1 / 14

Aves

Aves. Grupo: Marina, Lorenzo, Lucas, Vítor e Samuel. Classificação. As aves são classificadas como: Ratitas: Apresentam asas atrofiadas e osso esterno sem quilha. Como os: Apteriformes: Quivi Reiformes: Ema Estrutiniformes: Avestruz. Continuação.

spike
Download Presentation

Aves

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aves Grupo: Marina, Lorenzo, Lucas, Vítor e Samuel.

  2. Classificação As aves são classificadas como: Ratitas: Apresentam asas atrofiadas e osso esterno sem quilha. Como os: • Apteriformes: Quivi • Reiformes: Ema • Estrutiniformes: Avestruz.

  3. Continuação Carenatas: Suas asas são bem desenvolvidas e esternos com quilha. Como os: • Esfeniciformes: Pinguim • Columbiformes: Pombo • Estrigiformes: Coruja

  4. Caracteristicas gerais As aves evoluíram dos répteis,sofreram muitas mutações como conter asas. Desde a descoberta do Archaeopteryx  no final do século XIX muitos paleontólogos ainda discutem a origem das aves a partir ou não dos dinossauros.

  5. Penas As penas colorindo seu corpo são as principais características das aves. Elas funcionam como: • Isolante térmico do corpo, evitando a perda de calor dos corpos das aves. • Controlam a perda de água do organismo das aves. São capazes de proteger a pele do animal, já que ele não possui glândulas, a não ser a glândula uropigial.

  6. Pernas • Todas as aves que possuem pernas são classificadas como Bípedes. • Cada espécie desenvolveu-se conforme o modo de vida. Em razão disso, seus pés, suas garras e suas pernas são diferenciados.

  7. 3º dia Órgãos sensoriais As aves possuem uma visão bastante aguçada e podem inclusive identificar cores. A audição das aves também é excelente, o que permite a comunicação a grandes distâncias. A audição das aves é 10 vezes mais desenvolvida que a dos mamíferos, elas conseguem distinguir diferentes notas sonoras muito melhor que o homem e são recebidas numa rápida sequencia.

  8. Sistema nervoso • Apresentam sistema nervoso central e periférico com doze pares de nervos cranianos. O encéfalo apresenta cerebelo bem desenvolvido, pois necessitam de muito equilíbrio para o vôo. Tem visão bem desenvolvida. Percebem cores nitidamente, pois a retina contém muitos cones com gotículas de óleo. Apresentam membrana nicititante revestindo os olhos no sentido horizontal, como uma cortina. O olfato e a audição são muito apurados. O seu ouvido é dividido em ouvido externo, médio e interno.

  9. 4º diaSistema respiratório Os pulmões das aves são compactos e muito eficientes. Estão ligados à estruturas muito importantes chamadas sacos aéreos, que trabalham para a diminuição da densidade da ave durante o vôo. Na base da traquéia há uma estrutura chamada siringe, com músculos vocais, responsáveis pelo canto. Esses sons emitidos pelas aves possibilitam a comunicação entre indivíduos da mesma espécie - o que é importante para a defesa do animal, para a marcação do território, e para aproximar machos e fêmeas no período reprodutivo. Há aves, como o avestruz e o urubu, que não possuem a siringe

  10. Sistema circulatório A circulação é fechada e o coração tem 2 átrios e 2 ventrículos completamente separados, persistindo o arco aórtico sistêmico direito. Não há mistura entre sangue venoso e sangue arterial e isso é muito importante na regulação da temperatura. As hemácias são ovais e nucleadas.

  11. 2º diaSistema digestório A língua das aves é pequena, pontiaguda e possui um revestimento córneo. O formato do bico é adaptado à dieta de cada espécie e não possui dentes.O sistema digestório é formado por boca, uma faringe curta, esôfago tubular que se dilata no papo, local onde o alimento fica armazenado e é umedecido. O estômago é dividido em proventrículo, que secretas enzimas, e ventrículo ou moela, onde o alimento é triturado pelos movimentos dos músculos. O intestino delgado termina no reto, há dois cecos, a cloaca e o ânus. A cloaca é à saída dos aparelhos reprodutor e excretor.

  12. Bico As aves tem hábitos alimentares diferentes: umas são carnívoras, outras herbívoras e algumas onívoras. O bico tem uma importante função de capturar e segurar os alimentos. Além de auxiliar na captura dos alimentos, o bico também é usado para se defenderem.

  13. Sistema Excretor As aves não têm bexiga. Os rins se comunicam diretamente com a cloaca por dois canais. A urina é esbranquiçada, meio pastosa e eliminada junto com as fezes.

  14. 5º dia Reprodução As aves são dióicas, com fecundação interna, ovíparas e com desenvolvimento direto. A fecundação ocorre geralmente na região superior do oviduto, as glândulas da parte posterior secretam as membranas da casca quando o ovo está pronto para a postura. O óvulo, também chamado de gema, quando fecundado pelo espermatozóide masculino, forma o zigoto. Passando por um longo canal, o ovo sai pela cloaca. O nascimento demora de 20 a 30 dias. Nos ovos, existem substâncias que nutrem o filhote em formação.

More Related