230 likes | 867 Views
Aula 9 – Diagramas de Força Axial, Cortante e Momento Fletor. 9.1 – Método das Seções.
E N D
Aula 9 – Diagramas de Força Axial, Cortante e Momento Fletor
9.1 – Método das Seções O método das seções estabelece procedimentos para a determinação dos esforços internos ao longo do comprimento da viga. O conceito de equilíbrio das partes de um corpo é utilizado quando o corpo com um todo está em equilíbrio. Separar: - Antes e depois de carga concentrada; - Início e fim de carga distribuída; -Antes e depois de momento fletor concentrado.
Os diagramas de esforços internos são traçados para se determinar a evolução das forças cortante e axial e do momento fletor ao longo da viga, respectivamente. A força axial (P) é definida positiva ou de tração quando agir de dentro para fora da seção e negativa ou de compressão em caso contrário. A força cortante (V) é definida positiva quando girar a seção no sentido horário. O momento fletor (M) é definido negativo quando tracionar a parte interior da viga e comprimir a parte superior da viga , ou seja, anti-horário.
Convenções para diagrama: Axial (P): positivo (+) para cima do traço; Cortante (V): positivo (+) para cima do traço; Fletor (M): positivo (+) para baixo do traço.
Conclusões Importantes: Ponto de força concentrada vertical ⇒ Descontinuidade no diagrama de força cortante igual a força concentrada vertical. Ponto de força concentrada axial ⇒ Descontinuidade no diagrama de força axial igual a força concentrada axial. Ponto de momento concentrado ⇒ Descontinuidade no diagrama de momento fletorigual ao momento concentrado.
Exemplo 1 Traçar os diagramas de forças cortante, força axial e de momento fletorpara a viga abaixo, sujeita à força inclinada de P = 5 t . Desprezar o peso da viga.
Exemplo 2 Traçar os diagramas de força cortante e de momento fletor para a viga apresentada abaixo, sujeita à uma força distribuída e a um momento concentrado.