de hoje! Como estãoequivocadas as almas que, sentindo suas deficiências e misérias, mal ousamaproximar-se do Divino Salvador, com receio de que um Deus tãopuro, tãoexcelso não se inclinaria para elas, não perdoaria suas faltas!

  4. Deus é Misericórdia, e desde que desejemossinceramente converter-nos, Ele tem pena de nossamiséria, e de nós se aproxima para salvar-nos, para nos colocarjunto ao seu Sagrado Coração. Mais ainda: quis nos dar um meio de experimentarmos a bondade do modo mais eloqüentepossível em termoshumanos, que é o carinhomaterno.

  5. Do alto da Cruz, no momento mesmo de entregar sua alma ao Pai, deu-nos sua própria Mãe para ser também nossa Mãe. Mulher, eis aí o teu filho. (...) Filho, eis aí a tuaMãe!. (Jo 19, 26- 27). Como explica a Igreja desde seus primeirosséculos, em São João estavarepresentada toda a humanidade.

  6. Essedom inenarrável de sermos, também, filhos da Mãe do Céu, nos facilitaigualmente a prática da virtude da confiança. Essasreflexões nos trazem à lembrança uma belíssimapintura de Nossa Senhora da Confiança a Madonna dellaFiducia. Veneradana Cidade Eterna, na capela do Pontifício Seminário Romano, vizinho à famosaBasílica de São João de Latrão.

  7. A devoção a Nossa Senhora da Confiança surgiu na Itáliaháquasetrêsséculos, vinculada à venerável Irmã Clara Isabella Fornari, monjaclarissafalecida em 1744, e com processo de beatificação em andamento. Abadessa do mosteiro da cidade de Todi, a Irmã Clara foi privilegiada por Deus com graçasmísticas, entre as quais a de receber em seus membros os estigmas da Paixão.

  8. Nutrindo uma devoção muito particular à Mãe de Deus, portava sempre consigo um milagrosoquadro que A representa com o Menino Jesus nos braços. A essapintura se atribuíamgraças e curas muito numerosas, e já no século XVIII começaram a circular pelaItáliacópias dela, dandoorigem à devoção à Santíssima Virgem sob o título de Mãe da Confiança.

  9. Uma das cópiasacabou por se tornar mais célebre que a original. Foi elalevada para o Seminário Maior de Roma o principal do mundo, por ser o seminário do Papa, de onde se tornoupadroeira. Todos os anos é venerada pelo próprioPontífice, que vai visitá-la na festa da Madonna dellaFiducia, em 24 de fevereiro.

  10. Desde cedo, Nossa Senhora mostrouaosseminaristas que, se recorressem a Ela sob a invocação de Nossa Senhora da Confiança, podiamcontar com seu auxílio nas pioressituações. Nessesentido, entre os fatosprodigiosos mais insignescontam-se as duasvezes (1837 e 1867) em que uma epidemia de cóleraatingiu a Cidade Eterna, mas o Seminário Romano foi milagrosamentepoupadopelapoderosaintercessão de sua Padroeira.

  11. Além disso, na Primeira Guerra Mundial, cerca de cemseminaristasforamenviados à frente de batalha, e colocaram-se sob a especial proteção da Madonna dellaFiducia. Todos retornaramvivos, o que atribuíram à proteção da Santíssima Virgem. Em agradecimento, entronizaram o venerávelquadronuma nova capela de mármore e prata.

  12. Quando o famosoquadro do Seminário Romano alichegou, vinhaacompanhado de um antigopergaminho, que ainda se conserva, o qualtrazconsoladoras palavras da Irmã Clara Isabel: “A divina Senhora dignou-Se conceder- me que toda alma que com confiança se apresentar ante estequadro, experimentará uma verdadeiracontrição dos seus pecados, com verdadeirador e arrependimento.

  13. Ademais, essaminha divina Senhora, com amor de verdadeira Mãe, se comprouve em assegurar-me que a toda alma que contemplaresta sua imagem, concederá uma particular ternura e devoção para com Ela”. A devoção à Madonna dellaFiducia. mostra-se particularmentebenéficaquando se reza a jaculatóriaMinha Mãe, minha confiança! e obterá de seu diviníssimo Filho o perdãogeral de todos os pecados.

  14. Muitossãoaqueles que se fortalecem na confiança, ou a recuperam, apenas por contemplaressabelapintura, sentindo-se inundados pelo olhar maternal, sereno, carinhoso, encorajador da Rainha do Céu. E o divinoMenino, também fitando o fiel, aponta decididamente o dedoindicador para a Santíssima Virgem, como a dizer: Coloque-se sob a proteçãod.Ela, recorra a Ela, sejainteiramente d'Ela, e vocêconseguirá chegar até Mim.

  15. Texto – David C. Francisco – Música – Ave Maria – Andrea Boccelli Imagens – Recebida por email - Formatação – Altair Castro 30/07/2011

More Related