1 / 47

Recicla CT

Recicla CT. Implantação do projeto de reciclagem no Centro de Tecnologia da UFRJ, visando abranger toda a universidade. Importância.

tacy
Download Presentation

Recicla CT

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Recicla CT Implantação do projeto de reciclagem no Centro de Tecnologia da UFRJ, visando abranger toda a universidade.

  2. Importância A implantação de um programa de reciclagem na UFRJ é de suma importância: não só pela obrigação legal, mas também para gerar uma mudança de atitudes em alunos, professores e funcionários.

  3. Conscientização Uma mudança de comportamento não ocorre da noite para o dia. É preciso tempo, ações de longo prazo e uma estratégia que envolva o público, de modo que este se sinta parte de algo maior e mais importante.

  4. Estratégias de comunicação No que compete à comunicação, as ações devem ser pensadas para atender a estas necessidades, envolvendo o público e estimulando sua participação (não apenas enquanto a campanha está no ar, mas em caráter permanente). Tendo isto em vista, nossas ações de comunicação visam a conscientização da importância não só do processo de reciclagem, mas da noção de que cada um é peça-chave para que o programa Recicla UFRJ funcione.

  5. Para o sucesso do Recicla, a divulgação precisa atingir todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto. • Material de divulgação: • Panfletos • Cartazes • Adesivos • Cartilha • Régua

  6. Panfletos Panfleto (verso)/ couché brilho Panfleto (frente) / couché brilho

  7. Panfletos Panfleto reciclato(frente) / reciclato Panfleto reciclato (verso) / reciclato

  8. Lixeira

  9. Adesivos de banheiro • Os adesivos de banheiro, por serem adesivos, têm um caráter mais duradouro do que simples cartazes afixados nos corredores do CT. • Por se encontrarem em locais inusitados (na visão tradicional banheiro não é lugar de publicidade), chamam a atenção, geram burburinho e fazem a mensagem ser replicada por muito tempo mais (comentários que vão desde o "você viu o que fizeram no banheiro do 3º andar" até o "cara, não sabia que a gente produzia tanto lixo que poderia ser reaproveitado").

  10. Novos adesivos ( 20 x 30 cm)

  11. Cartazes (A3) Cartaz (fundo branco) Cartaz (papel reciclado)

  12. Régua

  13. Régua/Marcador de livro - O uso de kits e brindes, como a régua, também é uma estratégia importante, pois são materiais que carregam a mensagem e que não têm a vida curta como um folheto. As pessoas irão usar esses brindes por um bom tempo e, consequentemente, estarão expostas à mensagem que eles carregam.- Esse maior tempo de existência de uma peça publicitária com a qual o público irá interagir é fundamental para gerar a mudança de atitude que é adotar a reciclagem como uma atividade comum do dia a dia, do mesmo modo que estudar, comer, pegar ônibus. O intuito é fazer com que as pessoas internalizem o processo, não precisando, no futuro, pensar muito nas cores das lixeiras e o material a que são destinadas; elas saberão onde jogar seu lixo e farão isso não porque é uma obrigação, mas porque será melhor para todos.

  14. FRENTE Nova régua/marcador

  15. VERSO NORMAL EM RECICLATO

  16. Cartilha

  17. Ações / distribuição do material

  18. Distribuição do material O momento de maior visibilidade para ações alternativas (e interativas) é o início das aulas, quando todos estão envolvidos com matrícula, trote, etc. É nesta época que atingiremos o maior nível de recall.

Portanto, visando um melhor aproveitamento da verba para alcançarmos os objetivos desejados pelo cliente, apresentamos 3 alternativas de ações imediatas, guardando as grandes ações para o início do semestre que vem.

1 – Na primeira reunião (22/07) nos foi informado que a ARERJ realizaria ações durante algum da evento UFRJ, provavelmente no UFRJ Ambientável. Tais ações deverão chamar bastante atenção do público presente. A proposta é usarmos a ação deles para divulgar também o Recicla CT. Assim, potencializaremos o impacto da mensagem, gerando um maior recall.

