810 likes | 1.03k Views
Calamidade Pública em Santa Catarina 22, 23 e 24 de Novembro de 2008. Balneário Camboriú. "É pior tragédia climática da história", diz governador de SC. Mortos em SC passam de 100 Água começa a baixar e temor agora são as doenças.
E N D
Calamidade Pública em Santa Catarina 22, 23 e 24 de Novembro de 2008 Balneário Camboriú
"É pior tragédia climática da história", diz governador de SC
Mortos em SC passam de 100 Água começa a baixar e temor agora são as doenças
Segundo a Defesa Civil, as mortes foram confirmadas, mas o número deve aumentar, já que a todo o momento o órgão recebe informações sobre corpos encontrados. A retirada dos corpos está complicada por conta do difícil acesso aos bairros. Os mais de 140 mil desalojadas e desabrigados ocupam 17 abrigos oficiais, igrejas e escolas.
Em 48 horas, sete municípios decretaram estado de calamidade pública: Blumenau, Ilhota, Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú e Benedito Novo. Outros sete estão em situação de emergência. Na região do Vale do Rio Itajaí-Açu, a mais atingida, a chuva diminuiu e o nível dos rios parou de subir.
Quatro rodovias federais e nove estaduais continuam interditadas.
Pelo menos dez grande estabelecimentos - oito supermercados e duas farmácias - foram saqueados nos últimos dois dias pelos moradores de Itajaí, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes que tomaram o Estado de Santa Catarina.
"É muito triste você ver as pessoas saqueando comida para não morrer de fome. Elas estão aproveitando tudo. Até alimentos estragados estão sendo levados".Foi assim que o diretor da assessoria da Defesa Civil de Itajaí, em Santa Catarina, Gilvan Muniz, resumiu a sensação de passar por uma grande tragédia.