100 likes | 293 Views
Ivani Azzi. Contadora de histórias. Origem das histórias. Segundo uma lenda africana, houve um tempo em que não existiam histórias no mundo, pois as histórias pertenciam a Nyame, o Deus do Céu, que as guardava numa caixa de ouro ao lado do seu trono.
E N D
Ivani Azzi Contadora de histórias
Origem das histórias Segundo uma lenda africana, houve um tempo em que não existiam histórias no mundo, pois as histórias pertenciam a Nyame, o Deus do Céu, que as guardava numa caixa de ouro ao lado do seu trono. Ananse, o “Homem Aranha”, não aceitando que tal preciosidade ficasse em poder de uma única pessoa, pagou por ela um preço considerado quase impossível. Levou, então, o baú de histórias à Terra, para o seu vilarejo. Quando ele abriu o baú, todas as histórias se espalharam pelo mundo. E das diferentes partes do mundo, as histórias continuam a se espalhar levando consigo toda a riqueza da cultura de cada lugar.
Histórias alimentam a alma e o coração. Histórias adoçam a nossa vida. Histórias nos fazem eternas crianças e velhos sábios.
Ouvir histórias é um momento de prazer, divertimento, encantamento, sedução... Um dia, algumas mulheres que ousaram sonhar, abriram os seus corações para o mágico e o poético, buscando o ouvir e o contar histórias. Seus desejos se entrelaçaram e se completaram decidindo então, partilhar com outras pessoas esses momentos especiais. Nascia assim o
Abrindo o Baú de histórias Estou sempre contando histórias em apresentações individuais, com o grupoTrançaContos Contadores de histórias, do qual sou co-fundadora e como convidada de outros grupos. Um baú repleto de contos da Tradição oral, encanta gente nova e gente velha, uma delícia! Essas apresentações são feitas em escolas, creches, bibliotecas, casas de idosos, eventos culturais, educacionais e comemorativos.
Contos de Tradição oral “Os contos tradicionais, oriundos da cultura oral, são mais puros, verdadeiras histórias de ensinamento sobre afetividade”. (Regina Machado) E tem mais: “Os contos de outros países, ao mesmo tempo em que preservam e difundem o conhecimento das culturas tradicionais, mostram que existem formas distintas de ver o mundo”.(Tatiana Achcar)
Aromas de histórias Histórias entram em nossas vidas trazendo vida simplesmente. Entram com cheiro de mato, de terra molhada, de pingos d‘água caindo nas folhas e nas pétalas perfumadas dos quintais e jardins floridos das nossas lembranças e saudades. Chegam com aroma de café e chás, gosto de pão quentinho, broa de fubá e montes de pipocas no calor do fogo do fogão, da fogueira.
Era uma vez... Rapunzel Fadas e bruxas Nasrudim A menina dos fósforos Bicho Folharada O gato de Botas A Bela e a Fera Chapeuzinho Vermelho
“Na África, cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima”. (Amadou Hampâté Bâ) Contato:Ivani Azzi (0XX)31 3284.0319 E-mail:niazzi22@yahoo.com.br
Ivani Azzi PowerPoint – Infosênior FUMEC Junho/2008 Coordenação: Eunice Maria R. de Morais Professora: Tânia Maria Silva Castro