  19. 
2 - A segunda ação consiste em distribuir o nosso material (folheto e marcador) no kit do próprio evento. Assim, o público presente terá uma relação muito mais próxima com o material, além de não corremos o risco de criar situações invasivas para o público, o que geraria uma rejeição ao material.

3 - Por fim, propomos a montagem de um stand, onde além da distribuição do material (folheto e marcador/régua) esclarecimentos sobre o projeto seriam fornecidos. Para atrair a atenção do público presente, usaríamos coletores iluminados com as respectivas cores (coletor do metal com luz amarela, coletor do papel com luz azul, e assim por diante).


  20. As ações mais indicadas, notando-se a verba destinada à promoção do Recicla CT, são as ações 1e 2, por seu custo de execução ser quase zero. Nestas ações, não teríamos custos para viabilizar a ação (além dos custos de confecção do material) nem gastaríamos com uma equipe qualificada para executá-la. O Lupa acredita que além de evitar a execução de ações invasivas, devemos concentrar nossos maiores esforços na semana de matrículas e no início das aulas no CT.

  21. Orçamentos

  22. Orçamento Régua/marcador de livro 274x5cm

  23. Orçamento Folhetos 21x15cm

  24. Orçamento Cartilha A5(aberto).14,8x10.5cm (fechada).Capa em reciclato

  25. Orçamento Cartaz A3

  26. Orçamento Adesivos ( vinil.transparente)

  27. Orçamento De acordo com as necessidades do cliente Recicla CT e a verba disponibilizada pelo mesmo, o Lupa recomenda a gráfica ACE Digital para realização gráfica dos seguintes itens: régua/marcador, folhetos, cartazes e cartilhas, por julgar tal orçamento mais adequado. Da mesma forma, o Lupa recomenda a gráfica AGGIO para a produção gráfica dos adesivos, por julgar tal orçamento também mais adequado ao cliente. Custo total (folhetos + cartilha + marcadores + adesivos) : R5.335,00.

  28. OBSERVAÇÃO: A expressão “4/4” (lê-se quatro barra quatro) corresponde a um impresso cuja frente e o verso apresentam a combinação de quatro cores: ciano, amarelo, magenta e preto. O algarismo à frente da barra representa o número de cores (dentre as mencionadas acima) contidas na frente do impresso. Enquanto o algarismo em seguida à barra representa o número de cores (dentre as mencionadas acima) contidas no verso do impresso. Lembrando que tais algarismos podem variar de 0 – nenhuma – a 4. Na área gráfica, chamamos Reciclato (marca registrada pela empresa Suzano Celulose) o papel de coloração amarelada e sem brilho. Portanto o reciclato, neste caso, não é papelão.

  29. Sugestões LUPA Em se tratando de um projeto que apóia a reciclagem, o RECICLA CT deve utilizar ao máximo o material reciclado (reciclato) em sua campanha, a fim de reforçar a sua imagem e condizer ao objetivo. Portanto a sugestão do Lupa é que se evite a utilização de materiais que futuramente venham a degradar o ambiente e não sejam facilmente recicláveis, como é o caso do PVC. A cartilha, por ser o material de divulgação mais completo, deve conter todas as informações do projeto. Portanto, é de suma importância que contenha a forma de utilização dos coletores, esclarecendo o que deve ser colocado em cada um desses. Talvez seja interessante criar um único meio impresso de divulgação das informações, tanto para alunos quanto professores. Um panfleto universal (como o da USP) resolveria o problema de comunicação, já que neste todos os coletores estariam contidos e os materiais a serem depositados, citados. Por último, a agência gostaria de participar de todas as reuniões em que as peças fossem apresentadas, a fim de esclarecer dúvidas e explicar determinados conceitos.

More Related