470 likes | 622 Views
Recicla CT. Implantação do projeto de reciclagem no Centro de Tecnologia da UFRJ, visando abranger toda a universidade. Importância.
E N D
Recicla CT Implantação do projeto de reciclagem no Centro de Tecnologia da UFRJ, visando abranger toda a universidade.
Importância A implantação de um programa de reciclagem na UFRJ é de suma importância: não só pela obrigação legal, mas também para gerar uma mudança de atitudes em alunos, professores e funcionários.
Conscientização Uma mudança de comportamento não ocorre da noite para o dia. É preciso tempo, ações de longo prazo e uma estratégia que envolva o público, de modo que este se sinta parte de algo maior e mais importante.
Estratégias de comunicação No que compete à comunicação, as ações devem ser pensadas para atender a estas necessidades, envolvendo o público e estimulando sua participação (não apenas enquanto a campanha está no ar, mas em caráter permanente). Tendo isto em vista, nossas ações de comunicação visam a conscientização da importância não só do processo de reciclagem, mas da noção de que cada um é peça-chave para que o programa Recicla UFRJ funcione.
Para o sucesso do Recicla, a divulgação precisa atingir todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto. • Material de divulgação: • Panfletos • Cartazes • Adesivos • Cartilha • Régua
Panfletos Panfleto (verso)/ couché brilho Panfleto (frente) / couché brilho
Panfletos Panfleto reciclato(frente) / reciclato Panfleto reciclato (verso) / reciclato
Adesivos de banheiro • Os adesivos de banheiro, por serem adesivos, têm um caráter mais duradouro do que simples cartazes afixados nos corredores do CT. • Por se encontrarem em locais inusitados (na visão tradicional banheiro não é lugar de publicidade), chamam a atenção, geram burburinho e fazem a mensagem ser replicada por muito tempo mais (comentários que vão desde o "você viu o que fizeram no banheiro do 3º andar" até o "cara, não sabia que a gente produzia tanto lixo que poderia ser reaproveitado").
Cartazes (A3) Cartaz (fundo branco) Cartaz (papel reciclado)
Régua/Marcador de livro - O uso de kits e brindes, como a régua, também é uma estratégia importante, pois são materiais que carregam a mensagem e que não têm a vida curta como um folheto. As pessoas irão usar esses brindes por um bom tempo e, consequentemente, estarão expostas à mensagem que eles carregam.- Esse maior tempo de existência de uma peça publicitária com a qual o público irá interagir é fundamental para gerar a mudança de atitude que é adotar a reciclagem como uma atividade comum do dia a dia, do mesmo modo que estudar, comer, pegar ônibus. O intuito é fazer com que as pessoas internalizem o processo, não precisando, no futuro, pensar muito nas cores das lixeiras e o material a que são destinadas; elas saberão onde jogar seu lixo e farão isso não porque é uma obrigação, mas porque será melhor para todos.
FRENTE Nova régua/marcador
VERSO NORMAL EM RECICLATO
Distribuição do material O momento de maior visibilidade para ações alternativas (e interativas) é o início das aulas, quando todos estão envolvidos com matrícula, trote, etc. É nesta época que atingiremos o maior nível de recall. Portanto, visando um melhor aproveitamento da verba para alcançarmos os objetivos desejados pelo cliente, apresentamos 3 alternativas de ações imediatas, guardando as grandes ações para o início do semestre que vem. 1 – Na primeira reunião (22/07) nos foi informado que a ARERJ realizaria ações durante algum da evento UFRJ, provavelmente no UFRJ Ambientável. Tais ações deverão chamar bastante atenção do público presente. A proposta é usarmos a ação deles para divulgar também o Recicla CT. Assim, potencializaremos o impacto da mensagem, gerando um maior recall.
2 - A segunda ação consiste em distribuir o nosso material (folheto e marcador) no kit do próprio evento. Assim, o público presente terá uma relação muito mais próxima com o material, além de não corremos o risco de criar situações invasivas para o público, o que geraria uma rejeição ao material. 3 - Por fim, propomos a montagem de um stand, onde além da distribuição do material (folheto e marcador/régua) esclarecimentos sobre o projeto seriam fornecidos. Para atrair a atenção do público presente, usaríamos coletores iluminados com as respectivas cores (coletor do metal com luz amarela, coletor do papel com luz azul, e assim por diante).
As ações mais indicadas, notando-se a verba destinada à promoção do Recicla CT, são as ações 1e 2, por seu custo de execução ser quase zero. Nestas ações, não teríamos custos para viabilizar a ação (além dos custos de confecção do material) nem gastaríamos com uma equipe qualificada para executá-la. O Lupa acredita que além de evitar a execução de ações invasivas, devemos concentrar nossos maiores esforços na semana de matrículas e no início das aulas no CT.
Orçamento Régua/marcador de livro 274x5cm
Orçamento Folhetos 21x15cm
Orçamento Cartilha A5(aberto).14,8x10.5cm (fechada).Capa em reciclato
Orçamento Cartaz A3
Orçamento Adesivos ( vinil.transparente)
Orçamento De acordo com as necessidades do cliente Recicla CT e a verba disponibilizada pelo mesmo, o Lupa recomenda a gráfica ACE Digital para realização gráfica dos seguintes itens: régua/marcador, folhetos, cartazes e cartilhas, por julgar tal orçamento mais adequado. Da mesma forma, o Lupa recomenda a gráfica AGGIO para a produção gráfica dos adesivos, por julgar tal orçamento também mais adequado ao cliente. Custo total (folhetos + cartilha + marcadores + adesivos) : R5.335,00.
OBSERVAÇÃO: A expressão “4/4” (lê-se quatro barra quatro) corresponde a um impresso cuja frente e o verso apresentam a combinação de quatro cores: ciano, amarelo, magenta e preto. O algarismo à frente da barra representa o número de cores (dentre as mencionadas acima) contidas na frente do impresso. Enquanto o algarismo em seguida à barra representa o número de cores (dentre as mencionadas acima) contidas no verso do impresso. Lembrando que tais algarismos podem variar de 0 – nenhuma – a 4. Na área gráfica, chamamos Reciclato (marca registrada pela empresa Suzano Celulose) o papel de coloração amarelada e sem brilho. Portanto o reciclato, neste caso, não é papelão.
Sugestões LUPA Em se tratando de um projeto que apóia a reciclagem, o RECICLA CT deve utilizar ao máximo o material reciclado (reciclato) em sua campanha, a fim de reforçar a sua imagem e condizer ao objetivo. Portanto a sugestão do Lupa é que se evite a utilização de materiais que futuramente venham a degradar o ambiente e não sejam facilmente recicláveis, como é o caso do PVC. A cartilha, por ser o material de divulgação mais completo, deve conter todas as informações do projeto. Portanto, é de suma importância que contenha a forma de utilização dos coletores, esclarecendo o que deve ser colocado em cada um desses. Talvez seja interessante criar um único meio impresso de divulgação das informações, tanto para alunos quanto professores. Um panfleto universal (como o da USP) resolveria o problema de comunicação, já que neste todos os coletores estariam contidos e os materiais a serem depositados, citados. Por último, a agência gostaria de participar de todas as reuniões em que as peças fossem apresentadas, a fim de esclarecer dúvidas e explicar determinados conceitos.